domingo, 10 de maio de 2015

Muffins de cacau vegan

Já disse por estas bandas que não sou apologista de dietas radicais que excluem leite, glúten, açúcar refinado. Não sou radical em nada. Tenho sim, de fazer imensas receitas sem ovo e sem leite porque tenho um pipoca que é alérgico a ambas as coisas. Não há outra forma. E muitas vezes, quase sempre, comemos todos da mesma forma. Não porque sejamos radicais mas porque o pipoquinha fica infinitamente mais feliz por não comer diferente de nós. Basta o dia a dia em que sente na pele que não come o mesmo que os outros.
Nada de dramatismos, nunca deixamos que se faça de vítima ou que se sinta como tal. Há quem padeça de coisas bem piores e fazemos questão de lhe lembrar com frequência.
Não vou dizer que é fácil porque não é. É um menino de 7 anos que toda a vida conheceu esta realidade. Se custa? Muito. Especialmente quando fica pasmado a olhar para os bolos e a perguntar a que se sabe. É de cortar o coração. 
Eu acredito que vivemos ou devemos viver da melhor forma com o que temos e com o que somos. E é isso que lhe ensinamos desde pequenino.
Perdoem-me por isso se sou um pouco céptica em relação a todas estas formas de cozinhar em que se exclui tudo e mais alguma coisa. Devemos comer de tudo, com moderação, esse é o meu princípio. Posso parecer-vos demasiado rigorosa neste assunto mas, é a minha forma de ver estas coisas.
Deixo-vos uma receita muito, muito boa, aprovada por todos.




Precisamos de:
- 1/4 de cup + 3 col. sopa de leite vegetal
- um pouco sumo de limão
- 1 + 1/2 col. sopa de óleo (usei de coco)
- 1 flax egg 
- 1 cup de farinha
- 1/4 cup de cacau
- 1 cup mal cheio de açúcar amarelo
-1 col. chá de fermento


1. Misturar tudo (pode usar liquificador ou Bimby).
2. Colocar porções de massa em formas e levar a cozer a 170º cerca de 18m, até palito sair seco.

5 comentários: