sábado, 25 de agosto de 2012

panquecas integrais sem leite, margarina ou ovo

Sou uma péssima doente porque, não sei estar doente, não sei o que é descansar, estar em repouso, não fazer esforço. Sou uma pessoa muito ativa e custa-me muito estar quieta, longe dos meus tachos e panelas e a precisar de ajuda para vestir, calçar. Foram assim alguns dias, os piores! Mas de todas as restrições a que me custou mais foi ficar afastada da cozinha. Com a cabeça cheia de ideias para novas receitas e ....nada! Ficaram-se pelo papel escrevinhadas com uma letra quase ilegível. Ainda tenho algumas restrições e noto bem que ainda não sou eu, não sou eu esta pessoa fraca que se cansa facilmente e que quando se excede fica cheia de tonturas, dores de cabeça ou vómitos. Mas aos bocadinhos, aos bocadinhos volto a mim e, ir para a cozinha fazer o lanche fez-me tão bem ao espírito e deu-me a certeza de que vou regressar, vou voltar a ser eu!
Esta receita não leva leite, margarina ou ovo, assim o meu filho pode comer e nós partilhamos o lanche.

Precisamos de:
- 1 cup + 1/2 de farinha integral
- 1/2 cup de farinha tipo 55
- 1 cup + 1/2 de água
- 1 maçã descascada e ralada
- 1 colher de sopa de sementes de papoila
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de sopa mal cheia de açúcar
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1 banana
- mel
- amêndoas



No liquidificador (fiz na Bimby, vel. 5, 60s) juntar farinhas, óleo, açúcar, fermento, água e misturar até ficar homogéneo.
Adicionar a maçã ralada e as sementes de papoila e misturar (vel. 4, 30s).
Untar com um pedaço de papel de cozinha, um pouco de óleo e fritar porções de massa de cada vez, quando começar a fazer bolhinhas vire e deixe cozinhar do outro lado.
Sirva regado com mel, banana cortada em rodelas e amêndoas laminadas.

1 comentário: