terça-feira, 5 de novembro de 2013

Tarte tatin de marmelo

Bem, nunca fiz uma tarte tatin.
Já fiz muitas, muitas coisas mas tarte tatin nunca. E aquela feita por uma concorrente do Masterchef ficou-me na memória, não a receita, a imagem.
E portanto resolvi fazer a minha versão (perdoe-me se não é a correcta, de acordo com a original mas é a minha tarte tatin) e não de maçã, como deveria ser mas, de marmelo.
E hoje, um dia feliz, de comemoração, é celebrado com uma bela tarte tatin que há-de ser servida, não com natas mas com iogurte grego natural, a minha tarte tatin.
Que venham mais 24 anos em conjunto e mais ainda porque a tua companhia continua a ser a melhor do Mundo.



Precisamos de:
* Tarte*
- massa folhada
- 1 marmelo
- 1 col. sopa de manteiga com sal
- 1 haste de alecrim
- 1 col. sopa de água
- 1 col. sopa de sumo de limão
- 1+1/2 col. sopa de açúcar amarelo Rar

1. Descascar o marmelo, cortar em gomos finos.
2. Levar ao lume numa frigideira, com a água, alecrim, sumo de limão e açúcar e deixar cozinhar até ficar cozido.
3. Retirar a fruta e o alecrim e, no mesmo tacho fazer o caramelo conforme de indica em baixo.

* Caramelo *
- 2 col. sopa de açúcar amarelo Rar
- 1 col. sopa de água

1. Levar ao lume o açúcar e quando começar a ficar dourado (e sem deixar queimar), acrescentar a água.
2. Deixar ferver, colocar de novo a fruta, cobrir a fruta com um círculo de massa folhada picada, levar a frigideira ao forno até a massa folhada ficar dourada.

15 comentários:

  1. Goatei desta tua versão de tarte tatin! Logo, eu que adoro marmelos!

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou nada apreciadora de marmelo como fruta, só mesmo transformado em marmelada.
    Mas esta tarte experimentava de boa vontade.

    ResponderEliminar
  3. Perfeito!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  4. De marmelo deve ficar deliciosa! Adorei a ideia.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Já fiz tarte tatin mas com pêra e adore.
    Essa fatia esta bem tentadora e fiquei com vontade de a levar...
    bj

    ResponderEliminar
  6. 24 anos? bem, é obra!!!! Muitos parabéns aos dois!

    E claro, uma tarte bonita a condizer com a celebração. Eu acho sempre que os marmelos são tão difíceis de descascar e fatiar! São super duros!!! Como consegues?

    ResponderEliminar
  7. Hum adoro, que bom aspecto.
    http://nacozinhadasonia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ficou muito bem!! A versão feita com marmelo parece ficar fantástica!
    Também nunca fiz tarte tatin, um dia destes tenho de me aventurar!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. E que bela tarte tatin esta!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. O marmelo é um excelente ingrediente para uma tarte tatin, ficou óptima!
    beijinhos
    Lena
    Cooking

    ResponderEliminar
  11. Também nunca fiz, mas fiquei com vontade! Ficou linda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ficou tão bonita e tentadora....
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e bom resto de semana...
    Parabéns pelos bonitos 24 anos... Felicidades...

    ResponderEliminar
  13. eu este ano estou rendida ao marmelo, optima tarte! bjks

    ResponderEliminar