quarta-feira, 3 de abril de 2013

Pudim de pão com molho toffee de amendoins

Há dias melhores, há dias menos bons mas, quando há nova invenção o dia ilumina-se na minha cozinha. Nem sempre há criatividade ou paciência, ou porque esta tosse não me larga, ou porque são os miúdos que precisam de mim ou há outra tarefas mais importantes para fazer cá por casa. Mas, leio revistas de culinária, livros, blogues como que lê um romance, vejo atentamente blogues de culinária cuja língua desconheço para absorver as imagens e reter na minha memória novas inspirações. E se há novo desafio o meu cérebro entra em modo criativo e às vezes o resultado até me assusta, confesso! Imagino a receita, anoto no meu caderninho e depois quando a executo e resulta, sinto-me vitoriosa e se a receita sai ainda mais saborosa do que imagino? Aí, sinto-me imparável, mesmo que os outros não achem, se é saborosa, sinto que cumpri o objectivo e então fico feliz. Ainda ontem escrevi no meu facebook isso: são as pequenas vitórias que devem enaltecer a nossa alma e que devem ser celebradas.
E assim, deixo o link de cada uma das novas criações a concurso e se, acharem que são merecedoras passem por lá para clicarem em "gosto" em cada receita (não é uma aplicação).
Estes passatempos permitem desafiar a nossa criatividade e percebemos que há gente muito criativa em Portugal, a fazer coisas fantásticas :)
Hoje, fica a receita criada para a Cabra Palhais com o novo queijo Cool, espero que gostem e se não gostarem, comentem à mesma porque também melhoramos com as críticas construtivas ;)

Cabra Palhais: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=640146372667673&set=a.633767063305604.1073741825.154192031263112&type=1&theater

Boca Doce: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151854307127575&set=a.10151839041362575.1073741825.409054627574&type=1&theater




Precisamos de:
*mini pudins para 2

*Pudim de pão:
- 45g de pão (usei pão rústico)
- 1 ovo
- 45g de queijo fresco Cool Natural Palhais
- 1 iogurte grego natural
- 65g de açúcar
- margarina + açúcar q.b.

1.Fazer o creme: juntar o queijo, o iogurte, o ovo e o açúcar e bater bem com a vara de arames.
2.Cortar o pão em pedacinhos e colocar nesse creme, deixar estar aí por 30m para que o pão fique bem ensopado.
3. Untar os ramequins com margarina, polvilhar com açúcar granulado.
4. Distribuir o preparado por cada uma das taças até 2/3 dos ramequins.
5. Levar a cozer a 180º por 25m.

*Molho toffee com amendoins:
- 2 col. Sopa de amendoins descascados, sem sal
- 2 col. Sopa de açúcar granulado
- 1 col. Chá de margarina
- 45g de natas 35%
- 1 col. Sopa de água

1.Levar o açúcar ao lume, brando, e quando começar a caramelizar, adicionar a pouco e pouco água, mexendo sempre.
2.Quando estiver caramelizado, sem queimar, adicionar a margarina e as natas (cuidado para não se queimar), mexendo sempre, se ganhar grumos, não se preocupe. Coe o molho, adicione os amendoins e leve de novo a lume brando.
3.Sirva o molho por cima do pudim

11 comentários:

  1. Além de ter ficado lindo deve ser ma delicia,eu adoro molho toffe.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que bom!! :)

    Este molho tem um aspecto tão bom! Super cremoso!
    Comia agora mesmo!!

    ResponderEliminar
  3. É uma sugestão muito interessante e parece saborosa! Boa sorte para o passatempo.

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    Que aspecto magnifico :).... Quero 2 para mim :).... Adorei a tua sugestão e a apresentação :D..... Espero que ganhes o passatempo ;)..... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Epa isso não se faz é batato, que aspeto fenomenal :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá olá!! cá estou eu para a primeira visita oficial :)) não gosto de queijo mas a apresentação deste teu pudim faz-me pensar duas vezes se não quereria mesmo provar :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O molho toffee tira-me completamente do sério!! Simplesmente nao resito!! E agora tento imaginar a textura do pudim... OMG... Tu das comigo em doida!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  8. Adoro caramelo e assim que vi esta receita nao consegui deixa-lá passar ao lado. Tem um aspecto divinal...

    ResponderEliminar