quinta-feira, 19 de março de 2009

bolo fresquinho de morango


fiz este bolo ontem para ser comido hoje, no dia do Pai, para homenagear o meu pai (já não passo este dia com ele há 9 anos), o meu sogro (de quem gosto muito) e o maridinho (que é um excelente pai)!
Foi feito com o que tinha em casa e, acho que saiu muito bem:)

Precisamos de:
- 4 ovos
- 200 g de farinha
- 125g de açúcar
- 1 colher se sopa de fermento
- 1 iogurte de aroma de morango
- 500g de morangos
- 2 pacotes de natas
- sumo de limão
- 4 colheres de sopa de açúcar

Batem-se os ovos com o açúcar até o "creme" ficar volumoso. Junta-se a farinha, o fermento eo iogurte e bate-se mais um pouco. Untar uma forma e polvilhar com farinha e deitar a massa na forma. Levar a cozer por 40 m (no meu forno) a 180c.
Deixar arrefecer completamente e cortar o bolo a meio.
Bater um pacote de natas (aprendi no outro dia num blog cujo nome não sei precisar que deve-se meter o pacote durante 20m no congelador e a verdade é que resulta), costumo deitar umas gotinhas de sumo de limão e 2 colheres de sopa de açúcar. Cortar morangos aos pedacinhos (250g) e juntar às natas. Rechear o bolo com os morangos com natas. Colocar a outra parte do bolo e pressionar um pouco.
Bater o outro pacote de natas com açúcar e sumo de limão e cobrir o bolo. Decorar com morangos a gosto.

4 comentários:

  1. Boa tarde!
    A combinação perfeita: morangos e natas.
    Só tenho uma dúvida: sempre que faço bolos em forma sem buraco fico um pouco triste porque nunca ficam muito bem.Para não ficarem mal cozidos no meu deixo-os mais tempo a cozer e por isso ficam secos e um pouco queimados.E mesmo assim ainda abatem um pouco no meio. Há algum truque?
    Obrigada e parabéns pela inspiração.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Não lhe sei explicar mas comigo sai bem, deixo ficar mais um pouco no forno quando o bolo já está cozido com a porta do forno aberta.
    Este desenformei-o quente mas cortei quando já estava frio
    Obrigada pelo comentário
    beijinho

    ResponderEliminar