terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

pudim de milho e brócolos

Por cá levamos muito a sério a 2ª feira, dia vegetariano. Há muitos meses que o fazemos, os miúdos aderem bem e  tenho sempre o cuidado de variar, apesar de saber que adoram um caril de lentilhas com arroz basmati e pão nan.
Esta receita de hoje leva ovos, o que não costumo incluir por causa do pipoquinha. Desta vez fi-lo e ele não ficou nada satisfeito por não poder comer. Lá terei de fazer uma versão sem ovos.
A questão do dia vegetariana torna-se fácil se a tornarmos uma rotina. Hoje em dia exageramos na quantidade de carne que ingerimos e faz bem ao nosso organismo esta "paragem". Eu costumo comer praticamente todos os dias, refeições vegetarianas ao almoço. Digo, sem qualquer hipocrisia, que fico super satisfeita, com sensação de estar saciada o que muitas vezes não acontece quando ingiro carne. Também, tenho a sorte de adorar todos os legumes (excepto talvez as couves de bruxelas, das quais não sou grande fã, mas como) e leguminosas. Adoro massas e arroz integrais e não se torna um fardo comer assim. Há muito que venho reduzindo drasticamente o consumo de carne e o meu organismo agradece.
Deixo-vos esta receita, que não é de todo originalmente minha, foi adaptada aos meus gostos e ao que havia no frigorífico a partir das muitas variantes que encontrei na net em blogues americanos. 




Precisamos de:
- 1 cup de milho
- 1/2 cup de farinha de grão de bico
- sal e pimenta q.b.
- 1 ovo
- 1 cup de leite
- 1 col. chá de fermento em pó
- 1/2 cup de iogurte grego
- cebolinho
- 1 col. sopa de manteiga derretida
- 80g de brócolos (apenas os raminhos)
- 30g de queijo parmesão 
- 30g de queijo comté
- 1 pouco de malagueta

1. Cozer, al dente os floretes dos brócolos em água e sal.
2. Triturar o milho, de forma a que fique em pedaços, meio desfeito.
3. Misturar o milho triturado com a farinha, sal, pimenta, fermento.
4. Numa outra taça bater o leite, ovo, manteiga, iogurte e cebolinho até ficar bem misturado.
5. Adicionar a mistura do milho aos líquidos e misturar bem.
6. Adicionar os brócolos, os queijos e envolver.
7. Colocar em ramequins untados com óleo e levar a cozer a 200º até ficar bem douradinho e cozido (cerca de 25m), se vir que começa a ficar muito dourado, reduza a temperatura para os 180º.

7 comentários: