domingo, 3 de maio de 2015

Bolo fudge de chocolate e café

Cá em casa a hora da refeição é a altura em que falamos sobre o nosso dia. A hora do jantar é a única em que nos sentamos os quatro, juntos para partilharmos uma refeição. É a hora mais importante do dia. Mesmo que haja reclamações por causa dos brócolos e da sopa. E acreditem que há muitas vezes. Mas como diria a minha mãe: "os cães ladram e a caravana passa". Não adianta nada, está claro! É que os brócolos continuam a aparecer e veja-se bem, a mãe até se lembra de ir ao mercadinho biológico comprar ingredientes estranhos como no outro dia em que comprou couve-flor roxa.
Desta vez trouxe as acelgas que tanto adoro, rúcula, agrião, rábano roxo. Para os fazer comer os brócolos recorro a truques como por exemplo, cozinhar os brócolos bem picadinhos com a carne picada. Assim, no molho da bolonhesa também vão os brócolos. O mais pequeno reclama: "não disseste que havia brócolos, disseste que era massa bolonhesa". Faço ouvidos de mercador. Ontem por exemplo fiz gyosas e recheei com carne picada salteada com gengibre e acelgas, tudo bem picadinho. Também coloco os legumes inteiros, como os brócolos mas, nunca desisto. E eles sabem que há sempre com todas as refeições. 
Muitas vezes vos digo que os meus filhos comem muito bem. E é verdade. Mas também gostava que soubessem que é um processo contínuo, que leva tempo. É preciso ser perseverante e simultaneamente, resiliente, para não nos deixarmos "enrolar" pelos queixumes constantes.
Cá em casa faz-se muita coisa variada para comer mas, é preciso que eles saibam que também devem comer o que lhes faz bem e que, mesmo que seja verde e até não achem que saiba bem, faz maravihas por eles.
Cada dia é uma hipótese de fazermos uma coisa nova por isso, porquê desperdiçar essa oportunidade fazendo de novo o mesmo?
Para começar bem a semana deixo a receita bem docinha de um bolo fudge maravilhoso.

Post patrocinado




Precisamos de:
1ª camada:
 - 3 col. sopa de cacau
- 180g de farinha sem fermento
- 1 col. chá de fermento em pó
- uma col. de café em pó (moído no moinho incluído na Liquidificador Mix Perect 9000)
- um café expresso curto tirado Krups Espresso Expert Pro Inox
- 100ml de leite
- 2 col. sopa de manteiga derretida

 1.    Aquecer o forno a 180º.
2.    Misturar farinha, café  em pó, café expresso, fermento, leite e manteiga derretida e colocar a massa num pirex que possa ir ao forno.
3.    Alisar bem

2ª camada:
- 50g de açúcar amarelo
- 3 col. sopa de cacau de boa qualidade
- 160ml de água a ferver

1.       Polvilhar a base com o açúcar misturado com o café.
2.       Deitar a água a ferver (coloque uma colher entre a base e o fervedor para que não fique cheia de buracos) e levar ao forno cerca de 50m.

3.       Sirva com redução de ruibarbo ou com gelado.







4 comentários:

  1. Hummm, que vontade de comer uma fatia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ai ai ai que deve ser uma delicia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Raquelita!!!
    Realmente a gente aprende a comer bem na infância, acho ótimo esse trabalho contínuo que você faz com seus filhos, é uma sementinha que vai crescer dentro deles!!!
    Esse bolo está de encher os olhos!!!
    Beijo e uma semana abençoada pra ti! =)

    ResponderEliminar