segunda-feira, 23 de março de 2015

Bolonhesa de quinoa e uma açorda de coentros

Tenho iniciado os meus dias com uma caminhada, umas vezes mais extensa outras menos, consoante os afazeres. Tenho-me esforçado por não ceder à preguiça. Por muitos motivos: porque o exercício faz bem à saúde mas, essencialmente porque me tem feito sentir mais motivada para a realização das tarefas. Porque me esvazia a cabeça que não pára, porque me deixa mais concentrada. É um tempo ganho logo pela manhã.
É fácil arranjarmos desculpa para não a fazer: os miúdos que estão de férias, está frescote, ando cansada. Mas, tenho uma grande qualidade, quando me decido a fazer algo, ninguém me pára. 
Essa teimosia funciona para os dois lados, por vezes é uma qualidade mas também pode ser um grande defeito.
Muitas vezes revoltamos-nos contra coisas que não podemos mudar e, é tempo desperdiçado. Se as aceitarmos, conseguiremos ver que afinal alguma solução há-de aparecer. 
Em tempos em que ouço falar de tantas doenças complicadas, vou-me mentalizando que nós temos mesmo de cuidar muito bem de nós mesmos. O nosso corpo é a máquina mais importante e se não funcionar em condições, muitas coisas negativas advirão desse "descuido". Fazer exercício, comer bem, descansar, ter uma atitude positiva perante a vida mesmo quando tudo desaba. 
E por falar em comer bem, hoje é a famosa Meatless Monday, e trago uma sugestão cheia de sabor: bolonhesa de quinoa.
Façam pequenos gestos, adiram à Meatless Monday, comam mais vegetais, comprem produtos de época, escolham melhor e acima de tudo, aproveitem cada dia!




Precisamos de:

*Bolonhesa de Quinoa:
- quinoa (usei 1/3 de cup que cozi)
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 3 tomates secos
- 100g de alho francês
- um fio de azeite
- sal, pimenta e cominhos
- 1 folha de louro
- 1 lata e meia de tomate pelado
- 1 col. chá de açúcar
- 1 fio de vinagre balsâmico

1. Refogar cebola picadinha com azeite, sal, alho picado, cominhos e adicionar os tomates.
2. Adicionar folha de louro, açúcar e malagueta e deixar cozinhar 30m em lume brando.
3. Descartar a folha de louro, adicionar o vinagre balsâmico e triturar.
4. Levar ao lume a quinoa com o molho e deixar cozinhar em lume brando 10m.
5. Servi com queijo parmesão ralado.

*Açorda de coentros
minha versão, sem ovo

- pão (usei Saloio)
- coentros frescos
- 2 dentes de alho
- água quente
- um fio de azeite
- sal e  pimenta
- 1 cebola

1. Num almofariz esmagar coentros, sal e alhos.
2. Picar cebola e refogar a cebola e a pasta de coentros em azeite.
3. Adicionar pão cortado em pedacinhos e deixar cozinhar um pouco.
4. Acrescentar sal e pimenta e água, mexendo sempre até ficar cremoso.

2 comentários:

  1. nunca comi assim a quinoa mas ficou uma sugestão muito boa.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei quinoa mas pelo aspecto acho que ia gostar.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/lasanha-de-beringela-e-carne-com.html

    ResponderEliminar