quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pudim de Outono

Adoro poder experimentar as combinações estranhas em que ando sempre a pensar. Gosto de saber, de testar se na realidade resultam tão bem como havia imaginado. Gosto de andar sempre a magicar o que posso fazer de diferente e esse desassossego faz de mim uma cozinheira meio maluca, sempre à procura de algo novo, de algo mais.
Leio livros de culinária e revistas como quem lê Isabel Allende e no entanto, raramente faço uma única receita. Mas leio os processos de cada receita e os meus olhos fixam-se nas imagens. As imagens que ficam registadas no meu cérebro. E daí a importância da fotografia na minha vida.
 Na minha casa as paredes estão cheias de fotos, fotos cheias de vida, momentos parados no tempo, preservando os meus meninos, nós, naquele momento especial.
 As fotos das receitas fazem-nas perdurar, retendo na memória aquela receita especial. E não é da receita que me lembro mais tarde mas da foto, da combinação da luz, do vermelho, do verde, da cor do prato, da comida que enche todo uma foto. 
E desta vez fiz um pudim a sabor a Outono, castanho, dourado, com castanhas e tâmaras, e a foto, daqui a uns tempos, quando a Primavera dos temos difíceis chegar, pondo termo à tempestade e fazendo aparecer o Sol, a foto, fará lembrar o Outono, as primeiras chuvas e as folhas caídas pelo chão.



Precisamos de:
*para 4 mini pudins:
- 6 tâmaras
- 10 castanhas
- 1 col. sopa de mel
- 60ml de leite
- 2 ovos
- caramelo

* Tradicional *
1. Cozer as castanhas e as tâmaras e triturar (sem os caroços das tâmaras e sem as cascas das castanhas, claro).
2. Colocar tudo no copo da varinha mágica e triturar.
3. Colocar caramelo no fundo de cada ramequim.
4. Colocar a porção do pudim e levar a cozer em banho-maria por cerca de 20m.

* Bimby *
1. Cozer as castanhas e as tâmaras (sem cascas nem caroço).
2. Colocar no copo e triturar vel. 5-7-9 uns segundos.
3. Acrescentar os restantes ingredientes e misturar, vel. 6, uns segundos.
4. Colocar caramelo no fundo de cada ramequim.
5. Colocar a porção do pudim e levar a cozer em banho-maria por cerca de 20m.

10 comentários:

  1. esse pudim ficou incrivelmente tentador! bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Estou-me a babar para esse pudim! Que maravilha...
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Tens razão,as fotografias eternizam cores,sabores e sensações.....
    Este pudim ficou lindo nesse tom de dourado!!!
    E tenho ou não razão quando digo que andas sempre a magicar?!? :)
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Adoro!!!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto de pudins. Este parece delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Adoro pudins. Que aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Gosto das tuas receitas pois surpreendem-me sempre pelos ingredientes.
    É assim olhei para esse pudim maravilhoso e não imaginei que levava castanhas ou mesmo tâmaras.
    Ficou lindo e com aquele aspecto de quero mais...e se queria
    bjs

    ResponderEliminar