segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

carne picada com cevada e legumes

Há certos alimentos que me suscitam um interesse incrível: pela sua diversidade, pela sua textura, pelo cheiro, formato, cor. E fazem-me desejar criar uma receita para os experimentar mas, nunca experimento esses mesmo alimentos antes de eu mesma os cozinhar. É arriscado, posso não acertar com a receita e deixo de quer comer esse mesmo ingrediente. Mas, pode resultar muito bem e então tem aqui um fã para toda a vida. Entrar em lojas diferentes (Celeiro, El Corte Inglês - comida internacional ou espaço gourmet, Casa Chinesa) é o delírio total, o equivalente  a comprar uma peça de roupa nova (com esta minha teoria a minha mãe ficou a crer que sou totalmente chanfrada). E quando venho de lá com novos ingredientes apetece-me dar pulinhos de excitação e mal consigo esperar por ir para a cozinha. 
Numa dessas minhas visitas à casa Chinesa, passei um bom tempo a reparar em cada rótulo, cada ingrediente e vim de lá com: espelta em grão, cevada em grão. E só não comprei mais nada porque o maridinho estava lá e eu tentei conter-me.
Numa das visitas da S. resolvi experimentar a cevada e fiz cevada para o jantar. Ficou muito bom, aprovadíssimo por ela, pelo maridinho e pelos meninos.


Precisamos de:
- grão em cevada (que deve ser cozido tal como é indicado na embalagem)
- 500 g carne picada
- 2 colheres de sopa de  tomate
- 1 colher de sopa de molho de soja
- 1/2 cebola + 2 dentes de alho picadinhos
- sal, pimenta preta, cominhos
- legumes: courgete, beringela, pimento vermelho, cogumelos portobello: tudo partido em cubinhos
- 1 fio de azeite

No wok levar ao lume (brando) a cebola e os alhos a refogar no azeite, a carne e deixe cozinhar até mudar de cor.
Acrescente os legumes, o sal, os cominhos, a pimenta e envolva bem.
Acrescente a polpa de tomate + molho de soja e envolva muito bem.
Deixe cozinhar e quando a carne estiver quase cozida, acrescente a cevada e envolva muito bem. Deixe cozinhar mais um pouco.

domingo, 30 de janeiro de 2011

massa com tahin, legumes e lascas de salmão = the perfect combination

Ninguém reclamou do facto de ser peixe....
1 - 0 para a mãe
Ninguém reclamou da massa saber ligeiramente a amendoim e ser um pouco acastanhada!
2 - 0 para a mãe
Os brócolos e as ervilhas (Excepto o petiz que nem pode ver  as ervilhas mas, gosta de favas) desapareceram sem grande esforço.
3 - 0 para a mãe
Com 2 filetes de salmão, massa e legumes fiz uma refeição que encheu as medidas de toda a gente. The right proportion!
4 - 0 para a mãe

A mãe finalmente experimentou o tahin que a minha adorada S. me trouxe. Ela é incrível, tenho para mim que alinha em todos os meus devaneios culinários e que isso de certa forma ajuda-me a crescer enquanto cozinheira (espero que estejas melhor!). E além disso estimula e muito o meu gosto pela cozinha.
Experimentem a massa fica fabulosa, de comer e chorar por mais...

Precisamos de:
- tahin 
- massa (usei cotovelos)
- ervilhas
- brócolos (usei congelados)
- 2 filetes de salmão
- sal, e sumo de limão para o peixe
- molho de soja 
- um fio de azeite

Cozer a massa em água abundante com sal.
Quando a massa estiver meio cozida, acrescentar os brócolos e as ervilhas.
Temperar o peixe com sal e bastante sumo de limão e grelhar num frigideira anti-aderente sem qualquer gordura. Quando o peixe estiver pronto, desfazer em lascas e reservar.
Coar a massa.
No fundo do tacho onde cozeu a massa deitar um fio de azeite, uma colher de sopa de tahin e um pouco de molho de soja. Envolver bem a pasta de sésamo (tahin) com a colher no azeite e no molho de soja. Verter a massa e os legumes e envolver muito bem.
Deitar uma porção de massa no prato e lascas de salmão.

sábado, 29 de janeiro de 2011

ainda do Natal

Já sei que estou muito atrasada mas, ao rever as fotos que tenho guardadas no PC ainda à espera de verem a sua oportunidade de brilharem no blog, deparei com esta e tinha mesmo de lhe garantir um lugar nesta casa.
Estas rabanadas têm tudo o que é mau: são hiper-mega-deliciosas; são hiper-mega-calóricas; são irrresistíveis;  e resultam muito bem. Ah, e é muito difícil comer só uma!
Foi inspirada no blog da colher-de-pau, com algumas modificações mas, a essência é dela.

