Páginas

sábado, 7 de junho de 2014

Bagels com farinha de arroz

Tenho os meus dias bons, os meus dias menos bons. Os dias em que estou inspirada e me torno extra minuciosa com as fotos, os props. E depois, tenho os dias menos bons em que me falta a paciência para o que quer que seja, nem para as fotos, nem para os cuidados extra minuciosos  e até para registar aqui as receitas. Há dias assim, dias que são mesmo pesarosos. Sinto-me até horrenda por confessar isto, a falta de inspiração (e principalmente, paciência) não provém de algum infortúnio ou doença súbita, é mesmo o cansaço acumulado de muitos dias e de alguns dias menos bons. 
E, ao fim de algum tempo de falta de inspiração, em que tenho a casa num caos absoluto, em que as mobílias se acumulam no meu quarto e até na casa de banho, em que o pó fininho, proveniente de lixar paredes e parapeito, se entranha por todo lado dou comigo com paciência para as fotos. Absolutamente ridículo... Um filho doentito, a casa num caos, tripé montado na sala perante o ar horrorizado do Benny, dou comigo com paciência e cheia de vontade de fotografar. Irónico, não? A vida é feita de um montão de ironias e no meio delas há sempre a surpresa, como um cupcake com recheio.
E no meio de toda esta desorganização já saíram umas quantas fotos que me deixaram de alma cheia e pronta para aguentar mais um dia.
Bom fim de semana e aproveitem a falta de bom tempo para poderem fazer estes bagels e se quiserem, recheiem com salmão fumado e queijo creme.



Precisamos de:
- 1 cup + 1/2 de água
- 4 col. chá + 1/2 de fermento seco
- 1 cup + 1/2 de farinha de arroz
- 2 cups de farinha tipo 55
- 3 col. chá de açúcar
- 1 col. chá de sal
- sementes e leite para polvilhar

1. Dissolver num recipiente o fermento na água (deve estar morna) e o açúcar, mexer e deixar actuar até ganhar espuma.
2. Adicionar as farinhas, o sal e misturar muito bem, trabalhando a massa (na Bimby, vel. espiga 2m).
3. Deixar levedar numa taça, coberta com pano húmido por 1h.
4. Moldar bolas, fazer o buraco e deixar 10m na bancada da cozinha, polvilhada com farinha.
5. Colocar um panela com água e 1 col. sopa de açúcar ao lume, colocar cada bagel, 1m de cada lado, colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincelar cada bagel com leite e polvilhar com sementes (usei sementes de papoila e de sésamo pretas e brancas).
6. Levar a cozer a 220º até ficarem dourados.

1 comentário: