quarta-feira, 6 de março de 2013

Creme de raíz de aipo

Tenho andado cheia de dores de estômago! Andei há uns meses atrás, a médica prescreveu uns comprimidos mas uns meses depois, passou. Agora voltou! Normalmente estas dores associam-se a estados de ansiedade e nervosismo, duas coisas difíceis de controlar. Contraditoriamente, custa-me a comer mas não me custa nada cozinhar...:)
Já aqui disse antes que há coisas às coisas tenho dificuldades de resistir: pão e uma boa sopa. E desta vez comprei uma raíz de aipo com muita curiosidade e já a usei de 3 formas: creme de raíz de aipo, na base de um molho e assada. Gostei muito das três. E assim, deixo-vos a receita do creme de raíz de aipo.



Precisamos de:
-100g cebolas
- 180g raíz de aipo
- 60g cenoura
- 120g courgete
- sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
-18g azeite
- água
-  um pouco de endro seco

1. Cortar todos os legumes em pedacinhos pequeninos.
2. Colocar a refogar com o azeite, mexendo de vez em quando, durante 15m em lume médio (na B.♥ vel. colher, 100º, 15m)
3. Adicionar o endro seco, o sal e a pimenta acabada de moer e cubra os legumes com água, deixe cozer em lume médio com a panela tapada por mais 12m (na B.♥ vel. colher, 100º, 12m)
4. Retifique temperos e triture, se necessário passe por um coador para que fique um creme aveludado (na B.♥  5-7-9, 30 seg)

3 comentários:

  1. As unicas sopas que aprecio são os cremes,este ficou com muito bom aspecto e sendo de aipo é com certeza uma maravilha.
    Boa quarta-feira.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro sopas e adoro aipo. A tua sopa deve ser ótima para o estômago, dado que o aipo tem montes de propriedades curativas! :-)

    ResponderEliminar
  3. Provei um puré de aipo que adorei, mas não tenho encontrado cabeça de aipo, só os talos e acho um pouco fortes...
    As melhoras para ti e que a comida te ajude a pôr essas preocupações de lado!
    Um beijinho,
    Ana

    ResponderEliminar