domingo, 24 de novembro de 2013

Bolachinhas de abóbora (vegan)

Chegou definitivamente o frio! Já sabe bem acender a lareira, estar debaixo de uma manta e beber uma chávena de chá fumegante antes de dormir.
Tenho as minhas manias, muitas das quais, só quem priva comigo sabe! Uma delas é no tempo quente não me deitar sem beber uma chávena de leite frio e no tempo frio uma chávena de chá, bem quente, sem açúcar. Manias...
Outra delas é comer sempre pão com manteiga ao pequeno-almoço e uma cevada bem quente mal acordo.
É raro acordar mal disposta, costumo acordar com a pilha carregada mal abro a pestana. 
Costumo acordar cedo e gosto de vir ao computador ver as publicações dos blogues que gosto, acompanhada por uma chávena de cevada. Preciso desses 20m para mim, para ficar serena. Só aí, acordo os restantes, a casa acorda. Até aí, sou eu, o Benny e a minha chávena de cevada. Portanto, se repararem, levanto-me antes de todos, ponho o relógio a despertar de forma a ter 20m para mim. E sabe-me bem, ler com calma, ouvir as notícias, afagar o Benny que se instala sempre no meu colo.
Sou uma pessoa de rotinas, de rituais, de manias.
Chega-se o tempo frio e volta a vontade de fazer bolachinhas, de ligar o forno, de fazer demorados assados e estufados cheios de sabor e de legumes, de fazer sopas, de fazer os doces da época do Natal: as rabanadas, a aletria, o pão de ló.
Mas acima de tudo, de fazer bolachinhas, com formas e cheiros diferentes, de diferentes texturas. E mais uma vez, fiz umas bolachinhas para a Manuela. Aproveitei e fiz umas bolachinhas para o pipoca que ficou tão feliz que valeu o esforço. Umas bolachinhas sem ovos e sem lacticínios que não é coisa fácil! A dificuldade reside no facto dos ovos e margarina ajudarem na textura das bolachas e acima de tudo, na conservação das mesmas durante dias. Estas não tiveram tempo de mostrar ao que sabiam no dia seguinte.
E umas bolachinhas e um chá quente sabem tão bem!



Precisamos de:
- 1/2 cup de puré de abóbora
- 1 cup de farinha tipo 55
- 1/2 cup de açúcar
- raspa de limão
- 1 col. café de canela
- 1 col. sopa de óleo de coco
- 2 col. sopa de natas de soja para bater
- açúcar em pó

1. Misturar tudo muito bem, colocar em forminhas de queques untadas com óleo e levar a cozer  17m a 180º.
2. Deixar arrefecer numa grelha e polvilhar com açúcar em pó.

8 comentários:

  1. Estão fantásticas, eu adoro usar abóbora em biscoitos e bolos!

    ResponderEliminar
  2. Eu e a minha preguiça para fazer bolachas.... E ainda por cima essas têm óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Fazer umas bolachinhas vegan é mais fácil do que se pensa, bastam algumas trocas e temos bolachas deliciosas. ;) Estas de abóbora estão lindas e aposto que são maravilhosas, cá em casa também não durariam muito tempo! :)

    ResponderEliminar
  4. Que lindas! Perfeitas para oferecer e para deliciar!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Lindas bolachas e a textura não engana...!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Que lindas bolachinhas, devem ser deliciosas!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Oi Raquelita! Duas perguntas: o que seria farinha tipo 55 (e será que é possivel usar integral)? E dá para substituir as natas por iogurte grego (vegano ou nao)?

    Obrigada!!

    ResponderEliminar