quinta-feira, 29 de julho de 2010

vou de férias e deixo uma receita: frango à oriental

hoje e, a partir de hoje, deixo umas quantas receitas agendadas. Vou de férias para a Madeira, uma semanita apenas.  Não é a primeira vez, vivi lá 2 anos e o A. é orgulhosamente Madeirense:)
Vou matar saudades de muitos cantinhos que faziam parte do meu dia-a-dia, vou voltar a saborear: espetada em pau de louro, bolo do caco com manteiga de alho, peixe espada com molho de banana e maracujá, milho frito.... E o meu A. vai poder finalmente conhecer o sítio onde nasceu...
Hoje deixo cá uma receita muito simples de frango à oriental que deliciou pequenos e graúdos cá em casa.

Precisamos de:
- bifes ou peito de frango - aproximadamente 500g
- 2 dentes de alho generosos
- pimento verde
- 1/2 cebola
- 6 espargos frescos (pode usar de conserva adaptando a receita)
- 6 cogumelos portobello frescos
- molho de soja
- molho inglês
- 1 fio de azeite
- cominhos
- açafrão
- 2 colheres de sopa de água
- sal e pimenta

Corte a carne em tirinhas, o pimento em juliana assim como a cebola, os espargos retire-lhes a ponta dura com as mãos e corte em pedacinhos na lateral, os alhos bem picadinhos.
Refogue me lume brando os alhos no azeite.
Acrescente a cebola, os espargos (excepto as pontas mais tenrinhas) e o pimento e deixe cozinhar, sempre em lume brando por uns minutos.
Adicione os cogumelos laminados  e acrescente também o frango.
Acrescente as pontas dos espargos que havia reservado e os temperos: sal, pimenta, cominhos e açafrão, umas gotas de molho de soja e inglês e deixe cozinhar mais um pouco até verificar que a carne está tenra. Quando verificar que está a ficar sem líquido acrescente a água e deixe evaporar.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

bolo mármore com ganache de chocolate

este bolo foi retirado daqui e fi-lo para a festa de anos do Bi. Houve imensas e divergentes opiniões: houve quem adorasse e houve quem não gostasse mesmo! Eu gostei mas, devem ter em consideração de que eu gosto de bolos que não sejam demasiado doces, demasiado enjoativos e já sabem que adoro chocolate!:)
Não é um bolo muito grande mas, aconselho-vos vivamente a experimentarem e virem cá dar a vossa opinião. Eu hei-de repetir, não para o namorido que achou a cobertura um pouco para o azedo, eu achei que me encheu as medidas e o A. (provador oficial do reino da Raquelita) andava a ajudar o irmão a abrir as prendas e não provou... Portanto temos empate e, cabe aos meus leitores proceder ao desempate.
Aqui fica a receita copiada e executada de forma integralmente igual ao blog acima referido...

Precisamos de:
Bolo:
200g de farinha
1/2 colher de chá de fermento
150g de chocolate em barra
250g de manteiga
150g de açúcar (retirei 50g)
200g de açúcar mascavado (retirei 50g)
4 ovos grandes
150ml de leite
sal


Ganache:
100g de chocolate em barra
100ml de natas frescas

Aquecer o forno a 180ºc.
Peneirar a farinha, o fermento e uma pitada de sal para um recipiente.
Derreter o chocolate em banho Maria em lume médio.
Bata a manteiga, a temperatura ambiente, durante cerca de 2-3 minutos. Adicione os dois tipos de açúcar e bata até ter uma mistura clara e cremosa.
Sem deixar de bater adicione os ovos um a um.
Com a batedeira a baixa velocidade adicione a mistura de farinha alternada com o leite.
Junte ao chocolate 1/4 da massa e misture bem.
Numa forma de bolo inglês de silicone, alterne colheradas de massa branca e de chocolate e com uma faca faça leves movimentos em espiral.
Cozer durante cerca de 50-60 minutos ou até o palito sair seco.
Deixe arrefecer na forma durante cerca de 10 minutos, retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Para o Ganache, parta o chocolate em pedaços e coloque num recipiente médio.
Ponha as natas a ferver em fogo forte e verta sobre o chocolate misturando bem.
Deixe repousar cerca de 10 minutos para que espesse.
 Verta o Ganache sobre o bolo, decorar a gosto, eu usei amêndoa triturada, e deixar arrefecer durante cerca de 1 hora até que o Ganache solidifique.

