quinta-feira, 14 de abril de 2011

lentilhas, broa e pão

Uma trilogia que a início pareceu temerosa e no final se revelou deliciosa!
Ficou muito melhor do que eu esperava e será com certeza repetida.
Sei que a foto não é de todo apelativa mas o sabor...

Precisamos de:
- 1/2 chávena de broa de milho esfarelada
- 1/2 chávena de lentilhas cozidas
- 3 bifes de frango partidos em tirinhas
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de chá de cominhos
- sal e pimenta q.b.
- 1 colher de chá de molho de soja
- 1 colher de café de alho em pó
- 1 fio bem generoso de azeite


Deitar o azeite numa frigideira anti - aderente e acrescentar o alho em pó.
De seguida acrescente as tirinhas de frango e deixe alourar de ambos os lados, mexendo ocasionalmente.
Acrescente a broa e as lentilha, tempere com sal, pimenta, cominhos, vinagre balsâmico e molho de soja, envolva muito bem, baixe o lume e deixe cozinhar.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

veggie dish - arroz selvagem com legumes e balsâmico

A C. que é uma querida sempre, ofereceu-me uma embalagem de arroz selvagem, marmelada caseira para o Bi (a melhor que eu já comi, sim, eu sei que era para ele mas eu também comi, e muita), um frasquinho muito jeitoso e alecrim, apanhado na terra dela. Claro que não podia esperar de antecipação e no dia seguinte usei o arroz selvagem. Devo dizer que adorei este veggie dish de tão simples e delicioso.

Precisamos de:
- arroz selvagem
- ervilhas
- pimento vermelho cortado em cubinhos
- cebola picadinha
- 1 fio de azeite
- espargos em rodelas bem pequeninas
- sal e pimenta q.b.
- umas gotas generosas de vinagre balsâmico


Cozer o arroz em água conforme as instruções da embalagem.
Coar, passar por água fria e coar de novo. Reserve.
Numa frigideira anti-aderente, refogar em lume brando a cebola no azeite, quando estiver cozinhada e não queimada adicionar os espargos em rodelas e o pimento em cubinhos, deixar cozinhar mexendo de vez em quando.
Acrescentar as ervilhas e temperar com sal e pimenta.
Quando os legumes estiverem cozinhados, acrescente o arroz e envolva muito bem.
Coloque as gotas de vinagre balsâmico e envolva muito bem.

terça-feira, 12 de abril de 2011

quiche de arroz integral, espinafres e atum

para aproveitar umas sobras de arroz integral, fiz esta tarte que resultou maravilhosamente bem!


Precisamos de:
- 1 placa de massa folhada fresca
- sobras de arroz cozido (usei integral)
- 3 ovos
- 1/2 chávena de leite
- 2 latas de atum
- espinafres baby frescos
- sal, pimenta, endro e noz-moscada que baste
- 1/2 cebola picadinha
- 1 fio de azeite
- vinagre balsâmico
- queijo mozarella ralado


Forrar uma forma com a massa folhada que deve ter sido picada com um garfo.
Levar o azeite ao lume e refogar a cebola.
Acrescentar os espinafres e deixar reduzir de tamanho.
Colocar o arroz  e deixar cozinhar um pouco.
Adicionar umas gotas de vinagre balsâmico e o atum desfeito com um garfo.
Bater os ovos com o leite e temperados com o sal, pimenta, endro e noz-moscada.
Verter no arroz e envolver bem,
Verter essa mistura na massa folhada, polvilhar com queijo ralado e cobrir com a restante massa.
Levar ao forno por 30mn a 180ºC.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

não tenho andado parada,

entre as tentativas de decorar o bolo da 1ª comunhão, as prendas da Páscoa dos padrinhos, as encomendas pouco tempo sobra para mim. Para relaxar, desanuviar ou até mesmo meditar. Mas, não me queixo, o meu método anti-stress é mesmo cozinhar, por isto ou por aquilo quero mesmo é cozinhar...
Aqui ficam as fotos dos bounty, dos mini cakes recheados!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

arroz integral com salsicha fresca de perú, espargos e balsâmico

Foi a primeira vez que experimentei cozinhar arroz selvagem. Esparguete integral faço muitas vezes e francamente prefiro ao outro... Mas, o tempo que demora a cozer o arroz integral demovia-me sempre. Desta vez, e num dia com tempo extra, resolvi experimentar e com certeza, fá-lo-ei mais vezes!

