terça-feira, 20 de outubro de 2015

Pão vegan de canela

O ano encaminha-se a passos largos para o Natal. Vou contando os dias que faltam com o mesmo entusiasmo de todos os anos. Este ano não foi fácil ou particularmente bom. A nível de saúde foi realmente para esquecer. O pipoca mais velho fez imensas infeções respiratórias e não houve mês que não tivessemos de recorrer ao hospital. Foi cansativo, desesperante, frustrante para ele.
Tento pensar em algo muito bom que tenha acontecido e nada me ocorre. Nada!
Por isso não me custa que em breve mudemos de ano.
Mas o Natal é mágico, é aquela altura em que somos mais tolerantes. Decoramos a árvore os quatro com o Benny pelo meio a tentar pela milionésima vez deita-la abaixo.
Embrulhamos com carinho cada presente (sim porque somos apologistas em sermos nós a fazê-lo).
Penso no que gostava de ter e não me ocorre nada de especial, o mais importante já tenho.

Hoje deixo um pão vegan que deliciou toda a gente mas que deixou o pipoquinha muito contente.

Peço desculpa pela foto, foi tirada sem luz natural, e apenas a posto aqui porque a receita ficou fantástica.



Precisamos de:
- 1 saqueta de fermento Fermipan
- 1/3 de açúcar
- 1 cup de leite alternativo (usei bebida de soja e arroz do Aldi)
- 3 col. sopa de óleo de coco
- uma pitada de sal
- 3 cups de farinha tipo 65
- baunilha
- açúcar + óleo de coco + canela para o recheio

1. Aquecer o leite com o açúcar no microondas até ficar morno.
2. Adicionar o fermento e deixar atuar 5m.
3. Adicionar os restantes ingredientes e trabalhar a massa.
4. Deixar levedar em local resguardado de correntes de ar, cerca de 2h.
5. Esticar a massa, pincelar com óleo de coco, polvilhar com açúcar e canela e enrolar.
6. Colocar numa forma de bolo inglês e deixar levedar mais uma hora.
7. Pincelar com leite e levar ao forno a 200º cerca de 25m.

5 comentários:

  1. Aindanão usei oleo de coco mas hei-de comprar.
    Esse pão com canela é bem ao meu gosto, tem um aspecto delicioso
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito fofinho e com um aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Merhabalar, çok güzel ve leziz görünüyor. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  4. A combinação de sabores parece-me muito boa.

    Visite-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Faz-me lembrar o folar de Olhão mas sem o caramelo do interior huuum tão bom.

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar