sábado, 3 de julho de 2010

barrinhas de morango com cobertura de crumble para comemorar o 9º aniversário do Pedro Octávio

A Luisa é uma blogger super imaginativa e teve a ideia de comemorar os aniversários dos seus filhos com um desafio. No 1º não participei mas no 2º resolvi participar não tanto pelo prémio mas para celebrar o amor de uma mãe por um filho. E o que há de melhor no mundo? Os nossos filhos:)
O desafio consistia em cozinhar algo com aparência vermelha, não fiz um bolo vermelho, não fiz uma tarte de  morango mas resolvi fazer as barrinhas de morango com cobertura de crumble da Patrícia cujo recheio é deliciosamente vermelho, tal como o nosso coração! Esta receita encheu as medidas do pessoal cá de casa: é uma sobremesa magnífica, simples, nada enjoativa e viciante!
Muitos parabéns para o Pedro e para a mãe que também devemos felicitar. Aqui fica a barrinha reservada para o Pedro Octávio.

Precisamos de:
Base:
- 78g - de açúcar refinado
- 225g - de farinha de trigo, peneirada
- ½ colher (chá) de fermento em pó, peneirado - substitui por bicabornato de sódio
- 1 pitada de sal
- 1 ovo, levemente batido com um garfo
- 100g de manteiga sem sal, derretida

Recheio de morango:
- 450g de morangos,  em cubinhos
 - 112g - de açúcar refinado
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha - substitui por 1/2 pacote de açúcar baunilhado

Cobertura de crumble:
 – 225g - de farinha de trigo, peneirada
 - 78g - de açúcar refinado
- 150g de manteiga sem sal gelada e picada

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.
Coloque o açúcar, a farinha, o bicabornato de sódio, o sal, o ovo e a manteiga numa tigela e misture. Espalhe a massa na forma preparada e vá espalhando com as costas de uma colher, apertando, até cobrir todo o fundo da forma. Asse por 20-25 minutos ou até dourar e firmar. Deixe esfriar completamente.
Enquanto a base asse, prepare o recheio: coloque os morangos, o açúcar e o açúcar baunilhado numa tigela e misture. Reserve.
Agora, a cobertura: coloque a farinha e o açúcar numa tigela e, usando as pontas dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Com o auxílio de uma escumadeira, vá removendo os morangos da tigela, retirando o máximo de líquido possível e arrumando sobre a base já fria. Cubra com a farofinha e asse por 35-40 minutos ou até dourar.

1 comentário: