sábado, 31 de agosto de 2013

Panquecas de buttermilk e queijo fresco com pêra caramelizada

Sábados de manhã...Adoro as manhãs de sábado! É dia de pequeno-almoço especial em família, com calma, de ir ao mercado, tomar café, alimentar os patos e jogar ao disco. Hoje o meu pipoca mais velho disse que gosta de lá ir porque brincamos em conjunto! Há coisa melhor que isso?
Hoje para o pequeno almoço improvisei uma receita de panquecas e ficou muito saborosa.
Mas antes de vos dar a receita, deixo-vos o link que a minha C. me enviou sobre o conhecido chef Jamie Oliver. Estive a ler cuidadosamente e devo dizer que concordo com o que ele diz. Em tempos de crise, de pobreza, de dinheiro contado as pessoas têm tendência a comerem pior e mais do que isso, têm muitas vezes as prioridades trocadas. Basta atentar à quantidade de pessoas que todos (certamente) conhecemos, que têm vidas dificeis, com dinheiro contado e que, no entanto, têm tablets, telemóveis topo de gama, etc...Será que esses items são absolutamente necessários? Será que vivemos no desejo de ter, ao invés do desejo de ser? Cada vez queremos mais, coisas novas, mais modernas, topo de gama. E será que necessitamos de tudo isso?  É isso que nos faz felizes, melhores?
Quanto à comida, dou razão ao chef Jamie Oliver, fazem-se muitas opções erradas a nível alimentar. Ainda hoje no mercado paguei 0,65cts por um molho de cebolinho e um molho de acelgas. Isso é dispendioso?
 Só compro a quantidade que quero, compro nos mercados e procuro adquirir o que é sazonal, como faziam os nossos antepassados. 
Não comemos carne todos os dias, nem peixe, mas temos uma alimentação muito diversificada. Comemos leguminosas, cereais em abundância, vegetais variados, conservas, peixe, carne...Procuro reduzir ao máximo a ingestão de comida processada.
Sirvo fruta com a refeição, e vegetais sempre a acompanhar, introduzo as massas e arrozes integrais, o pão como acompanhamento e os meus filhotes vão comendo de tudo.
A sopa é uma constante e com os vegetais da época.
As escolhas que fazemos para alimentar os nossos refletir-se-ão não só a nível da saúde deles mas das escolhas que eles mesmos farão daqui a uns anos. Devemos ensinar a provar de tudo, a comer de forma variada, com o prato bem colorido com legumes, sempre a acompanhar. Devemos ensinar os miúdos a comer, a escolher e acima de tudo, a experimentarem. Um dia, quando crescerem, espero que façam as escolhas acertadas, que comprem nos mercados, que invistam numa alimentação saudável e equilibrada!
E agora, vamos à receita:




*Panquecas de buttermilk e queijo fresco:
- 210ml de buttermilk
- 1 queijo fresco pequeno meio-gordo Paiva
- 1 col. sopa de margarina derretida
- 1 col. sopa de açúcar
- 180g de farinha tipo 55
- 1 col. chá de fermento em pó

1. Bater tudo com uma vara de arames até ficar uma mistura homogénea.
2. Cozer porções de massa numa frigideira anti aderente, virando-as quando começarem a fazer bolhas.

*Pêra caramelizada:
- 1 pêra
- 1 pau de canela
- 1 col. sopa de água
- 1 col. chá de água

1. Descascar a pêra e cortar em pedacinhos.
2. Levar ao lume, brando, todos os ingredientes até a pêra estar cozinhada.
3. Servir as panquecas com a pêra caramelizada, regar com mapple syrup e polvilhar com canela me pó.

4 comentários:

  1. Concordo contigo :) As pessoas passam dificuldades, mas também há muitas que não se sabem alimentar e optam por produtos processados que são muito mais caros e muito menos saborosos!
    Adorei essas panquecas, são perfeitas para pequenos almoços demorados :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Tens razão eu já mulheres que preferem comprar tabaco do que fruta porque acham a fruta cara.
    E outras coisas.
    Adorei as tuas panquecas ,ficaram muito gostosas.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Não podia concordar mais! Mas infelizmente é a mentalidade de muitas pessoas. Acho que cabe-nos a nós, ir tentando mudar isso, e batendo na mesma tecla.
    Mas por outro lado, acho que já estamos a ir no bom caminho e sinto que cada vez as pessoas tendem a comprar mais o que é nosso e mais nos pequenos produtores.
    Um beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Mas que ideia fantástica, gourmet mesmo.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar