terça-feira, 18 de novembro de 2014

Cogumelo recheado com couve-flor e pesto de cânhamo

A Joaninha, querida do meu coração, enviou-me sementes de cânhamo. Não conhecia. Passei a conhecer. É tão bom estes intercâmbios culinários, estas partilhas, são do melhor que temos na blogosfera.  Foi ela que me falou do pesto de cânhamo e eu resolvi experimentar. Não terá sido esta a versão dela mas por cá foi esta a realizada.
Na semana passada, no meio de uma semana muito má fui surpreendida pelo mimo de alguém que mora muito longe mas que, tem lugar no meu coração. Foi, como lhe disse, um mega abraço ainda que sem estarmos fisicamente, uma com a outra.
Estas coisas, estas amizades virtuais, honestas e desinteressadas não têm preço.
Há pessoas que nos surpreendem, nas piores alturas. Há pessoas que entram no nosso coração para nunca mais sair por exemplo, minha amiga A. que nasceu no mesmo dia e ano que eu é uma das melhores pessoas que eu conheço. Daquelas amigas, que sei que posso contar sempre e que, nunca me falharão. Assim como eu não lhe falharei, ou não fossemos do mesmo signo. Para ela um abraço daqui aí...
E hoje trago uma receita diferente, vegetariana, daquelas que eu gosto.




Precisamos de:
*Pesto de cânhamo:
- 60g de espinafres frescos
- 30g de sementes de cânhamo
- 1 col. sopa de sumo de limão
- 1 col. chá de mostarda
- 3 dentes de alho
- azeite q.b.
- sal

1.Colocar todos os ingredientes na liquidificadora Krups Mini Perfect Mix 9000 e com o bocal aberto vá adicionando o azeite.
2. Reserve.

*Cogumelo recheado de “arroz” de couve-flor e pesto de cânhamo:
Dose para um
- 1 cogumelo grande
- - 1 col. sopa de pesto de cânhamo
- 50g de couve-flor
- um fio de azeite
- 1 dente de alho
- sal, pimenta e cominhos q.b.
- 40g de espinafres frescos
- 50ml de natas de soja
- 1 col. sopa de queijo ralado

1.Colocar a a couve – flor na Krups Mini Perfect Mix 9000 e triturar até ficar tipo grãos de arroz. Retirar e de seguida triturar também o alho.
2. Levar o alho picadinho, a couve – flor e o azeite ao lume e deixar saltear um pouco.
3. Adicionar os temperos: sal, cominhos e pimenta deixando cozinhar 5m.
4. Adicionar os espinafres e o pesto e deixar cozinhar até estes murcharem.
5. Acrescentar natas e deixar que cozinhem.
6. Colocar o cogumelo, grande, num pirex, rechear com o preparado e cobrir com o queijo ralado. Levar ao forno a 180º cerca de 20min.
7. Servir com cenouras salteadas.

A Krups Mini Perfect Mix 9000 é perfeita para simplificar pequenos gestos do dia-a-dia.
Porque não triturar lá alho e cebola para os refogados? Picar tomate para o molho guloso de tomate e manjericão, tostar as especiarias e triturar na mini liquidificadora?
E aproveitar o resto de pão duro que já ninguém come, adicionar alho e coentros, colocar tudo na liquidificadora e ficar com pão ralado aromatizado? E fazer uma crosta diferente para os panados usando corn flakes, flocos de aveia e pão de véspera? É só triturar na Krups Mini Perfect Mix 9000.

Já basta vivermos em estado de stress e correria constantes, vamos aproveitar esta “ajudante” e simplificar o nosso dia-a-dia.

5 comentários:

  1. Olá,

    Que bom aspecto... Adoro cogumelos recheados.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. - Aqui em casa cogumelos recheados são sempre uma boa entrada ou um óptimo prato principal. A tua receita ficou deliciosa!

    ResponderEliminar
  3. Pelo aspecto deve ser uma delicia.
    Adorava provar
    bjs

    ResponderEliminar
  4. bela refeição!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. olha olha eu ando desaparecida e nem vi esta publicação! ;) o pesto deve ter ficado divinal! eu fiz com coentros, mas com espinafres deve ficar delicioso também. e estes intercâmbios só nos enriquecem, não tanto pela gastronomia em si, mas pelas pessoas boas (BOAS! BOAS! BOAS!) que ainda se vão encontrando por aqui e por ali... ;) beijinhos

    ResponderEliminar