quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Bucatini com molho de tomate e outras coisas boas

As receitas simples são, quase sempre das melhores coisas que podemos fazer. Sem complicar muito, sem esperar de mais e geralmente o resultado surpreende. Esse podia ser o meu lema de vida: "não compliques". Tenho instalado um complicómetro que se liga muitas vezes, questionando os "ses" e "e agora^?" e quando isso acontece, raios, instala-se o caos.
Claro que nessas situações não penso com clareza, não relaxo e só vejo os aspectos negativos da coisa. Nessas alturas gostaria de saber o código do complicómetro para o poder desligar. Onde quer que esteja o código, está bem escondido. 
Na cozinha é onde sou menos complicada, onde mantenho tudo simples, os ingredientes, a comida, tudo. Daí sentir-me tão bem e serena nesta divisão (excepto quando é para lavar a loiça).
Esta semana recebemos por aqui algumas novidades: polenta, couves bok choy, folhas de lima kafir e pasta de caril verde. No fim de semana não dará para experimentar as novidades mas na 2ªf estamos de volta à cozinha para fazermos pratos novos.
O bucatini encontrei um dias destes e tive que trazer, claro.Parece esparguete mas mais grosso, tipo meada mesmo, mas com um buraco no meio da massa o que permite que o molho se entranhe na própria massa.
Deixo-vos a receita, espero que gostem e um conselho: keep it simple. 




Precisamos de:
- bucatini
- molho de tomate
- azeitonas verdes descaroçadas
- couve roxa
- cenouras
- sal, pimenta, alho em pó
- 1 anchova
- 200ml de molho de tomate (usei caseiro)
- malagueta fresca
- bacon

1. Estufar a couve roxa: levar ao lume numa panela com azeite. Adicionar a couve roxa em juliana, temperar com sal, pimenta e alho em pó e deixar cozinhar em lume brando. Acrescentar um pouco de água a ferver para que crie vapor e coza.
2. Saltear as cenouras em rodelas, em azeite, alho em pó e um pouco de sal.
3. Cozer a massa em água fervente e abundante e sal.
4. Sateie o bacon em tiras finas. Retire e reserve.
5. Coloque a anchova na gordura de saltear o bacon e com a colher de pau, desfaça-a.
6. Adicione o molho de tomate à anchova e deixe apurar, retificando sabores.
7. Coe a massa (deve estar "al dente" ) mas reserve uma caneca da água de cozer a massa.
8. Num prato fundo misture tudo: massa, bacon, azeitonas cortadas a meio, couve  roxa, cenouras e molho de tomate com anchova, adicione a água de cozer a massa e deixe ferver um pouco para que todos os sabores se misturem bem.
9. Sirva de imediato.




3 comentários:

  1. Gostei bastante da mistura de ingredientes, que óptima refeição!

    ResponderEliminar
  2. LOL, isso do complicómetro é uma característica feminina. E acredita que os homens também gostavam de saber o código dos nossos para os poder desligar :p

    ResponderEliminar
  3. Adoro massas e essa ficou mesmo uma delicia.
    Bj

    ResponderEliminar