terça-feira, 3 de março de 2015

Cannelle de Bourdeaux

Tenho o hábito de fazer projectos mentais. Coisas que quero fazer, coisas que quero ver, coisas que quero provar, coisas que quero experimentar. Faço listas mentais para...quando puder. ´
É um hábito muito antigo. Lembro-me de há muitos anos, quando os meus pais tiveram graves problemas monetários de rezar, de joelhos ao pé da cama e, pedir a Deus um milagre: que o meu pai ganhasse o Totoloto. E com o dinheiro iríamos só poder viver. Sem angústia, sem roupa que veio de primos da prima do primo, em quarta mão, com dinheiro para podermos ir ao cinema, sem sentirmos que o mundo desabfa por cima da nossa cabeça.
Claro que, agora, muitos anos depois, percebo que seria um verdadeiro milagre ele ganhar no Totoloto pois ele não jogava. 
O almejado dinheiro do Totoloto nunca chegou. Chegaram outros caminhos, difíceis, muito difíceis que todos tivemos de atravessar. Mas, lembro-me que também nessa altura guardava catálogos, recortes com o que iria comprar. 
As listas mentais vêm desde esse tempo.
É algo inato, não consigo deixar de o fazer. Talvez seja ingenuidade. Muitas das coisas dessa lista são coisas que dificilmente verão a luz do dia. 
É a minha forma de levar os dias menos bons, os tempos mais difíceis. É a minha forma de manter a esperança e a serenidade.
Uma das coisas da minha lista era provar os cannelle e os religieuse, in loco, em França. Provei ambos mas confesse que os cannelle me desapontaram. Fiquei sempre com a ideia que talvez tivesse tido azar. Tinha a receita apontada há muito, tirei de uma revista do Marabout Chef. Entretanto vi a receita no site da nossa talentosa Marmita (admito que é das bloggers que mais aprecio, a conjugação fotos / receitas  é de suspirar) e pensei que deveria parar de adiar. 
Escusado será dizer que não vos deixará arrebatados como me deixou ver esta receita na página da Marmita mas, mudou a minha opinião sobre as cannelle, afinal eram tal e qual eu tinha imaginado.
Eu não deixei ficar a repousar 24h, reduzi o tempo para as 12h e usei Malibu em vez de rum.




Precisamos de:
- 150ml de leite
- 25g de manteiga sem sal (usei Paiva) aos cubos amolecida - deixe fora do frigorífico
- 1 vagem de baunilha
- 50g de farinha
- 125 de açúcar
- 1 ovo
- 1 gema
- 30ml de Malibu 

1. Levar ao lume leite, manteiga e a vagem de baunilha
2. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente.
3. Bater ovo e gema.
4. Quando o leite estiver arrefecido, retirar a baunilha e juntar aos ovos.
5. Misturar a farinha, o açúcar e o Malibu ao preparado e mexer suavemente.
6. Coar, tapar com película e levar a refrigerar por 24h.
7. Aquecer as formas a 220º cerca de 5m. Colocar a massa e levar a cozer a 180º até dourar.


7 comentários:

  1. adorei o seu texto :), e ficaram também com muito bom aspeto os cannelle.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Deliosa receita e maravilhoso texto. Parabéns, adoro o blog. Bj e fecidades.

    ResponderEliminar
  3. Oh que palavras bonitas, fico feliz por teres gostado :) Já os voltei a fazer mais 2 vezes depois de os ter postado, sabias? Eu quando provei a primeira vez como disse no post estavam demasiado doces e com o calor que fazia na altura achei um bocado demais. Mas agora sou fan se bem que há pastelarias e pastelarias, eu vou a uma na zona de Castels que adoro, fica a caminho da praia.. ai agora fiquei com vontade de comer um! Obrigada pela referência, beijo.

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos e imagino que uma delicia, vou levar a receita
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  5. Como sempre um belo post com uma receita fantástica e a foto maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspecto e ficaram lindinhos.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/velvet-de-limao.html

    ResponderEliminar