domingo, 3 de janeiro de 2016

Profiteroles recheados

Tenho andado muito afastada, em quase 7 anos de blogue, é a primeira vez que fico tanto tempo sem publicar. Podia enumerar diferentes motivos: o meu filho mais velho que esteve imensas vezes doente em 2015, o desânimo, a falta de tempo, a preguiça, a minha falta de organização pessoal, ...Ponderei muitas vezes fechar este espaço por não ter tempo de qualidade para lhe dedicar. Custa-me! Este cantinho foi o meu refúgio em alturas muito dificeis da minha vida, fez-me ganhar tantas coisas, fez-me descobir o gosto pela fotografia, fez-me ler sobre fotografia, deu-me a oportunidade de experimentar tantos ingredientes novos, deu-me a oportunidade de realizar workshops para alérgicos, deu-me força para tirar um curso de cozinha. E, por me ter dado, tantas, tantas coisas, custa-me fechar portas.
Por isso, uma das minhas resoluções de Ano Novo foi não desistir deste espaço. Mesmo publicando menos, não deixar de publicar. 
Analisando a frio, as minhas possibilidades de fotografar e fazer receitas novas restringem-se ao fim de semana pois, a verdade, é que durante a semana é-me impossível, o tempo não me chega para ser franca.
A minha vida tem andado a um ritmo tão acelerado que, o tempo escorre-me literalmente pelas mãos sem que consiga realizar tudo o que quero. 
Por bons motivos, entenda-se mas, não sei se é porque tenho realmente o dia muito cheio ou se porque ainda não me consegui organizar devidamente.
A segunda metade do ano foi atribulada, preenchida pela angústia e pela frustração mas também por um novo ciclo que desejo e espero que se mantenha. A nível familiar foi muito marcada por problemas de saúde do meu filho mais velho, pelo nascimento de uma prima linda, pela reforma da minha sogra. 
Não sei o que 2016 me reservará, sei que tenho aprendido nos últimos tempos que, devemos viver o dia-a-dia e aproveitar ao máximo porque nunca sabemos o que a vida nos reserva aos dobrar da esquina por isso, em 2016 sejam felizes com menos, com as coisas mais simples.
Quanto a mim peço o mesmo de sempre, que o meu caminho se ilumine para saber fazer as escolhas certas.
Bom ano!


Precisamos de:
*Profiteroles:
- 250g de água
- 125g de margarina
- casca de limão
- 200g de farinha sem fermento
- 4 ovos
- uma pitada de sal

1. Levar ao lume a água com margarina, casca de limão e sal.
2. Deixar ferver até margarina derreter.
3. Retirar a casca de limão, adicionar a farinha e mexer com colher de pau até farinha cozinhar.
4. Retirar do lume, adicionar um ovo de cada vez batendo com a batedeira.
5. Com saco de pasteleiro formar montinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º por 40.
6. Deixar arrefecer antes de rechear.

* Creme de ovo de baunilha:
- 125ml de água
- 250g de açúcar
- 6 gemas
- uma vagem de baunilha

1. Levar ao lume o açúcar, vagem de baunilha e água.
2. Deixe ferver 3m.
3. Retire a baunilha (lave, seque e guarde até nova utilização).
4. Mexer as gemas, adicionar a calda de açúcar em fio, mexendo sempre.
5. Coar e levar ao lume até engrossar.
6. Retirar, colocar numa taça e colocar diretamente sobre o creme película aderente, deixar arrefecer completamente.
7. Com a ajuda do saco pasteleiro e um bico redondo, rechear os profiteroles, derreter chocolate em banho maria e colocar porções por cima dos profiteroles.

5 comentários:

  1. Ficaria muito triste se este cantinho fosse encerrado. Sigo-o há tantos anos! Espero que 2016 seja um ano melhor e te proporcione uma vida mais descansada e feliz! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. mesmo não sendo todos os dias gostamos de te ter cá com essas delícias!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Nem sempre temos o temo que queremos para tratar do nosso cantinho, mas isso nao significa desistir. Tr muito nao significa ter sempre bom, por isso poucas ou muitas vezes aparece e traz delicias com esta. Beijinhos e bom ano.

    ResponderEliminar
  4. Entendo perfeitamente, custa deixar aquilo que já nos trouxe tantas alegrias! Vai aparecendo! :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Raquel:nem sempre temos tempo ou disponibilidade para publicar alguma coisa,mas não é por isto que vamos desistir, Ninguém está a pressionar a nada. Afinal o blog é um hobby,não é? Pelo menos para mim é.
    Adorei este profiteroles. Ficaram tão tentadores.
    Bjn e feliz ano novo
    Márcia

    ResponderEliminar