sexta-feira, 10 de julho de 2009

espetada de peixe gato riscado e arroz de açafrão e passas


Bem, que nome tão comprido para uma receita que nem é bem uma receita, é um conjunto de dicas:) dada a sua simplicidade...

No dia-a-dia ninguém tem muito tempo para grandes comezainas feitas com tempo, demoradas na preparação e ao lume, de cor e sabor inesquecíveis!

A verdade, é que resta-nos a alternativa de receitas práticas, nutritivas e variadas. Devemos portanto apostar na variedade e na criatividade usando ingredientes simples...

Bem, chega de escrever que isto já parece um testamente. Um prólogo tão extenso para uma receita tão pequenina!

Vi estas espetadas no Pingo Doce, chamam-se espetadas de peixe gato riscado e são muito económicas, 4 espetadas 2,99 euros. Decidi trazer para experimentar e não me arrependi!

Precisamos de:

Peixe:
- espetadas de peixe riscado
- azeite
- cebola e alho picadinhos
- 2 dentes de alho
- 1/2 colher de chá de colorau
- sal e pimenta
- 1 colher de chá de oregãos secos

No almofariz deitei os alhos, o sal, a pimenta, os oregãos e o colorau e esmaguei bem até ficar numa pasta. Adicionei o azite e misturei bem.
Grelhei o peixe, pincelando de ambos os lados com esta mistura.

Arroz:
- arroz agulha
- 1/2 lata de cogumelos
- 2 colheres de sopa de passas
- 1 colher de chá de açafrão
- sal e pimenta q.b.
- 1 fio de azeite
- 1 cebola e 2 dentes de alho picadinhos
- água

Refoguei a cebola e os alhos no azeite e juntei o arroz. Deixei fritar um pouco.
Adicionei os cogumelos, o caril, o sal, a pimenta e a água (dobro da quantidade de arroz).
Deixei cozinhar por 10m.
Tirei do fogão, acrescentei as passas, envolvi bem elevei ao forno a acabar de cozinhar.


3 comentários:

  1. Olá boa tarde 1º parabens pelo blog 2º queria deixar aqu um alerta em relaçãoa peixe gato no me leve a malé só mesm para informar. sandra figeiredo
    O Peixe gato ou panga: a nova aberração da globalização

    O panga é um novo tipo de peixe que encontramos sobretudo sobre a forma de filetes, a um preço muito barato(?).O panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietname, mais exactamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço.

    Eis o que deve saber sobre o Panga:

    Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsénio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente sector industrial, metais contaminantes, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).

    O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta.

    Não há nada de natural nos Pangas - Eles são alimentados com peixes mortos restos e ossos de secas e de solo numa farinha, da América do Sul, a mandioca (mandioca) e resíduo de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação não sã não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural.

    Ela mais não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangas está completamente desregulada.. O panga cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ...

    Além disso os pangas são injetados com PEE -alguns cientistas descobriram que se injectassem as fêmeas pangas com as hormonas femininas derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez). Basicamente, são peixes com hormonas injectáveis (produzidas por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom.

    Ao comprar pangas estamos a colaborar com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

    Este comercio está a ser aceite por grandes superfícies que os vendem ao público em geral, sabendo que estão a vender produtos contaminadas.

    Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar noutros alimentos: surimi (aquelas coisas com pasta de peixe), peixe terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães e gatos!)"

    Depois de ter lido algumas patetices em fóruns e blogues, fui ver do fundamento de algumas afirmações do texto. Parece-me que isto foi começado (ou, pelo menos potenciado) pelos pescadores Galegos que referem ter mandado analisar o peixe num laboratório acreditado.

    Na verdade, o Parlamento Europeu, depois de ter sido questionado sobre a eventual toxicidade do peixe gato, pediu o resultado das análises (entretanto passaram-se dois anos). A ASAE, ao ser questionada, apenas refere que não é mais perigoso comer panga do que comer outro qualquer produto de aquacultura.

    Pronto, é tudo. Só queria informar .

    ResponderEliminar
  2. obrigada sandra pelas informações relativamente ao peixe gato ou panga. Realmente não fazia a mínima ideia...
    Não sei se às vezes não será mais fácil não sabermos deste tipo de coisas!!!
    de qualquer forma aqui fica o meu agradecimento e um beijinho.
    raquelita

    ResponderEliminar