Precisamos de:
- arroz integral cozido
- salsichas de perú grelhadas
- espargos grelhados
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 fio de azeite
- vinagre balsâmico (esta dica foi da lai thanx)


Cortar as salsichas grelhadas em rodelas, os espargos grelhados em pedaços.
Levar, numa frigideira anti-aderente, o alho picadinho ao lume com o azeite, deixar refogar em lume brando.
Adicionar as rodelas das salsichas, e deixar tomar gosto.
Acrescentar o arroz integral cozido e os espargos, regue com um pouco de vinagre balsâmico e envolva muito bem.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

tacinhas gulosas de morango

A sobremesa do jantar de sábado: umas tacinhas gulosas de fruta adaptadas da revista "Mulher Moderna na Cozinha". Um pouco gulosas demais quanto a mim mas, que agradaram aos demais.

Precisamos de:

Parte de baixo
- 500g de morangos frescos
- 100g de açúcar
- 2 folhas de gelatina transparentes

Parte de cima:
- 3 folhas de gelatina transparentes
- 3 iogurtes de morango


Levar ao lume os morangos com o açúcar e deixar cozinhar por 10mn, triturar um pouco.
Molhar a gelatina, escorrer e adicionar ao "doce" de morango.
Colocar no fundo de uma taça ou de taças individuais e deixar arrefecer.
Demolhar as restantes folhas de gelatina.
Bater os iogurtes e acrescentar as folhas de gelatina escorridas.
Colocar o iogurte por cima do "doce".
Levar ao frigorífico e deixar lá ficar preferencialmente de um dia para o outro. Quando servir decorar com morangos laminados.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

tortellini com carne e beringela

O J. diz que não gosta de beringela...
E ultimamente tem comido beringela das mais variadas formas.
E sem reclamar de nenhuma das formas: J - o, me - 1:)
Desta vez uma beringela estufadinha com carne picada e molho de tomate. Bem macia, temperada e sozinha foi mesmo a estrela da refeição.

Precisamos de:
- massa (usei tortellini P.D. de requeijão e espinafres)
- cebola picadinha
- alho picadinho
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta q.b.
- molho de tomate (usei 3 colheres de sopa de molho de tomate caseiro)
- carne picada (usei 200g)
- ervilhas
- beringela cortada aos cubinhos


Refogar a cebola e o alho no azeite.
Acrescentar a carne picada e deixar refogar um pouco.
Deitar o molho de tomate por cima da carne, acrescentar a beringela, baixar o lume para que refogue em lume brando.
Coza a massa.
Tempere e já quase no final acrescente as ervilhas, deixe cozinhar mais um pouco.
Escorra a massa e coloque o molho por cima.

terça-feira, 5 de abril de 2011

pão recheado

Um pão recheado improvisado, que serviu, e maravilhosamente, de refeição principal.

Precisamos de:
-  pão tipo saloio
- folhas de espinafre frescas
- queijo de cabra
- queijo mozarella
- chouriça
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- oregãos


Fazer um corte no topo do pão, com as mãos escavar o miolo e retirar.
Colocar no interior do pão as folhas de espinafres.
A chouriça em cubinhos por cima dos espinafres, o molho de tomate, queijo mozarella, queijo de cabra.
Colocar de novo a tampa e adicionar umas nozinhas de manteiga e polvilhar com oregãos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

batatas colmeia ou batatas suecas

depois de meia blogosfera falar destas batatas, rendi-me e também eu as fiz. É muito fácil e ficam muito bonitas.

Precisamos de:
- alhos
- oregãos
- batatas novas
- azeite
- flor de sal


Lavar bem as batatas e dar uns cortes (não retire a casca) sem cortar totalmente.
Entre cada corte coloque um pedaço de alho laminado.
Polvilhe com flor de sal e oregãos e regue com azeite.
Leve ao forno por 40mn.

domingo, 3 de abril de 2011

workshop de bombons de chocolate

Sábado fui fazer um workshop e gostei. Foi o primeiro e apercebi-me do meu "amadorismo" mas também da minha vontade de aprender:)