Não sei que se passa com o meu blogue, posta as receitas com a data errada.
Ontem publiquei a receita bem cedo, como o faço sempre, e de tarde diz-me o J.:"não escreveste nenhum post hoje?", estava com a data de 6ªf...:)
Bem, hoje trago-vos um maravilhoso pão feito com diferentes farinhas: tipo 55, integral e de espelta ao qual acrescentei umas cascas de laranja doces que tenho mas, poderá usar laranja cristalizada e até mesmo raspa de laranja normal adicionando um pouco de açúcar. Também experimentei usar óleo em vez de azeite e resultou, não comprometeu a textura da massa nem o sabor.
Adoro fazer pão, o sabor, a variedade que lhe podemos atribuir, o cheiro que fica pela casa! Claro que, estou condicionada na realização dos pães pois não posso usar leite, margarina, ovos, buttermilk, ...Mas enfim, ainda assim saem pãezinhos maravilhosos desta cozinha:)
Tenho experimentado diferentes farinhas e misturas de farinhas e tem corrido bem. Já reparei que a farinha branca é a que mais leveda mas nem por isso acho que seja o mais saboroso. A temperatura do forno é muito importante (grande dica da Pammi Sammi que muito me ajudou), os 250º permitem, assim como o recipiente com água no fundo do forno, a criação de uma crosta crocante. E depois claro, é só usar a imaginação, usar diferentes farinhas, sementes, combinar com frutos secos.
E uso sempre a "massa velha" ou "isco" - sai bem mais barato e o efeito é o mesmo, o único senão é que temos de fazer antecipadamente, ora o que eu faço é fazer todo o quadradinho de levedura fresca, divindo em porções, adicionando água e farinha. Fico com vários "iscos" e depois utilizo no pão.
As próximas experiências incluirão tâmaras, a realização do Artisan Bread (finalmente!!!), e ....com certeza de que lembrarei de inventar mais alguma coisa! LOL
Precisamos de:
- massa velha
- 350g de farinha tipo 55
- 150g de farinha espelta
- 200g de farinha integral
- 1 col. sopa de óleo
- sal q.b.
- 2 cascas de laranja doces
- 350ml de água
1. Colocar tudo no Robot e deixar trabalhar até que forme uma bola (na B.♥ vel. 4, 1m, depois vel. espiga 2.30).
2. Coloque a massa na bancada e amasse mais um pouco com a mão.
3. Corte porções semelhantes de massa e forme rolinhos.
4. Enrole e prenda a ponta na própria massa.
5. Deixe levedar por 40m, ou 1h. (pode acelerar o processo se o colocar no forno ligado nos 50º)
6. Leve a cozer a 250º, com um recipiente de água por baixo.
Neste momento a minha mfp também esta a fazer um pão de café e nozes ,hoje vou deixar cozer na maquina .
ResponderEliminarGostei muito de teu ,nunca usei farinha de espelta mas adorava expermentar.
Bom domingo
bjs
O efeito visual é mesmo bonito, que mimosos!
ResponderEliminarFicou bem bonito esse pão.
ResponderEliminarAndo curiosa com a farinha de espelta.
Bjs
rosario
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com