segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

hamburguers de beringela ou beringela panada?

6ª feira é dia de comer peixe ou ingerir apenas legumes, mais do que uma crença católica, ou aliada a esta, a crença de que ingerimos mais carne e peixe do que temos necessidade. Reduzir o consumo de ambas, aumentar o consumo de legumes, variar texturas e sabores é uma meta ambiciosa e permanente. Experimentei estes hamburguers (será que posso chamar assim?) e o J. pediu para ter um backup plan porque gosta pouco de beringela. Assim o fiz, para os meus pipocas e para ele um clássico (que a propósito eu detesto!): feijão fradinho com atum. Para mim e para a S. creme de ervilhas e beringela, hamburgueres de beringela e o bolo salgado de milho e azeitonas. Digamos que o J. (vá-se lá saber como!!!) adorou, repetiu e repetiu os hamburguers de beringela. Eu fui espreitando pelo cantinho do olho a sua reacção e pensei: "mais uma batalha ganha!!!"! Tudo pode ser maravilhoso se bem cozinhado e se cozinhado com amor, os maus hábitos podem ser suprimidos e podemos educar o nosso paladar.



Precisamos de:
- 1 beringela (para 7 hamburgueres)
- sumo de limão
- flocos de piripiri
- 2 ovos
- pão ralado e farinha de milho
- óleo q.b.
- flor de sal


Cortei as beringelas ao comprido e com um cortador redondo, cortei hamburgueres (sem qualquer vestígio de casca).
Coloquei as rodelas da beringela numa bacia, espremi sumo de limão, adicionei sal grosso e flocos de piripiri. Deixei ficar assim por 40m.
Bati os ovos e num outro prato juntei o pão ralado e a farinha de milho.
Passei cada rodela por ovo, pão ralado + farinha de milho, de novo ovo e pão ralado + farinha de milho e fritei em óleo bem quente até ficar dourado de cada lado.
Escorri em papel de cozinha.
Polvilhei com um pouco de flor de sal e mais um pouco de flocos de piripiri.
Servi com metades de pão torrado com manteiga.
Soube a pouco...:)

5 comentários:

  1. Nunca fiz mas acho que ia gostar bastante avaliando pelo aspecto das tuas fotografias.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Simples e delicioso! Mas em vez do ketchup, perferia uma sgotinhas de sumo de limão :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Em pequena a minha mãe fazia esses panadinhos com a beringela, nessa altura detestava comer aquilo nem era estaladisso um coisa mole... mas tenho saudades de comer, só não como por ser frito.

    Bjcas

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar