terça-feira, 27 de julho de 2010

fofos de atum


tirei esta receita do fórum da bimby. Fiz para levar para um piquenique que é coisa que fazemos muitas vezes quando está bom tempo: piquenique no parque, na praia,... E também nestas alturas gostamos de variar aquilo que comemos: massa fria com queijo feta, atum e ovo cozido; salada de alface com cenoura, tomate, pepino, croutouns, cebola e atum; bola de carne caseira, fofos de atum, fofos de frango, sandes de pasta de atum. Há sempre gelatinas fresquinhas, iogurtes líquidos, muita água, bolachas integrais, cubos de melão ou melancia. Evitamos geralmente os fritos e as viciantes batatas fritas de pacote:)
Desta vez levamos uns fofos de atum que foram apreciados e repetidos.

Precisamos de:
2 latas de atum
6 cogumelos frescos (usei de lata) cortados em pedaçinhos - não usei
1 cebola
meio chouriço em pedacinhos - acrescentei eu
2 dentes de alho
azeite
oregãos q.b.
90 grs de polpa de tomate - não usei
sal e pimenta

Refogue a cebola e o alho picados no azeite, junte os cogumelos cortados aos pedacinhos, polpa de tomate, sal, pimenta, oregãos e o atum desfiado, deixe cozinhar por 5 minutos.
Na Bimby
Deite no copo a cebola, alho e azeite triture uns seg. vel.6, programe 6m.,temp.100º vel. 2. Junte restantes ingredientes e programe + 5 minutos, temp.100ºvel. colher inversa.

Unte formas de queques, untadas e polvilhadas com farinha  deite um pouco de massa, um pouco de recheio e cubra com mais massa. Leve ao forno quente 180º 25/30 minutos ou até que se apresentem cozidos.


6 comentários:

  1. Ficaram com muito bom aspecto, é uma receita super indicada para estes dias de calor e para as actividades ao ar livre!

    ResponderEliminar
  2. Oh meu Deus, que graçinha, ficaram muito lindos, uma delicia com certeza! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima sugestão para piqueniques sem duvida.
    Tenho de experimentar:)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Óptima ideia!....
    ficaram muito apetitosos
    babette

    ResponderEliminar
  5. E são mesmo excelentes para estes dias! bjinhos

    ResponderEliminar