domingo, 17 de maio de 2015

Donuts vegan e o WBD

Quase no final do dia mas, não podia deixar de contribuir para o World Baking Day. Este dia, para mim, serve de incentivo e motivação para que vão (vamos) para a cozinha fazer algo. Pode ser uma mousse, um leite creme, um bolo, seja o que for. Sei que há muito boa gente que compra tudo feito. Cá em casa isso raramente acontece. Faço muitas, muitas coisas. Porque quero, dirão vocês. Sim, porque assim sei exactamente quais os ingredientes. Porque o que se faz em casa é infinitamente melhor, é feito com carinho.
Sempre pensei assim mas, desde que o Gabe foi diagnosticado APLV e alergia ao ovo, ainda mais. Os meus filhos crescem com donuts caseiros, bolas de berlim, pão feito em casa, massa fresca mas também, creme de legumes, peixe a vapor e tantas, tantas outras coisas saudáveis. Os bolos fazem-se por vezes. E por serem feitos apenas às vezes são, infinitamente mais valiosos.
Por isso, este ano, em vez  de fazer um bolo maravilhoso decidi partilhar estes donuts, vegan que fizeram as delicias do pequenito e dos outros também. 
Que poderia pedir mais? Foi o World Baking Day mais feliz de todos porque o melhor de cozinhar é partilhar o que fazemos com quem mais gostamos.





Precisamos de:
- 1 banana madura esmagada
- 1 flax egg
- 2 cups de farinha sem fermento
- raspa de limão
- 1 col. café de cardamomo em pó
- 1 col. café de canela
- 1/4 de cup de óleo
- 3/4 de cup de leite de aveia
- 1 col. chá de fermento em pó
- uma pitada de sal
- 1 col. sopa de vinagre de sidra

1. Misturar tudo no liquidificador e levar a cozinhar na máquina de fazer donuts (estes não são fritos, se não tiverem podem fazê-los no forno) até dourarem. Eu usei um saco de pasteleiro com a ponta cortada para ajudar a colocar a massa.
2. Eu passei cada donut em açúcar em pó misturado com sumo de limão.

4 comentários:

  1. Olá Raquelita!!
    Esses donuts devem ter ficado deliciosos, adorei a adição do cardamomo!
    Beijo e uma semana iluminada pra você!
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia. Levo comigo para experimentar no forno.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/desafio-smart-lunch-e-uma-salada-verao.html

    ResponderEliminar