quinta-feira, 27 de setembro de 2012

batatas recheadas com requeijão e feta

Ontem foi um dia boa, senti a alma bem menos pesada, sentia-me mais leve e acho que até sorri (o que nem tem sido fácil por estes dias). A minha grande amiga S. faz parte da minha família e a minha vida seria bem triste se não a tivesse por perto em todas as ocasiões. E a verdade é que, quando nos juntamos para cozinhar, não tem como sair mal :)
Umas batatas recheadas foram o acompanhamento do jantar de ontem mas, poderiam muito bem, quanto a mim, ser o prato principal. Estavam muito boas e foram a estrela do jantar.

Precisamos de:
- 3 batatas grandes
- 1 colher de sopa bem cheia de queijo feta (pode ser substituído por queijo de cabra)
- 1 colher de sopa bem cheia de requeijão (usei Saloio light de barrar)
- 1 colher de sopa de salsa picada
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de maionese (usei maionese de Dijon)
- sal e pimenta preta moída q.b.
- 1 fio de azeite
- 2 fatias de queijo flamengo



Lavar muito bem a casca das batatas e cortar a meio de forma a que quando vão ao forno poderem ficar bem colocadas no pirex e cozer até ficarem quase cozidas, em água e sal. Escorrer bem.
Retirar, com uma colher de sopa e cuidadosamente, um pedaço da polpa da batata, ficando na mesma uma abertura.
Triturar no robot: polpa da batata, queijo feta, requeijão, salsa e metade do alho em pé, maionese até ficar uma pasta grumosa (vel. 6, 6seg.).
Colocar um pouco de alho em pó em cada metade da batata e um pouco de pimenta preta moída e um fio de azeite.
Rechear com uma porção do creme cada metade da batata e calque com a colher para aderir bem.
Coloque o queijo flamengo partido em pedacinhos e leve ao forno para que as batatas acabem de cozer completamente e fiquem gratinadas.

4 comentários: