Temos a sorte de ter bons amigos, daqueles que ficam felizes com as nossas vitórias, que lamentam as nossas derrotas e que, para o que precisarmos, estão sempre lá. Não são muitos, contam-se pelos dedos de uma mão, mas valem por muitos.
E para esses amigos, há sempre lugar na nossa mesa, no nosso coração. Durante anos, jantávamos sempre juntos ao sábado, reunidos cinco deles, a ementa era invariavelmente a mesma: hotdog com molho e batata frita (sim, eu ainda cozinhava pouco nesta altura e menos ainda quando era para outras pessoas). Mas sabia tão bem! Era a comida, era a companhia...era tudo! Como há muito não estávamos juntos, decidimos repetir, agora, com as mudanças de horário da L., e do N., torna-se difícil marcarmos alguma coisa.
Decidi fazer bolo de bolacha para sobremesa porque é a favorita do meu André e do filho da L., do David. Mas a verdade é que gosto pouco de fazer o tradicional creme de manteiga portanto, decidi dar um outro twist, já o havia feito aqui.
Precisamos de:
- bolacha (uso maria rectangular torrada)
- cevada
- água
- 250g de queijo mascarpone
- coalhada de limão
- 3 col. sopa de iogurte
- 2 col. sopa de açúcar
- 150ml de natas
1. Bater as natas até ficarem volumosas e espessas.
2. Adicionar o queijo mascarpone, o iogurte e a coalhada de limão batendo sempre até ficar bem cremoso.
3. Molhar cada bolacha em cevada dissolvida em água. Fazer uma camada de bolacha, uma camada de creme, e assim sucessivamente.
4. Decorar com raspa de chocolate.
*Coalhada de limão (receita de Otollenghi), para mim esta é a receita de curd que mais gosto):
- 100ml de sumo de limão
- raspa de 2 limões
- 100g de açúcar
- 2 ovos
- 2 gemas
- 80g de manteiga
Juntar todos os ingredientes num tacho, bater bem os ovos, antes dos incorporar na mistura, colocar apenas metade da quantidade de manteiga, e levar ao lume, mexer vigorosamente.
Quando começar a engrossar baixar o lume e continuar a mexer.
Mal comece a borbulhar, apague , adicione a restante manteiga e continue a mexer até que se dissolva.
Coar, colocar por cima, directamente, película e deixar arrefecer - de preferência leve ao frigorífico de um dia para o outro.
Yamm Yamm
ResponderEliminarTambém não gosto do bolo de bolacha com manteiga.
ResponderEliminarEste ficou lindo e com coalhada de limão em que estar uma delicia
Bj
Ficou muito bonito. Nunca tinha pensado no bolo de bolacha com coalhada, mas a verdade é que me soa super bem!
ResponderEliminarUma alternativa ao creme de manteiga bem interessante!
ResponderEliminarEu adoro bolo de bolacha... todos! Do clássico com creme de manteiga, aos mais decadentes de natas e leite condensado... esta versão é diferente e "suspeito" que também iria gostar muito, já que mascarpone e lemon curd são dos meus ingredientes preferidos em doces! ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Coalhada nunca fiz, mas ando a preparar um bolo de bolacha com natas e mascarpone, depois de me ter proposto a fazer uma receita de bolo de bolacha durante este ano porque no ano passado foi um dos poucos termos mais pesquisados no google em gastronomia para o qual nao tinha feito receita :)
ResponderEliminarMais uma sobremesa irrestivel... deliciosa!
ResponderEliminar