domingo, 2 de novembro de 2014

bolo de limão e arandos

Digo sempre aos meus filhos que uma casa feliz cheira a bolo. Bem sei que não é uma verdade exacta, na minha infância a minha casa feliz nunca cheirava a bolo. Mas digo isso aos pequenotes e eles acreditam mesmo nisso. Não tem mal acreditarem nisso, é uma verdade infundada mas que em muito se relaciona com a vida cá de casa. Há sempre algo de especial. Seja uma sopa nova, seja pão acabado de fazer, os queques para os lanches da escola,...
Às vezes torcem o nariz porque não lhes apetece peixe, porque há brócolos, porque leva ervilhas. Reclamam mas comem. A sopa vai variando conforme os legumes de época ou o que há no congelador. Hoje será de feijoca e couve lombardo. E já se fez pão de nutella e cinnamon buns, o que sobrar será acondicionado no congelador e dará para os lanches semanais.
E ontem para o lanche ajantarado de sábado fiz este bolinho maravilhoso.
Nos bolos prefiro sempre este tipo, os bolos para o chá que ficam sempre tão saborosos,  húmidos, cheiram e sabem imenso a limão, não são enjoativos e no dia seguinte continuam deliciosos.

A loiça maravilhosa que aparece na foto foi uma das minhas queridas tias que me emprestou para fotografar. É um daqueles tesouros maravilhosos que me vão passando pela mão e são perpetuados nas fotografias.

Os arandos vermelhos vieram por correio pelas mãos da minha Joaninha que me fez uma surpresa e tanto, uma caixa cheia de coisas maravilhosas e nem do meu Benny se esqueceu. É nisto que a blogosfera nos torna mais ricos: em afectos e em partilha. 



Precisamos de:
- 115g de margarina
- 2 ovos
- 1 cup + 1/2 de farinha sem femento
- 1 col. chá de fermento em pó
-1/2 cup de iogurte grego natural
- 1 col. sopa de queijo creme
- uma pitada de sal
- 1 cup + 1/2 de açúcar
- raspa de limão
- 50g de arandos vermelhos

- 3 col. sopa de açúcar em pó
-1 col. sopa de sumo de limão

1. Bater cerca de 5m a margarina amolecida com o açúcar até ficar volumoso e arejado.
2. Adicionar os ovos, um a um, batendo entre cada adição.
3. Peneirar farinha, fermento, sal.
4. Acrescentar à mistura dos ovos o iogurte, a raspa de limão e o queijo creme e bater bem.
5. Adicionar os ingredientes sólidos e bater mais um pouco.
6. Untar uma forma de bolo inglês e forrar fundo e laterais com papel vegetal e colocar a massa de bolo a cozer em forno pré-aquecido a 180º cerca de 40m.
7. Retire da forma ainda quente e coloque sobre uma grelha a arrefecer.
8. Quando estiver morno coloque por cima um pouco do glacé (misture o açúcar em pó com o sumo de limão usando um garfo.

3 comentários: