domingo, 29 de junho de 2014

Iogurtes de baunilha e pêssego

Há coisas que adoro fazer em casa. Coisas como pão, compotas, iogurtes, massa fresca. Nem sempre tenho tempo, ou vontade, verdade seja dita mas quando o faço, julgo que se nota no resultado final o entusiasmo com que me dedico a essa tarefa.
Adoro iogurtes. Geralmente como grego natural, sem açúcar, adiciono-lhe fruta e mel. Por vezes bolacha maria esmigalhada ou arroz tufado de cacau!
Não gosto muito de iogurtes com fruta, comprados, não gosto muito, é certo. Mas se os fizer em casa...ui!
Há muito que adoptei o sistema de comer e cozinhar sazonalmente. Lembro-me da minha avó que fazia tudo com nabiças na época delas: sopa, arroz, na massa, salteadas. Eu achava aquilo estranho, tantas vezes seguidas nabiças. Agora compreendo que a minha avô M. é bem sábia, come apenas o que a terra dá nessa altura. E revejo-me nisso, procuro cada vez mais o que há.
Desta vez os iogurtes foram feitos com pêssegos carecas como lhes chama a minha mãe, ou nectarinas como lhe chama o resto do Mundo. Estamos na época delas, por isso podemos comer e abusar.



Precisamos de:
*Fruta:
- 2 pêssegos ou nectarinas
- 1 col. chá de água de rosas
- 1 col. de vinho do Porto
- 2 col. sopa de açúcar integral (usei Sovex)

1. Levar ao lume, brando, os pêssegos descascadas e em pedaços, o vinho, a água de rosas e o açúcar e deixar cozinhar até o pêssego ficar bem cozinhado.
2. Deixar arrefecer e triturar.
3. Colocar uma porção no fundo de cada copinho de iogurte.

*Iogurtes:
- 800ml de leite do dia
- 80g de açúcar integral (usei Sovex)
- 1 col. café de pasta de baunilha
- 2 col. sopa de leite magro em pó
- 3 col. sopa de iogurte grego natural

1. Colocar o iogurte, o açúcar e a pasta e programar 10m, vel. 3, 90º.
2. Deixar arrefecer até aos 37º e adicionar o iogurte, programando vel. 6, uns segundos.
3. Colocar o iogurte por cima da fruta cuidadosamente. Abafar com uma manta e colocar no forno ou levar à iogurteira 8h, pelo menos.

3 comentários:

  1. Por aqui também lhes chamamos pêssegos carecas! :)
    Eu nunca gostei de iogurtes, realmente só consigo os comer se for eu a fazê-los!! :)
    Isso lembra-me que realmente está na altura para voltar a fazer, agora com a chegada do verão :)

    ResponderEliminar
  2. Devem ficar deliciosos estes iogurtes!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Para mim as nectarinas também são pêssegos carecas :p

    ResponderEliminar