quinta-feira, 29 de julho de 2010

vou de férias e deixo uma receita: frango à oriental

hoje e, a partir de hoje, deixo umas quantas receitas agendadas. Vou de férias para a Madeira, uma semanita apenas.  Não é a primeira vez, vivi lá 2 anos e o A. é orgulhosamente Madeirense:)
Vou matar saudades de muitos cantinhos que faziam parte do meu dia-a-dia, vou voltar a saborear: espetada em pau de louro, bolo do caco com manteiga de alho, peixe espada com molho de banana e maracujá, milho frito.... E o meu A. vai poder finalmente conhecer o sítio onde nasceu...
Hoje deixo cá uma receita muito simples de frango à oriental que deliciou pequenos e graúdos cá em casa.

Precisamos de:
- bifes ou peito de frango - aproximadamente 500g
- 2 dentes de alho generosos
- pimento verde
- 1/2 cebola
- 6 espargos frescos (pode usar de conserva adaptando a receita)
- 6 cogumelos portobello frescos
- molho de soja
- molho inglês
- 1 fio de azeite
- cominhos
- açafrão
- 2 colheres de sopa de água
- sal e pimenta

Corte a carne em tirinhas, o pimento em juliana assim como a cebola, os espargos retire-lhes a ponta dura com as mãos e corte em pedacinhos na lateral, os alhos bem picadinhos.
Refogue me lume brando os alhos no azeite.
Acrescente a cebola, os espargos (excepto as pontas mais tenrinhas) e o pimento e deixe cozinhar, sempre em lume brando por uns minutos.
Adicione os cogumelos laminados  e acrescente também o frango.
Acrescente as pontas dos espargos que havia reservado e os temperos: sal, pimenta, cominhos e açafrão, umas gotas de molho de soja e inglês e deixe cozinhar mais um pouco até verificar que a carne está tenra. Quando verificar que está a ficar sem líquido acrescente a água e deixe evaporar.

2 comentários: