domingo, 17 de abril de 2011

molho de ervilhas

para variar do habitual e adorado molho de tomate com mangericão, fiz este molho de ervilhas com um pouco de chouriça e digo-vos humildemente, é de comer e chorar por mais. Voltei a fazer pensando que poderia ter sido uma coincidência, fruto da fome, e desta vez coloquei metade ervilhas, metade favas e a cremosidade e leveza do molho deixaram-me de novo maravilhada! Não sei se fiquei maravilhada com a novidade se, pelo facto de que, com ingredientes tão corriqueiros, saiu algo tão fenomenal. Fiquei extasiada, quase como, se tivesse ganho no euromilhões, e de uma certa forma, ganhei! Estar na cozinha, inventar, produzir, provar e ... ficar maravilhado, haverá algo melhor do que isto? Gosto de ter tempo para a cozinha, para cozinhar com calma, sem pressas, cheirar, provar, temperar, mexer, envolver, triturar. O compasso de espera até à hora de provar e no momento em que provo, a surpresa é inigualável, sempre diferente, sempre inesperada.... Façam e digam se gostaram, a massa com toques verdes, cremosa, só por si tornou-se numa refeição, não precisei de carne ou peixe, saboreei somente um prato de massa com um molho cremoso de ervilhas e soube-me a céu.

Precisamos de:
- massa (à vossa escolha)
- sal e pimenta q.b.
- 1 fio de azeite
- 100g de ervilhas
- 1/3 de chouriça corrente
- 2 dentes de alho
- água de cozedura da massa (1 concha de sopa mal medida)


* Cozer a massa em água abundante com sal.
* Levar os alhos a alourar no azeite.
* Sem deixar queimar, acrescentar as ervilhas e a chouriça em pedaços.
* Deixar cozinhar lentamente e temperar com um pouco (pouco por causa da chouriça) de sal e pimenta.
* Adicionar um concha da água de cozer a massa e triturar.
* Escorrer a massa, deitar o molho e envolver pacientemente.

1 comentário:

  1. A tua sugestão é mesmo muito interessante, também eu aprecio imenso assim uma refeição de massa com um bom molho apenas, fica excelente!
    A ideia das ervilhas ou das ervilhas com as favas é genial, até mesmo para se aproveitar algumas sobras que se tenha resulta certamente muito bem.

    ResponderEliminar