sábado, 13 de novembro de 2010

mais uma prendinha para o cabaz de Natal: sal aromatizado

Adoro fazer as prendas de Natal, acho que têm muito mais valor quando são feitas por nós... E dá-me muito prazer o tempo que lhes dedico, a pensar como hei-de concretizar a ideia, que materiais hei-de usar... 
E ver o resultado final? É qualquer coisa de fenomenal, por mais simples que pareça aos outros há naquele presente investido tempo, carinho, ...
Houve um ano em que fiz  muitos frascos de doce de abóbora com nozes cujo rótulo era uma foto dos meus filhotes, poucos gostaram ou deram valor, não imaginando quanto tempo andei a congeminar a concretização desse presente. Ficamos tristes claro, se os outros não dão valor ao que fazemos mas, o truque é não pensar no que os outros vão pensar, é fazer porque achamos que devemos, e essa é a minha posição em relação a quase tudo na vida:)
Bem, mas este post já vai muito extenso para uma receita tão simples. Este sal é óptimo, super aromático, deve guardar-se no frigorífico.

Precisamos de:
- 10 g + 500g sal marinho
- casca de meio limão
- 1 colher de chá de alecrim
- 1 colher de chá de tomilho
- 5 hastes de louro

Eu fiz na Bimby mas também podem triturar no robot de cozinha, o efeito é o mesmo.
Triturei a casca de limão (sem parte branca) com os 10g de sal marinho, o alecrim, o louro, o tomilho (vel. 9 10s), baixar os restos com a espátula,  acrescentar o resto do sal (500g) e triturar mais um pouco numa velocidade menor (vel 5, 5s). 
Colocar nos frasquinhos, decorar a gosto e guardar no frigorífico.
Que acham do resultado final?

6 comentários:

  1. eu acho que o resultado final ficou espectacular, podes mandar um para mim.. rsrsrs
    estamos numa época de consumismo e acho que cada vez mais temos que dar valor às coisas que os outros fazem com as suas próprias mãos..
    mas conheço bem essa tua sensação de frustração, ainda ontem me aconteceu o mesmo ao ir entregar umas coisinhas que fiz para uma venda de beneficiência... ficou tudo a olhar para as coisas com um ar desinteressado e sem darem valor ao trabalho que aquilo deu e ao tempo dispendido.
    enfim... sem comentários.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde antes demais deixe-me felicita -la pelo seu magnifico blog de facto tem receitas deliciosas,parabéns.Adorei o seu sal aromatizado,e a forma então como decorou os frascos está lindissima adorei.Vou lhe pedir um favor se me tira uma pequena duvida o sal tb é para triturar? Se puder agradecia que me disse se porque não tenho bimby.Olhe deixe que lhe diga já agora o que os outros pensam não interessa se fizer-mos as coisas com amor e dedicação é o mais importante olhe eu por exemplo adorei está lindo não sei como há pessoas que não dão valor,adoro receber e fazer coisas para oferecer as pessoas que amo e muito melhor do que um bem material comprado,feito por nós tem valor sentimental e além disso fazemos coisas muito boas com estes condimentos certo?Enfim não ligue.Peço desculpa pelo desabafo mas tb já aconteceu comigo.
    Grata pela atenção
    Cumprimentos
    augustaribeiro77@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. hello meninas!
    Obrigada pelos vossos comentários. Ainda bem que gostaram desta prendinha.
    Augusta: quanto à tua dúvida: triturei 10g do sal marinho com o tomilho, alecrim, louro, casca do limão até ficar bem triturado. Depois, no mesmo recipiente, coloquei o restante sal (500g) e triturei um pouco não com a intenção de reduzir a pó quase mas por forma a ficar bem envolvido na mistura anterior. Este sal é excelente para temperar carnes ou peixes, cheira deliciosamente. Tens é de o guardar no frigorífico.
    Augusta e Risonha: vou espreitar no Pingo Doce se ainda há o livro mas, não prometo nada porque ontem já só havia uns 3 ou 4:(
    Se houver, logo vos aviso.
    Bjs para as duas
    raquelita

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso das ofertas que fizeste, simples mas com muito carinho, que é o mais importante para se oferecer a quem realmente se ama!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Esses frasquinhos ficaram lindos e acho impossível que quem os receba não lhes dê valor!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Ficaram muito mimosos os teus frascos. Muito bonitos. bjs

    ResponderEliminar