sexta-feira, 9 de abril de 2010

salada de pimentos assados e cogumelos

não gosto de fazer uma refeição sem que haja legumes a acompanhar! Fico sempre com a sensação de que a refeição não fica completa, e gosto de legumes al dente, de trincar. Gosto de todo o tipo de legumes: cozidos ou crus mas, também gosto de juntar crus com cozinhados o que lhes confere um certo je ne sais quoi que torna as saladas mais interessantes.  E gosto muito de variar os legumes que compõem as minhas saladas. Desta vez fiz uma saladinha com cogumelos e pimentos assados que "demolhei" num molho. Aqui fica a receita:

Precisamos de: (receita para 2)
- 1 pimento
- 4 cogumelos portobello grandes e escuros
- 1/2 cebola
- salsa
- azeite
- flor de sal
- 2 dentes de alho
- azeite de cidra

Assei os pimentos e os cogumelos da seguinte forma: liguei o forno a 250ºC e no fundo do forno, coloquei uma folha de papel alumínio e em cima coloquei o pimento inteiro e os cogumelos e deixei assar.
Quando a pele do pimento estava tostadita, retirei-o, assim como os cogumelos quando se notava que estavam assados, e coloquei o pimento num saco plástico e fechei o saco.
Esperei um pouco e retirei, sem problema, a pele do pimento e cortei-o em tiras.
Cortei também os cogumelos em tiras.
Cortei a cebola em meias luas.
No almofariz esmaguei os dentes de alho com a salsa.
Numa taça juntei o alho e a salsa esmagados, deitei uma porção generosa de azeite e um pouco de vinagre de cidra.
Acrescentei flor de sal e mexi bem para ficar bem emulsionado.
Lá dentro coloquei a cebola, o pimento e os cogumelos, mexi e deixei que os legumes ficassem bem misturados com o molho.

2 comentários: