terça-feira, 6 de outubro de 2015

Creme de cogumelos

O Lidl desafiou-me há umas semanas atrás, a criar uma receita com o tema do Gang dos Frescos. No cabaz que me enviaram, tinha uns cogumelos maravilhosos.
Eu sou fã assumida de cogumelos, adoro um creme de cogumelos, massa com cogumelos salteados, cogumelos recheados, bolonhesa de cogumelos,...
Não podia desperdiçar estes tão fresquinhos e maravilhos e fiz com eles uma sopa cremosa.
No outro dia a divagar sobre o pouco tempo que falta para o Natal, fiz uma reflexão sobre este ano de 2015. Não foi um ano bom, agradável ou sequer memorável. Foi um ano de resiliência, se tivesse de o resumir numa só palavra. Um ano de resiliência para nós, para os nossos. Neste momento só quero que passe depressa, sem grandes turbulências, ou por outra, sem mais turbulências.



Precisamos de:
- 200g de cogumelos frescos a gosto 
- 90g de couve flor
- 1 cebola grande
- um fio de azeite
- sal e pimenta q.b.
- 1 col. café de harissa
- água

1. Cortar os legumes bem pequeninos e levar a refogar em azeite com sal, pimenta e harissa. Deixar caramelizar um pouco.
2. Cobrir com água, retificar temperos e deixar ferver 20m.
3. Triturar até ficar cremoso.
4. Servir com uma fatia de pão tostado com queijo derretido.

4 comentários:

  1. Fiquei curiosa com este creme. Adoro cogumelos. :D
    Harissa é que nunca provei! ;)
    Beijinhos
    Sara.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  2. Que taça bonita.
    Adoro cogumelos e ainda há pouco tempo falei em fazer um creme de cogumelos, mas a receita que uma vez experimentei levava batata. Esta versão é mais saudável, vou ter de experimentar ;)

    ResponderEliminar
  3. Parece-me uma sopinha bem agradável, um jantar simples e leve.

    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adoro creme de cogumelos.
    O último que fiz tentei enganar o meu rebento que era sopa de castanhas...
    Ele não aprecia cogumelos ao contrário de mim e do pai. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/aproveitamento-arroz-de-pato-gratinado.html

    ResponderEliminar