domingo, 27 de setembro de 2009

creme de cogumelos


Uma sopinha faz sempre maravilhas à alma e ao corpo!

É daquelas coisas que só tempo nos faz apreciar e, ainda bem que o faz.

Eu almoço 3 dias por semana fora e, invariavelmente o almoço é: sopa, um pão de cereais com fiambre acompanhado de uma garrafa de água.

A razão de eu comer sopa não é meramente economicista, a verdade é que infelizmente tenho um estômago muito sensível que se ressente quando como fora muitas vezes seguidas portanto, a sopa, quanto a mim, é sempre a melhor opção!

Mas, todos os dias há sopa cá em casa, aliás sopas, pois o meu pequenino está de dieta forçada portanto, tenho de fazer de duas qualidades, ambas passadas, infelizmente. Os meninos comem sempre um pratinho de sopa (3 conchas generoasa) ao almoço e ao jantar, antes do prato principal. E já sabem que nem adianta reclamar pois, têm de a comer na mesma:)
Esta sopinha fiz para o jantar, acompanhada de uma tosta mista, num dia em que sabia que chegaria muito tarde!
Precisamos de:
- 4 cogumelos frescos de tamanho generoso (usei portobello)
- 1/2 alho francês
- 1 cenoura pequena
- 1 batata
- 1 courgete
- 1 chávena de abóbora partida aos pedacinhos
- sal (uso pouco por causa do caldo knorr)
- 1/3 caldo knorr (usei de galinha)
- 1 fio de azeite
- salsa picada
Numa panela levei tudo a ferver: água, batata, cenoura, alho francês, abóbora, courgete e 2 cogumelos.
E temperei com o caldo knorr e pouco sal.
Deixei cozinhar até estar tudo bem cozido.
Entretanto, num tachinho deitei o fio de azeite e os 2 cogumelos cortados em pedacinhos e acrescentei um pouco de salsa picadinha.
Deixei cozinhar estes cogumelos em lume brando.
Triturei a sopa e acrescentei os cogumelos que levei a refogar.

Tenho pena que a sopa não seja nada fotogénea pois o aroma era fenomenal e soube-nos muito bem...

2 comentários: