segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bolo de limão e azeite

Voltamos ao ritmo habitual. O despertador tocou bem cedo, é ainda escuro como breu. Custa a levantar, nos dias mais frios a cama sabe tão bem. Continua de chuva, começa a saturar tantos dias seguidos. Preparamos-nos para um novo dia, com a casa ainda em silêncio. Daqui a pouco, encher-se-à de vozes, de sons. A rotina tranquiliza as relações com o dia a dia, a sequencialidade das coisas, com ritmo predefinido, com horários estabelecidos ajuda a um ajuste mais fácil. Esta semana porém será atípica, algumas novas mudanças levarão a um stress que não é habitual, até nos habituarmos a isso, será um pouco confuso e reflectir-se-à no ritmo das ações. 
Há poucas coisas melhores que ver os miúdos entusiasmados porque voltam para a escola e esta semana há aniversário cá por casa, tenho ainda que pensar na festa, no bolo. 
Por isso, aproveito os últimos minutos de siêncio e partilho convosco a receita de um bolo de limão com azeite, inspirado numa receita muito antiga do Chefe Silva (com algumas adaptações) apontada num papelinho amarrotado que aguentou aos longos dos tempos sem se perder entre as mudanças de casa. É muito bom e é perfeito para acompanhar um chá e ajudar a aguentar o que por aí vem.
Boa semana...



Precisamos de:
*Bolo:
- 180g de farinha com fermento
- 180g de açúcar
- raspa de 2 limões
- sumo de 1 limão
- 120ml de buttermilk
- 3 ovos (tamanho M)
- 120ml de azeite (de boa qualidade)
- uma pitada de sal
- 1 col. chá de fermento em pó

1. Misturar numa taça metade do açúcar, farinha, sal, fermento, raspa dos limões e mexer com um garfo.
2. Bater os ovos com o açúcar até ficarem bem volumosos.
3. Acrescentar aos poucos, e alternadamente, os líquidos e os ingredientes sólidos, batendo sempre e até ficar uma massa homogénea.
4. Untar com azeite uma forma de bolo inglês e polvilhar com farinha, colocar a massa na forma, levar ao forno pré aquecido a 180º, entre 40 a 50m.

*Calda de limão:
- sumo de 1 limão
- 1/2 cup de açúcar
- 1/4 cup de água

1. Levar a ferver por 2m.
2. Logo que o bolo esteja cozido, antes de desenformar, picar o bolo com um pau de espetada e regar com a calda de limão.
3. Deixe arrefecer um pouco, não completamente, desenformar e colocar a arrefecer em cima de uma grelha.

7 comentários:

  1. Que delicia! Já comia uma fatia com um cafezinho :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Não há nada melhor que bolo de azeite com limão. Só teria colocado iogurte grego na vez do buttermilk :)
    Como vão as coisas aí por casa? Já está tudo melhor???

    ResponderEliminar
  3. Um bolo perfeito para acompanhar um café.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  4. Um bolo assim simples sabe sempre tão bem!

    ResponderEliminar
  5. Estou como tu com o tempo... já começa a mexer com o meu humor! Nestes dias só me apetecem 2 coisas: acender o forno e enrolar-me no sofá! Se for enrolar no sofá com um café e uma fatia deste bolo...perfeito! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. excelente maneira de começar um novo dia. gosto muito desta receita, já experimentei fazer bolo de limão com azeite e é fantástica para acompanhar um chá ou café.
    não te esqueças de participar no passatempo do meu blogue até dia 12 de Janeiro: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.htm

    ResponderEliminar
  7. Também fiz um destes no primeiro dia do ano! :-)

    ResponderEliminar