sábado, 24 de julho de 2010

As estrelas da refeição: Acompanhamentos

nesta casa pouco se tem cozinhado: grelhados, saladas ricas, ovos mexidos enriquecidos, muitos e variados acompanhamentos têm sido as estrelas da hora da refeição.
Mas, podem entrar, peguem num prato e sirvam-se que nesta casa há sempre lugar e comida para mais um..Têm entremeada grelhada, espargos e cogumelos frescos assados com flor de sal e azeite, cenouras temperadas e salsa de legumes. Se quiserem um ovo estrelado, também se faz num instante com umas torradinhas de pão de véspera. Haja boa vontade e amizade! E haja apetite que nesta casa, não há lugar para gente esquisita:)

Cenourinhas temperadas:
- cenouras cortadas em rodelas grossas que devem levar a cozer por 4mn em água com sal a ferver
- 2 dentes de alho grandes picadinhos
- 1 fio de azeite
- flor de sal
- molho de soja
- molho inglês

Depois de cozerem as cenouras durante o tempo indicado, levem o alho a refogar no azeite e deixem cozinhar um pouco em lume brando para que o alho liberte o seu aroma.
Acrescente as cenouras e sempre em lume brando, tempere com flor de sal (pouco), molho inglês e molho de soja (apenas umas gotas de cada) e deixe cozinhar apenas para tomar gosto e sempre em lume brando.

Salsa de legumes:
Começou por ser um molho e acabou numa salada diferente...
- 1 pepine
- 1/2 tomate
- 1/2 pimento verde
- 1 cebola
- molho: 1 dente de alho picado no almofariz juntamente com 1 colher de café de flor de sal, 1 colher de café de oregãos. Esmague bem. Acrescente 1 colher de café de raspa de limão, uma colher de café de mostarda, 1 colher de chá de sumo de limão, 2 colheres de chá de azeite, misture muito bem até ficar bem emulsionado.

Corte todos os legumes em quadradinhos, verta o molho e envolva muito bem.

2 comentários:

  1. Quanta delicia Raquelita, pra nem preciso de ovo não, isso tudo já está maravilhoso! Parabéns! Bjos e um ótimo domingo!

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de acompanhamento...

    Bjs

    ResponderEliminar