terça-feira, 27 de julho de 2010

fofos de atum


tirei esta receita do fórum da bimby. Fiz para levar para um piquenique que é coisa que fazemos muitas vezes quando está bom tempo: piquenique no parque, na praia,... E também nestas alturas gostamos de variar aquilo que comemos: massa fria com queijo feta, atum e ovo cozido; salada de alface com cenoura, tomate, pepino, croutouns, cebola e atum; bola de carne caseira, fofos de atum, fofos de frango, sandes de pasta de atum. Há sempre gelatinas fresquinhas, iogurtes líquidos, muita água, bolachas integrais, cubos de melão ou melancia. Evitamos geralmente os fritos e as viciantes batatas fritas de pacote:)
Desta vez levamos uns fofos de atum que foram apreciados e repetidos.

Precisamos de:
2 latas de atum
6 cogumelos frescos (usei de lata) cortados em pedaçinhos - não usei
1 cebola
meio chouriço em pedacinhos - acrescentei eu
2 dentes de alho
azeite
oregãos q.b.
90 grs de polpa de tomate - não usei
sal e pimenta

Refogue a cebola e o alho picados no azeite, junte os cogumelos cortados aos pedacinhos, polpa de tomate, sal, pimenta, oregãos e o atum desfiado, deixe cozinhar por 5 minutos.
Na Bimby
Deite no copo a cebola, alho e azeite triture uns seg. vel.6, programe 6m.,temp.100º vel. 2. Junte restantes ingredientes e programe + 5 minutos, temp.100ºvel. colher inversa.

Unte formas de queques, untadas e polvilhadas com farinha  deite um pouco de massa, um pouco de recheio e cubra com mais massa. Leve ao forno quente 180º 25/30 minutos ou até que se apresentem cozidos.


segunda-feira, 26 de julho de 2010

cheesecake de morango sem forno

o meu querido adora cheesecake e eu nunca tinha experimentado fazer. Desta vez, no 3º aniversário do Bi :) resolvi experimentar e fazer. Li imensas receitas umas em que o cheesecake ia ao forno e esta, da vaqueiro, que eu não se levava a cozer no forno. Como sou sempre eu que faço todas as iguarias da mesa, achei que esta seria mais prática pois poderia usar o forno para fazer as restantes receitas. Tenho no entanto de confessar, que isto de fazermos festa para a família é mais complicado do que quando convidamos apenas amigos. Por melhor intenção que tenhamos as críticas surgem sempre: este bolo deveria ser mais doce, este menos doce, este mais assim, aquele mais assado. E as críticas vêm sempre de quem nem sequer sabe fazer bolos, de quem está habituado a comprar tudo. Irra, é muito difícil! Bem, voltemos ao cheesecake que já nos estamos a desviar do assunto! O cheesecake sofreu apenas um pequeno revés, estava pouco firme, não sei se deveria ter usado mais folhas de gelatina ou se foi do extremo calor que estava nesse dia. A verdade é que o sabor era delicioso apenas uma pequena mudança a efectuar na próxima execução: fazer o doce com fruta mesma e pedaços e fruta e não usar compota de fruta. A receita que aqui fica tinha-a copiado há algum tempo e a única indicação da fonte é que foi retirado da vaqueiro, não sei se alguém tirou da vaqueiro e eu copiei ou se terei ido mesmo ao site da vaqueiro...

Precisamos de:
-1 lata leite condensado;
-2 pacotes de nata;
-1 embalagem de Queijo-Creme (não cria grumos como o requeijão ou queijo fresco nem é "aguado");
-4 folhas de gelatina;
-1 pacote de bolachas de tipo Digestive - 200g
-q.b. VAQUEIRO CULINESSE 
-compota de framboesa/morango de boa qualidade.
Começa pela base. Trituras a bolachas, juntas a Culinesse e amassas com a mão. Calcar bem na base de uma tarteira. Deixar no frigorífico a endurecer.
Deixar as folhas de gelatina em água fria enquanto: Bates as natas, juntas o leite condensado e o queijo.
Retiras a água fria da gelatina já amolecida numa taça grande e juntas um pouco de água a ferver para a desfazer, o mínimo para que se dissolva.
Juntas o preparado anterior à gelatina desfeita (este é um truque que se usa em vez de se por a gelatina no preparado, faz com que endureça melhor a gelatina e mais uniformemente).
Colocas a mistura na tarteira. 
Cobres com doce.

sábado, 24 de julho de 2010

As estrelas da refeição: Acompanhamentos

nesta casa pouco se tem cozinhado: grelhados, saladas ricas, ovos mexidos enriquecidos, muitos e variados acompanhamentos têm sido as estrelas da hora da refeição.
Mas, podem entrar, peguem num prato e sirvam-se que nesta casa há sempre lugar e comida para mais um..Têm entremeada grelhada, espargos e cogumelos frescos assados com flor de sal e azeite, cenouras temperadas e salsa de legumes. Se quiserem um ovo estrelado, também se faz num instante com umas torradinhas de pão de véspera. Haja boa vontade e amizade! E haja apetite que nesta casa, não há lugar para gente esquisita:)

Cenourinhas temperadas:
- cenouras cortadas em rodelas grossas que devem levar a cozer por 4mn em água com sal a ferver
- 2 dentes de alho grandes picadinhos
- 1 fio de azeite
- flor de sal
- molho de soja
- molho inglês

Depois de cozerem as cenouras durante o tempo indicado, levem o alho a refogar no azeite e deixem cozinhar um pouco em lume brando para que o alho liberte o seu aroma.
Acrescente as cenouras e sempre em lume brando, tempere com flor de sal (pouco), molho inglês e molho de soja (apenas umas gotas de cada) e deixe cozinhar apenas para tomar gosto e sempre em lume brando.

Salsa de legumes:
Começou por ser um molho e acabou numa salada diferente...
- 1 pepine
- 1/2 tomate
- 1/2 pimento verde
- 1 cebola
- molho: 1 dente de alho picado no almofariz juntamente com 1 colher de café de flor de sal, 1 colher de café de oregãos. Esmague bem. Acrescente 1 colher de café de raspa de limão, uma colher de café de mostarda, 1 colher de chá de sumo de limão, 2 colheres de chá de azeite, misture muito bem até ficar bem emulsionado.

Corte todos os legumes em quadradinhos, verta o molho e envolva muito bem.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

salada de salsicha fresca, queijo e legumes


nesta altura do ano, fazemos imensas saladas, saladas com legumes assados, saladas de massa, saladas de arroz, é o que nos sabe melhor, são rápidas e deliciosamente nutritivas. Nem sempre são light, o queijo chévre e as salsichas retiram toda a filosofia das saladas associadas a dieta! Se bem que uma dietita para os adultos cá de casa não seria mal pensado...
Precisamos de:
- salsichas de churrasco
- queijo chévre
- espargos
- pimento vermelho 
- cogumelos portobello frescos
- courgete
- molho vinagrete (sal fino, pimenta, vinagre de cidra e azeite bem emulsionado)

Grelhar as salsichas, a courgete (cortada em rodelas), os espargos inteiros, o pimento vermelho e os cogumelos também inteiros.
Quando estiver grelhado, corte as salsichas em rodelas e o pimento, retire-lhe a pele e corte em tiras.
Colocar numa saladeira.
Verta o vinagrete e mexa bem, adicione o queijo chévre partido em pedaços.

terça-feira, 20 de julho de 2010

tosta com chévre e mel

Tinha visto no blog cinco quartos de laranja, sob o nome de tiborna e levava alecrim, ingrediente que me esqueci de incluir e eu, que graças à minha amiga M., fiz como a formiguinha, sequei imenso alecrim e guardei para quando precisar.
Mesmo sem o alecrim, digo-vos que ficou igualmente deliciosa, fora do normal. Ah, e só mudei o nome porque é mais fácil. LOL

Precisamos de:
- pão
- queijo chévre (usei Palhais)
- mel

Tostei o pão primeiro no forno, quando estava tostadinho coloquei rodelas de chévre e levei a gratinar.
Retirei, verti mel por cima e deliciei-me!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

costoletas marinadas com laranja, limão e alecrim

Não tenho a certeza mas, julgo que vi esta receita no livro da Mafalda Pinto Leite e ficou-me na memória. Não sei bem se eram estes os ingredientes, se acrescentei algo, se faltava algo.... Sei que ficaram muito saborosas e é uma receita super, super fácil. Aliás, nem sei se posso considerar bem uma receita, é mais uma dica, pois o segredo está na marinada.

Precisamos de:
- raspa de meia laranja
- raspa de meio limão
- hastes de alecrim
- 1 colher de chá de flor de sal
- 1 colher de chá de azeite
- sumo de meia laranja
- costoletas do cachaço

Juntar bem todos os elementos da marinada, colocar as costoletas mergulhadas nesta marinada e deixar assim por 30mn, virando a meio as costoletas.
Grelhe e saboreie lentamente!

terça-feira, 13 de julho de 2010

espetadinhas de frango aromáticas para celebrar o aniversário do figo lampo

Esta é a minha receita para festejar o aniversário do figo lampo. Inicialmente lembrei-me de fazer algo com figos, tão do agrado da autora mas, depois resolvi-me por estas espetadinhas de frango que acompanham tão bem umas "batatongas" fritas, umas tortilhas recheadas de legumes, umas bruschetas de tomate e pepino. Como deveríamos comemorar contribuindo, eu contribuí com algo bem simples e apetitoso. Que venham muitos mais 20 Margarida e espero que continues a surpreender-nos!

Precisamos de:
- peito de frango
- mini paus de espetada
- 1 colher de café de cominhos
- 1 colher de café de colorau
- 1 colher de café de flor de sal
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher de chá de molho de soja
- 1 colher de café de pimenta
- 1 colher de café de alho em pó
- 1 colher de café de vinagre balsâmico

Cortar o peito de frango em pedaços.
Fazer uma marinada num saco de plástico deitando lá para dentro: cominhos, colorau, flor de sal, mel, molho de soja, pimenta, alho em pó e vinagre balsâmico.
Agitar muito bem o saco para a marinada fique bem misturada.
Colocar os pedacinhos de frango e deixe marinar por 30mn.
Grelhe em lume brando sirva de seguida.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

charutinhos de legumes (minha versão de crepes chineses)

aqui fica o registo da minha versão dos fabulosos crepes que comemos nos chineses, desta vez uma versão um pouco mais estaladiça e menos gordurosa! LOL
Todos apreciamos, com um fiozinho de molho de soja revelaram-se: um excelente aproveitamento para a massa filo que havia no frigorífico, outra maneira de ingerirmos legumes, uma deliciosa entrada.
Queria pedir desculpa pela qualidade da foto, ficou horrorosa, a este prato tirei umas 5 e cada uma estava pior do que anterior:( Desconfio que ficou tão mal por causa da pressa com que estavamos para degustar este amuse-bouche.

Precisamos de:
- massa filo
- legumes a gosto: usei repolho, cenoura, alho francês, cebola e pimento verde
- azeite q.b.
- 2 dentes de alho picadinhos

Refoguei os alhos picadinhos no azeite e triturei os legumes todos ao mesmo tempo (fiz na Bimby) de forma a ficarem bem triturados).
Levei os legumes a refogar  e temperei com um pouco de sal e pimenta.
Untei cada folha de massa filo com manteiga.
Cortei quadradinhos de massa.
No centro de cada quadradinho coloquei uma porção de legumes. Fechei cada quadradinho como se fosse um charuto, dobrando as pontas para baixo.
Levei ao forno a 180ºC até dourar.
Demos um corte no meio de cada charutinho e vertemos um pouco de molho de soja.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

mini almôndegas de perú

ficaram deliciosas estas mini almôndegas, sinceramente achei ainda mais saborosas do que as de vaca. Ficaram tenras, apetitosas e quantas mais houvesse mais se comeria!!!

Precisamos de:
- 3 bifes de perú
- 1 chouriça de carne corrente
- 1/4 de cebola
- 1/4 de pimento verde
- 2 alhos
- 300ml de molho de tomate (usei caseiro)



Piquei a carne com a cebola, o pimento e o alho, a chouriça.
Moldei pequenas bolas.
Num pirex coloquei o molho de tomate e por cima as almôndegas bem alinhadas.
Levei por 50mn ao forno a 150ºC para não ficar seco ou tostado e a meio da cozedura virei cada almôndega cuidadosamente e voltei a alinhá-las.

terça-feira, 6 de julho de 2010

chop suey de porco

bem, aqui fica o registo de uma receita de sabor oriental, não faço a mais pálida ideia quais os ingredientes que leva, a minha intuição ditou e ficou muito saboroso. A verdade é que eu associa a comida chinesa a legumes, se repararmos bem a maior parte dos pratos integra legumes salteados é certa, os pratos são muito gordurosos dirão vocês e eu, vejo-me forçada a concordar, mas este não era gordurosos, levava legumes e estava super delicioso. Os miúdos e graúdos cá de casa comeram com gosto!

Precisamos de:
- repolho em juliana
- cenouras em juliana
- alho francês em meias luas
- cebola em meias luas finas
- pimento verde em juliana
- 2 dentes de alho picadinhos
- 3 fêveras finas de porco cortadas em tirinhas
- 1 fio de azeite
- 1 colher + 1/2 de sopa de molho de soja
- 4 cogumelos laminados 
- sal e pimenta q.b.

Deitar um fio de azeite e os alhos picadinhos no wok e deixar refogar em lume brando.
Acrescentar a cenoura e deixar cozinhar um pouco.
Adicionar o pimento verde e os cogumelos. Temperar de sal e pimenta e deixar cozinhar mais um pouco.
Acrescentar o alho francês e a cebola e meia colher de sopa de molho de soja. Deixar cozinhar até estar crocante.
Retirar os legumes para um prato e reserve.
No wok, e sem lavar, adicionar as tirinhas de carne e molho de soja e deixar cozinhar mexendo sempre.
Quando a carne estiver pronta acrescentar os legumes e rectificar os temperos.

domingo, 4 de julho de 2010

figos com feta e mel

são uma entrada ou sobremesa EXCELENTE! Das melhores que já comi e que com certeza repetirei. A sugestão partiu daqui não usei a mangerona porque não tinha mas ainda assim ficou delicioso. A minha foto ficou um tanto ou quanto sem sabor mas experimentem porque sabor é o que não falta a esta receita.

Precisamos de:
- figos
- queijo feta
- mel

Corte 4 pontas com as mãos, cuidadosamente, no figo.
Esfarele com os dedos o queijo feta.
Recheie o figo com o queijo feta e verta por cima um pouco de mel.

sábado, 3 de julho de 2010

barrinhas de morango com cobertura de crumble para comemorar o 9º aniversário do Pedro Octávio

A Luisa é uma blogger super imaginativa e teve a ideia de comemorar os aniversários dos seus filhos com um desafio. No 1º não participei mas no 2º resolvi participar não tanto pelo prémio mas para celebrar o amor de uma mãe por um filho. E o que há de melhor no mundo? Os nossos filhos:)
O desafio consistia em cozinhar algo com aparência vermelha, não fiz um bolo vermelho, não fiz uma tarte de  morango mas resolvi fazer as barrinhas de morango com cobertura de crumble da Patrícia cujo recheio é deliciosamente vermelho, tal como o nosso coração! Esta receita encheu as medidas do pessoal cá de casa: é uma sobremesa magnífica, simples, nada enjoativa e viciante!
Muitos parabéns para o Pedro e para a mãe que também devemos felicitar. Aqui fica a barrinha reservada para o Pedro Octávio.

Precisamos de:
Base:
- 78g - de açúcar refinado
- 225g - de farinha de trigo, peneirada
- ½ colher (chá) de fermento em pó, peneirado - substitui por bicabornato de sódio
- 1 pitada de sal
- 1 ovo, levemente batido com um garfo
- 100g de manteiga sem sal, derretida

Recheio de morango:
- 450g de morangos,  em cubinhos
 - 112g - de açúcar refinado
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha - substitui por 1/2 pacote de açúcar baunilhado

Cobertura de crumble:
 – 225g - de farinha de trigo, peneirada
 - 78g - de açúcar refinado
- 150g de manteiga sem sal gelada e picada

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.
Coloque o açúcar, a farinha, o bicabornato de sódio, o sal, o ovo e a manteiga numa tigela e misture. Espalhe a massa na forma preparada e vá espalhando com as costas de uma colher, apertando, até cobrir todo o fundo da forma. Asse por 20-25 minutos ou até dourar e firmar. Deixe esfriar completamente.
Enquanto a base asse, prepare o recheio: coloque os morangos, o açúcar e o açúcar baunilhado numa tigela e misture. Reserve.
Agora, a cobertura: coloque a farinha e o açúcar numa tigela e, usando as pontas dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Com o auxílio de uma escumadeira, vá removendo os morangos da tigela, retirando o máximo de líquido possível e arrumando sobre a base já fria. Cubra com a farofinha e asse por 35-40 minutos ou até dourar.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

perú gratinado

carnes brancas é coisa que por aqui se come com frequência, varia-se a forma como se cozinha, variamos os ingredientes e sabe sempre bem. Desta vez, umas tirinhas de perú deram umas voltas na frigideira, cortaram-se os legumes em juliana, adicionamos uma pitada de leite, e levamos tudo a gratinar. Simples, despretensioso, saboroso e rápido! Que mais podemos pedir?
Precisamos de:
- bifes de perú finos
- 1/2 chávena de leite
- sal e pimenta q.b. 
- 1 cenoura cortada picados no robot (fiz na bimby 5sg velocidade 5)
- repolho cortado picado no robot
- sal e pimenta q.b.
- queijo mozarella ralado
- 1 fio de azeite

Levar o azeite ao lume e acrescentar as tiras de perú, temperar de sal e pimenta e deixar refogar 3 mn de cada lado, acrescentar os legumes e deixar cozinhar mais 2mn.
Retificar os temperos e acrescentar leite, deixar levantar fervura e transferir para um pirex.
Polvilhar com queijo ralado e oregãos e deixar gratinar.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

migas de penca ou esparregado de penca???

não é uma coisa nem outra é um mix, LOL. Que é o mesmo que dizer: não sei bem o que é, não sei bem como lhe hei-de chamar mas, que é bom, lá isso é!:)
Podem fazer de penca, espinafre, couve galega,... É só porem a imaginação a trabalhar!
É uma forma fantástica de aproveitarem legumes que estejam esquecidos na última gaveta do frigorífico, para darem uso a tanto pão que sobrou de véspera e ... voilá: um acompanhamento diferente e mais uma forma de comermos legumes.

Precisamos de:
- penca (usei as folhas de fora que são as mais escuras e cortei apenas um pedaço do talo mais duro)
- 2 pães de véspera
- 3 dentes de alho picadinhos- um fio de azeite
- 1 colher de sopa de queijo ralado
- leite q.b.
- sal e pimenta q.b.

Cozer os legumes em água fervente.
Escorrer muito bem e com a faca picar em pedacinhos.
Desfazer o pão com as mãos em pedaços grosseiros.
Levar os alhos picadinhos a refogar no azeite sem queimar.
Acrescentar a penca picada e aos poucos ir acrescentando o pão.
Mexer.
Quando todo o pão estiver no tacho, adicionar leite aos poucos para ir ensopando o pão.
Temperar com sal e pimenta, se ficar muito seco acrescentar mais um pouco de leite.
Rectificar o tempero, acrescentar o queijo e  mexer até este derreter.