quinta-feira, 3 de maio de 2012

pão quentinho

Adoro fazer pão, a sério! O cheiro a pão quentinho que se propaga para casa, poder misturar diferentes farinhas, sementes, ver o quanto cresce quando leveda e depois, a cereja por cima do bolo, comer uma fatia de pão quentinho acabado de fazer com manteiga. Hummmmmm.... Precisamos de: 3 ½ copos de farinha de trigo T55 3 copos de farinha integral 3 copos de água morna 15g de fermento fresco 1 ½ colher (sopa) de sal grosso sementes de sésamo brancas e pretas, linhaça, de girassol óleo para pincelar o tabuleiro que vai ao forno
Colocar a água morna e o fermento e deixar dissolver (ajudar com as mãos). Adicionar os restantes ingredientes e misturar bem. Se a massa estiver demasiado mole, acrescente mais um pouco de farinha. Colocar num recipiente plástico a massa e colocar por cima do frigorífico deixando levedar por 2h. Findo este tempo, divida a massa por porções (o melhor será pesar cada porção). Com a ajuda do pincel, unte com o óleo o tabuleiro. Coloque cada porção de massa seguida até usar toda a massa e deixa levedar no tabuleiro por 20m. Leve ao forno a 200ºC por cerca de 20m.

6 comentários:

  1. E com manteiguinha uma delicia mesmo....bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Sou inteiramente da mesma opinião!O cheiro do pão a levedar e depois a cozer é dos melhores cheiros que existem!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Que bela fornada! Também adoramos fazer pão em casa. Já nem me lembro de comprar pão! Mas às vezes os meus pais oferecem-nos pães das terriolas (alentejo, trás-os-montes, etc.) de modo que o pão regional é o único de compra que entra em casa :)

    ResponderEliminar
  4. só de olhar para a foto parece que consigo sentir o cheiro do pão a acabar de sair do forno.
    e já o imagino com manteiga a derreter por cima.
    e já fiquei cheia de fome.....

    ResponderEliminar
  5. Aí aí, já na hora do café este paozinho cairia muito bem.
    bjo

    ResponderEliminar
  6. Olá Raquelita! Estou a ver que tem havido pãozinho quente por esses lados! Que bom hmmm!..
    Já agora deixo-te um conselho, tenta cozer o pão com mais temperatura 220ºC/230ºC, isto dár-lhe-á um impulso de crescimento inicial e dar-lhe-á uma cor mais douradinha :)
    Beijinho e boas fornadas!

    ResponderEliminar