quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Hamburguer de Atum

Há dias em que me sento aqui em frente sem saber muito bem o que escrever. É difícil gerir um blogue, saber se estamos a partilhar demais ou se não partilhamos e não há qualquer identificação connosco. É nisso que sinto mais dificuldades, saber o que partilhar.
Às vezes apetece-me dizer-vos que me irritei com os miúdos logo pela manhã porque só têm duas velocidades: devagar & ainda mais devagar; porque o mais velho gosta de rotinas claras e precisas, saber o que come à 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feiras ao pequeno-almoço e se me engano...temos o caldo entornado pela manhã. 
Mas na blogosfera tudo parece tão perfeitinho e rosa às pintinhas brancas que iria destoar.
 Nem sempre ando de sorriso na cara, por vezes, e especialmente se o meu início da manhã corre mal, ando carrancuda. Não sou perfeita ou cor de rosa às pintinhas brancas, sou tantas vezes cinzenta e em relação a isto da maternidade tenho tantas, mas tantas dúvidas. Não faço ideia do que os meus filhos pensarão acerca da mãe mas, espero que um dia, bem mais tarde, percebam que o meu lema é sempre "fazer hoje melhor que ontem", em relação a tudo na vida. 
Adoro cheirar-lhes o pescoço, dar-lhes beijos e abraços apertados, mexer-lhes no cabelo, ouvi-los respirar quando adormecem, o ritual de contar a história antes de dormirem e o "adoro-vos muito, durmam com os anjos e bons sonhos" que antecedem a hora de dormir. Digo-lhes "adoro-te" pela manhã e pela hora de dormir não suceda o caso de se esquecerem disso. E digo sempre que é um segredo ao que o pequenino responde: "toda a gente sabe, mamã".
E os momentos perfeitos são estes, estes pequenos "nada", só aí a vida é cor de rosa às pintinhas brancas...
E nisto de ser mãe, a comida é um grande busílis, temos como dever educá-los no acto de comer ou correremos o risco de serem como eu, que (quase) nada comida até já ser bem grande. Damos, experimentamos, damos-lhes a conhecer, a provar. Habituamos os miúdos a veresm aqueles ingredientes no prato. Não hão-de comer à primeira, nem à segunda e tão pouco à terceira mas hão-de comer.
Neste caso, um hamburguer de atum, um simples hamburguer de atum servido em pão, com batata doce assada e a vida é cor de rosa às pintinhas brancas.



Precisamos de:
- 1 lata de atum
- 2 col. sopa de milho
- 1 ovo
- 4 col. sopa de mistura de pão (pão, flocos de aveia integrais e alho - triturar)
- tomilho
- sal e pimenta q.b.
- queijo (usei Convento)
- 1 col. sopa de maionese
- molho sirracha

1. Triturar um pouco o milho (na B. vel. 5,7, 9 uns segundos)
2. Misturar tudo, excepto a maionese, o queijo e o sirracha e moldar pasteis sem espremer demasiado.
3. Levar a fritar num pouco de azeite ou então pode levar ao forno, com um fio de azeite a 180º
4. Misturar a maionese com o molho sirracha.
5. Colocar o queijo no pão, hamburguer e molho sirracha.

8 comentários:

  1. Gostei muito desta ideia e nós é que fazemos a vida cor-de-rosa às pintinhas brancas :)
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  2. Raquelita, acho que nisto dos blogs temos de ser nós próprios, e se tens vontade de dizer que não estás nos teus dias, tens todo o direito a isso, porque estás a ser verdadeira. Eu gostei muito de ler sobre os teus filhos e não há mãe nenhuma que não se irrite logo pela manhã. E nada é perfeito! Para mim este post foi perfeito! bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de blogs em que se sinta que está ali um bocadinho de quem lá está, que é sincero, verdadeiro! :)
    Quanto à receita, é para mim bem cor de rosa, que é uma das cores que mais gosto! :)

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu acho que toda a gente tem imensas dúvidas acerca da maternidade / paternidade e acerca da vida em geral, só que não as expõem muitas vezes por vergonha. Também me pergunto acerca da exposição pessoal no blogue (eu pessoalmente não o faço muito, como sabes) e acho que é uma escolha de cada um, mas qualquer que seja a escolha, que seja sincera! Vou experimentar a tua receita de hambúrgeres de atum, costumo fazer com alho francês, mas a ideia do milho agradou-me! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro atum mas nunca usei para fazer hamburgueres.
    Tenho visto receitas muito interessantes ,o teu parece-me bem delicioso pois gostei dos ingredientes usados
    bj

    ResponderEliminar
  6. Gostei da sugestão. Diferentemente interessante:-)
    http://aaventuraculinaria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá....
    Espectacular :D....
    Beijocas
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Uma sugestão bem apetitosa!!
    Beijinho

    ResponderEliminar