domingo, 1 de maio de 2011

trança doce e caracóis

Fiz ontem esta receita que já tinha registado há muito tempo, não sei de que site. Tenho o mau hábito, infelizmente, de não registar o sitio de onde as tiro, seja blogues, revistas, livros. De qualquer forma se alguém souber, agradeço que me avise! Fiz 4 tranças pequenas e com a restante massa fiz uns caracóis. Uns recheados com açúcar mascavado, passas e canela e outros com açúcar branco, miolo de amêndoa e coco ralado. Depois de prontos, e depois e comermos alguns, congelei individualmente e assim tenho sempre um docinho caseiro para levar para o emprego. É uma boa táctica, e esta receita rende muito portanto, é a ideal. Da próxima vez farei com pepitas de chocolate, doce de maçã e canela ou frutos do bosque. Fiz na MFP portanto, deu pouco trabalho: fácil, simples, bom!

Precisamos de:

2 ovos
100g margarina amolecida, à temperatura ambiente
100g açúcar
250g de leite
1 colher chá de sal
700g de farinha
1 colher chá fermento seco

Para a cobertura:
1 ovo pequeno batido
açúcar q.b.


Preparação:
Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, primeiro os ingredientes liquídos, depois os sólidos e, no final, o fermento. Utilizar o programa 'Massa', quando passar cerca de 5 a 10 minutos verifique a massa, se necessitar deite mais uma ou duas colheres de sopa de farinha pois deve ficar uma massa que se descole das paredes da cuba. Quando o programa terminar, deixe a massa continuar dentro da mfp sem a desligar cerca de 1 a 2 horas mais.
Retire a massa e dividi-la em 2 partes iguais. A cada dessas duas partes divida-a em 3 e forme 3 rolos esticadinhos, prenda-os no topo e entrance-os.
Faça uma cobertura com o açúcar e o ovo. Nos veios da trança colocar camadas generosas desta pasta. Depois pegue num bom bocado de cobertura, pincele por toda a trança, para que fique bem salpicada com este açúcar.
Coloque num tabuleiro para ir ao forno, forrado com um tapete de silicone ou com papel manteiga. Levar ao forno cerca de 30 minutos a temperatura 50º para que dobre de volume e de seguida aumentar a temperatura para 200º cerca de 20 a 25 minutos.

3 comentários: