quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Chouquettes e uma visita a Lyon

Bem, há muito que queria participar num destes desafios: personagens de livros / filmes; chefs e/ou cozinheiros; personagens de banda desenhada; realizadores de cinema; ...E nunca participei, por timidez. Por ver tanta gente brilhante na cozinha e achar que não me enquadraria mas desta vez....desta vez, ganhei coragem e aqui estou eu. A Anasberi começou este Convite para Jantar e a Marmita juntou-se desafiando uma cidade da qual gostássemos e eu escolhi Lyon.


Lyon é uma cidade que me toca por motivos afectivos, pela cidade em si, pela beleza dos seus edifícios, pela organização e pela limpeza. É uma das grandes cidades urbanas francesas e o segundo maior departamento francês. E para andar pela cidade, para ver os seus edifícios maravilhosos, nada mais que andar de Vélo'v, as bicicletas de aluguer que se encontram por todo o lado, e andar até ao Parc da la Tête d'Or. A medida que vamos passeando pela cidade vemos a intrincada mistura de etnias apercebendo-nos rapidamente de que é a cidade francesa com mais imigrantes por número de habitantes.
Nesta altura do ano, inícios de Dezembro, para ser mais exacta, acontece a  Fête des Lumières, espetáculos de artistas locais ocorrem nesta época, provocando uma sinergia com a iluminação colorida e precisamente projetada, o que atrai milhares de visitantes todo ano.
No palácio do bom gosto, a cozinha lionesa é rainha, já que Lyon é a capital mundial da gastronomia. Desde o século XVI a cozinha da cidade faz pessoas mais felizes tanto em bouchons quanto em restaurantes. Bouchon é um restaurante típico onde são servidas especialidades da cozinha lionesa, em um ambiente tradicionalmente  receptivo e de bom humor.
É sem dúvida uma cidade de atração cultural e histórica.
E em qualquer boulangerie, vemos estas maravilhosas "bolinhas" com açúcar que os miúdos comem muitas vezes antes do jantar, e é impossível não entrar e pedir, não uma, porque uma não chega...
E agora é hora das Chouquettes...



Precisamos de:
*para 18 mini chouquettes

- 25g de margarina
- 30ml de água
- 33ml de leite
- 1/2 col. chá de açúcar granulado
- um pouco de sal
- 45g de farinha
- 1 ovo
- nib sugar - não sei a tradução para português

1. Levar ao lume a margarina, leite, água, açúcar e sal e deixar que a margarina derreta.
2. Adicionar farinha de uma só vez e mexer muito bem, levar ao lume 1m sem parar de mexer.
3. Colocar  amassa numa taça, adicionar o ovo e bater com a batedeira.
4. Meter a massa no saco de pasteleiro, moldar discos e polvilhar com açúcar.
5. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º até dourar.



10 comentários:

  1. Ficaram tão lindas!!! Dá vontade de ir roubar uma :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Que lindo adorei, obrigada por teres participado.. sabes que casei com um Francês por isso esse pais diz-me muito :) Assim que puder vou publicar o teu post no facebook, um beijo e mais uma vez obrigada por te juntares a este desafio é sem duvida muito especial para mim. beijo

    ResponderEliminar
  3. Que bom que isso deve ser!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que perdeu a timidez :)
    Gostei bastante do aspecto das Chouquettes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que lindos!! Apaixonei-me pelos teus croquetes! Fiquei muito curiosa com a Fête des Lumières, tenho de ir averiguar isso :P
    Excelente participacao, ainda bem que te decidis-te :P
    beijinho***

    ResponderEliminar
  6. Foi bom ir até Lyon, obrigada por seres a guia
    :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei os chouquettes, estão com um ar magnífico! :)
    Essa festa parece interessante!
    Nunca lá fui... gostei muito de viajar contigo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. O meu namorado é doido por pastelaria francesa, sobretudo as chouquettes!!
    Até apetece dar uma trinca!!

    ResponderEliminar