terça-feira, 22 de julho de 2014

madalenas

Não sei se se lembram destas madalenas. Comprovam-se uma série delas, um saco delas e eu quase que podia jurar que vinham de Espanha. Mas a verdade é que,a cada pacote, era uma delicia senti-las desfazer na boca.
É engraçado como associo momentos felizes a determinada comida. Talvez por isso goste de cozinhar, para assinalar, marcar, memorizar através da comida, momentos felizes.
É um escape, é um veículo para memórias felizes, é o meu momento zen.
E há tantas pessoas que desvalorizam a comida, a sua preparação, o acto de comer. Fico admirada ao reparar no que as pessoas comem, fico abismada com a desvalorização dos ingredientes frescos. Ainda no outro dia discutíamos cá em casa como é possível haver miúdos que todos os dias comem bollycao ao lanche. É que não faz qualquer sentido. É prático? Sim. É barato? Não, sai bem mais barato um pão com manteiga. Além de que é habituar, desde pequeno, a hábitos alimentares errados. 
Confesso que nestas coisas sou um pouco antiquada. O meu A. nunca provou coca-cola (nem qualquer refrigerante), nunca comeu um bollycao, não come rebuçados, não masca pastilha elástica, provou um bolo com creme quando já tinha 9 anos. Nunca o habituei a isso e ele agora não demonstra qualquer interesse.
Mas realmente choca-me ver miúdos de 4 anos a emborcarem copos de coca-cola e seven up.
Os miúdos dizem que não gostam de legumes, mas se os habituarmos a verem-nos no prato, se os prepararmos de forma saborosa eles acabarão por comer. Os meus também não gostavam e agora comem de (quase) tudo. Mas é um trabalho a longo prazo, e diário. Não podemos desistir. 
Assim como a sopa que é das melhores coisas que podemos comer. No Verão faço poucas vezes (comem muitas saladas e compensa a falta da sopa), mas quando chega o mês de Setembro comem sempre a sopa antes da refeição.
Cá por casa é rara a refeição sem legumes, até porque eu não sei comer de outra forma. 
Mas a propósito da forma como comemos aconselho a lerem este texto fabuloso da Joana Roque
A alimentação, como tudo na vida é uma questão de escolhas e de organização. Dá trabalho comer bem mas há certas coisas nas quais devemos e podemos investir. Comprar um grande pé de salada e lavá-la só dá trabalho uma vez, lava-se, escorre-se bem e guarda-se no frigorífico num saco. Fazer uma panela de sopa alimenta muita gente. E eu defendo, cada vez mais, comer menos carne mas comer melhor. Há tantas coisas boas para comermos.
Deixo-vos a receita das madalenas porque podemos comer um doce, de vez em quando e é infinitamente melhor fazermos nós a comprarmos.



Precisamos de:
*adaptado daqui:

- 125g de farinha
- 2 ovos
- 125g de azeite
- 1 col. chá de fermento e pó
- 125g de açúcar
- raspa de limão
- casca de limão
- vagem de baunilha

1. Levar o azeite ao lume com a casca e limão e vagem de baunilha.
2. Deixar arrefecer completamente.
3. Bater os ovos com o açúcar, a raspa de limão e o fermento.
4. Adicionar a farinha peneirada e o azeite, envolver muito bem até ficar sem grumos.
5. Colocar nas formas e polvilhar com açúcar.
6. Levar ao forno a 200º, pré- aquecido por cerca de 15m, verifique se está cozido com um palito.

4 comentários:

  1. Por cá os meus estão habituados a alimentação saudável, o meu pimpolho pequeno adora tudo o que faça bem, detesta bebidas com gaz...só há pouco tempo começou a gostar de doces e mesmo assim muito limitado.

    Belas madalenas amiga, bjokas

    ResponderEliminar
  2. O assunto de habituar as crianças desde pequenos com certo e determinados hábitos é bastante discutível :)
    Tenho dois filhos, habituados com os mesmos princípios e tem gostos completamente diferentes. O teu filho não pede refrigerantes? Não gosta de guloseimas? Aproveita! Tens aí um caso raro!!!! Cá por casa a questão de legumes (e outros) é sempre muito controversa :)

    ResponderEliminar
  3. sim, é verdade, a maior parte das pessoas come muito mal por uma questão de comodidade. Mas eu acho que isto pode sempre mudar :D

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Ficaram lindas as tuas madalenas. :-)

    Sim, concordo contigo que é mais fácil fazer-se uma má alimentação do que uma alimentação correcta mas tudo é uma questão de hábito e devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para alterar esses hábitos dentro e fora de nossas casas.
    O meu filho gosta de refrigerantes mas já sabe que só bebe quando o "rei faz anos" e doces "industriais" não há todos os dias poderá haver sim as sobremesas que a mãe vai fazendo para o blogue que tenta sempre que sejam o mais saudáveis possível.

    Beijinhos e gostei da tua sugestão
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/07/arroz-mexicana-com-omoleta-de-pimentos.html

    ResponderEliminar