sábado, 14 de março de 2009

almôndegas à minha maneira


aqui em casa gostamos bastante de almôndegas mas detestamos aquelas que se compram prontas. Há algum tempo vi uma maneira de as preparar numa Teleculinária daquelas velhinhas e adaptei aos nossos gostos.

Precisamos de:
- carne picada
- 1 ovo
- pão ralado
- cebola, alho, salsa e coentros picadinhos
- sal e pimenta q.b.
- farinha

Numa taça deitamos a carne picada, a cebola, o alho, a salsa e os coentros tudo muito picadinho, sal, pimenta, 2 colheres de sopa mal cheias de pão ralado e o ovo batido. Misturamos tudo muito bem com as mãos até ficar uma massa homogénea. Moldamos bolinhas com as mãos e reservamos. Quando tivermos todas as almôndegas moldadas, colocamos uma frigideira ao lume com óleo e deixamos aquecer. Passamos cada almôndega por farinha e colcamos na frigideira apenas para dourar de ambos os lados, este processo vai impedir que as almôndegas se desfaçam quando estiverem a estufar.
Depois, estufo-as normalmente! Faço um refogado com cebola bem picadinha, alho, uma folha de louro, polpa de tomate e vinho branco, deixo apurar um pouco. Neste caso, fiz uma "cama" de legumes: feijão verde cortado em pedacinhos, ervilhas, cogumelos e cenoura e coloquei as almôndegas por cima, deixe estufar durante 30 m.
Acompanhei com esparguete.

2 comentários: