sábado, 11 de outubro de 2014

Wrap de couve-flor ou um fast food alternativo

A Maria tem lá no estaminé dela o Desafio Saudável e, durante semanas foi-nos mostrando receitas de diferentes autores, na sua versão saudável e ainda assim super interessantes e fáceis de executar. Eu gosto desta miúda, gosto da forma como escreve e da sua personalidade e do seu enorme coração. Por isso não poderia deixar de participar. Demorei tanto tempo a dizer-lhe que gostava de participar por timidez e afinal teria sido tão fácil. Não deixem de a ler porque vale mesmo a pena.

Tenho as minhas ideias sobre como educar uma criança em relação ao que come.Em relação aos meus filhos sou um pouco tirânica, dirão alguns. As “coisas verdes” estão sempre no prato. Podem não comer hoje, nem amanhã mas, habituar-se-ão a vê-los no prato e que fazem parte da nossa dieta. Assim como as leguminosas. É assim desde pequenos. Fui aumentando, ao longo dos tempos, a lista de ingredientes com que cozinho. Descobrindo outros legumes, outros peixes, outras leguminosas. Por cá há couscous, quinoa e boulgour, grão, feijão e lentilhas, feijão azuki e espargos, kale e beldroegas e tantas coisas mais. Há de tudo, há lugar para tudo. Por vezes torcem o nariz, perguntam muitas coisas, reclamam também. Faço “ouvidos de mouca”.Decretei há muito tempo a segunda-feira vegetariana. E, eles adoram um bom dahl, caril de batata doce e chilli vegetariano. Ontem mesmo, foi dia de “almôndegas” vegetarianas ou uma versão foleira dos falafel. E o que trago hoje é um fast food vegetariano que é tão bom e saudável, perfeito para a marmita, para as segundas-feiras vegetarianas e até, só porque sim.Cá por casa, continuará a tirania da mãe que cozinha sempre coisas diferentes e a quem nunca faltam legumes.



Precisamos de:
- 150g de couve-flor
- 1 dente de alho
- 1 col. Chá de harissa
- ½ cenoura ralada
- 2 col. Sopa de milho
- tomate cherry
- azeitonas
- salsa
- malagueta
- sal e pimenta
- azeite

1.Colocar a couve-flor no processador até ficar numa espécie de migalhas.
2. Saltear o alho no azeite com a harissa, acrescentar a couve-for e temperar de sal, pimenta e deixar cozinhar em lume brando.
3. Aquecer o wrap.
4. Adicionar o milho e a cenoura ralada à couve-flor e deixar cozinhar 2m.

5. Colocar esta mistura por cima do wrap, adicionar salsa e malagueta picadas, azeitonas picadas e os tomates cortados a meio.

4 comentários:

  1. E fazes muito bem! Só insistindo é que lá vamos, se não comem hoje, comem amanhã!
    Também tenho por ali um saquinho de feijão azuki à espera de uma receitinha boa.
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Gostei da versão de wrap saudável. Ficou com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/pure-de-polenta-com-potas-salteadas-em.html

    ResponderEliminar
  3. e eu que só agora vim espreitar a tua publicação e acabei por me deparar com um parágrafo tão simpático dedicado à minha pessoa. quem me dera ser metade da pessoa que gostas de ler ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei a receita, é de certeza uma delícia :)

    ResponderEliminar