domingo, 22 de janeiro de 2012

pão pita com falafel

Ou uma espécie de falafel. Fiz por intuição sem receita certa ou ingredientes exactos, às apalpadelas e que bem que saíram...Eles quiseram pita shoarma de porco, o mais pequenito de salmão fumado e a princesa cá de casa (euzinha)preferiu uma veggie meal, pão pita com falafel, molho de iogurte, cebla, tomate e pepino. E que bem que me soube! Cada vez mais dou por mim a apreciar, muito, os legumes, que se destacam em vez da carne ou do peixe. Os ovos são a minha predileção e a minha sorte é que não sofro de colestrol, porque não lhes resisto, escalfados com pimenta e uma lentilhada fazem-me crescer água na boca só de pensar nisso! E se não há vegetais por algum motivo, sinto-me desconsalada, por melhor que seja a carne. Grelos, courgetes, espinafres, cenouras, couve-for, cogumelos de todas as espécies, as leguminosas: lentilhas, feijão, grão são o complemente ideal...Bem depois de me alongar, demais, e a esta hora os meus leitores estarem a bocejar com o efeito desta longa dissertação, vamos à receita:

Falafel:
- grão de bico (usei metade de uma lata das pequenas)
- 2 dentes de alho
- cominhos em pó
- coentros em po
- sal e pimenta q.b.
- pimentão doce
- salsa
- 1 gema de ovo
- farinha
- azeite



Devo dizer que usei cominhos e coentros em sementes que desfiz em pó no almofariz. O cheiro é inigualável!
No robot ou na Bimby (LOL) triturar grão, alho e salsa. Juntar as especiarias e temperos e a gema de ovo até ligar bem.
Levar ao frigorífico por 30m.
Passar as mãos por farinha e moldar pequenos hambúrgueres, passar por farinha e fritar num fio de azeite.
A foto não está grande coisa, julgo que me precipitei influenciada pelo cheiro das especiarias pois costumo tirar 3 e 4 fotos de cada prato e desta vez só esta, muito fraquinha....

4 comentários:

  1. Está excelente e quanto aos legumes sou como tu! Aderi há uns poucos meses ao Cabaz da Horta da região e estou no paraíso!

    ResponderEliminar
  2. Também adoro legumes, e todas as nossas refeições são bem recheadas com eles. Sou fã de falafel, mas nunca fiz...

    ResponderEliminar
  3. arguitas, já andava com vontade de aderir ao Cabaz da região mas o teo comentário fez-me decidir. Já encomendei...:D
    Meninas, substituirmos uma vez por semana, uma refeição de carne ou peixe, apenas por legumes + ovo escalfado (por exemplo) não é nada radical e faz-nos apreciar os legumes enquanto prato principal e não enquanto acompahamento. bjs

    ResponderEliminar