Precisamos de:

Rabanadas
- 1 cacete (não cheguei a usar 1 inteiro) com 3 dias
- 1/2 litro de leite
- 1 pacote de açúcar baunilhado
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- 3 ovos
- mistura de açúcar + canela (Existe da Lusitana à venda mas podem fazer é só juntar numa tacinha açúcar + canela em pó)


Doce de ovos:
- 4 gemas
- 250 g de açúcar
- 250 ml de leite


Faça primeiro o doce de ovos:
Leve ao lume  a água + açúcar por 5 minutos.
Bata as gemas muito bem e acrescente 2 colheres da calda de açúcar. Bata bem.
Junte as gemas à calda de açúcar, deitando-as em fio e mexendo sempre.
Deixe engrossar um pouco.



As rabanadas:
Leve ao lume o leite com o açúcar baunilhado, a casca de limão e o pau de canela. Deixe levantar fervura e desligue. Deixe arrefecer um pouco.
Corte o cacete em fatias.
Bata os ovos.
Leve cada fatia de pão ao leite, embebendo-a bem e depois escorrendo muito bem, passe pelo ovo e leve a fritar em óleo quente.
Depois de fritas escorra-as em papel absorvente e polvilhe cada rabanada com a mistura de açúcar e canela.
Cubra cada rabanada com doce de ovo e polvilhe com canela.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

cogumelos portobello recheados com espinafres e queijo

este cogumelo enorme, serviu de entrada num jantar em que cá tivemos a S.
Mas daria uma excelente refeição principal com uma boa salada.
O recheio era de cogumelos salteados em alho e azeite e 3 queijos diferentes: requeijão, parmigiano reggiano ralado e mozarella, polvilhado com oregãos.

Precisamos de:
- cogumelos portobello
- flor de sal
- espinafres congelados picados
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 fio de azeite
- 1/3 de requeijão
- 1 colher de chá de parmigiano ralado
- 1 colher de chá de mozarella

Limpar os cogumelos cuidadosamente e retirar o pé.
Saltear os espinafres no alho e azeite e temperar com flor de sal.
Acrescentar o requeijão esmigalhado com a mão aos espinafres.
Colocar os espinafres no centro do cogumelo.
Polvilhar com o parmigiano.
Polvilhar com o mozarella e oregãos.
Levar ao forno a 160ºC  até gratinar

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

esparguete integral com carne picada e castanhas

muito bom, uma combinação a repetir até à exaustão...


Precisamos de:
- carne picada (400g)
- cebola picada + dentes de alho picadinhos
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta
- cominhos
- polpa de tomate (2 colheres de sopa)
- castanhas cozidas
- esparguete integral (ou não, aqui tem apenas a ver com a vossa preferência)

Refogar a cebola e os alhos no azeite.
Colocar a carne, temperar com polpa de tomate, o sal, a pimenta e os cominhos e deixar cozinhar em lume brando.
Cozer as castanhas até ficaram al dente.
Cozer a massa em água abundante e sal.
Cortar as castanhas em pedaços e junta à carne.
Escorrer a massa, envolver a carne e as castanhas.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

cupcakes coração de framboesa

aqui fica o registo dos meus primeiros cupcakes.

Não ficaram mal mas da próxima vez, ficarão ainda melhor:)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

puré de grão e brócolos

Um puré diferente mas muito bom....

Precisamos de:
- 1 lata de grão cozida das pequenas
- brócolos (8 raminhos pequenos, só a parte de cima dos brócolos)
- 1/2 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta
- leite
- salsa picada

Refogar a cebola e o alho no azeite.
Passar o grão por água corrente e adicionar ao refogado.
Acrescentar os brócolos e deixar cozinhar em lume brando.
Temperar com sal e pimenta e leite (cerca de 4 colheres de sopa) e deixar cozinhar até os brócolos estarem tenros.
Triturar de forma a ficar com alguns pedaços e envolver bem a salsa.

domingo, 16 de janeiro de 2011

prendinhas, bolachinhas....

!hoje foi a festa do A. Estava excitadíssimo, para lá do que deveria! Acordou às 7 horas da manhã e estava irreconhecível quase. Enfim! 
A festa foi no Parque Biológico e não incluía oferendas para os convidados, então decidi fazer eu as lembranças, e o que poderia eu fazer? Bolachas....
O filhote adorou a ideia e espero que os convidados também tenham gostado.
Não ficaram perfeitas mas, para uma primeira vez, acho que não ficou nada mal:)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

doce de maçã, cenoura e amêndoa

um docinho para aproveitar algumas maçãs já  a passar de validade. Acrescentei-lhe uma cenoura e algumas amêndoas. Delicioso!

Precisamos de:
- 430 g de maçãs aos cubos
- 1 cenoura
- 200g de açúcar amarelo
- 30g de amêndoas laminadas em pedaços
- canela em pó

Triturei na bimby as maçãs, cenoura e o açúcar. 
Acrescentei a canela em p´.
Vel. 1, 100º , 30mn.
Verifiquei o ponto, triturei mais um pouco, misturei as amêndoas e enfrasquei.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

cenoura ou chocolate?

Hoje o meu A. faz nove anos! Há nove anos atrás nasceu um menino lindo de olhar penetrante e curioso. Continua curioso, interessado, perspicaz e amoroso, tão amoroso! Foi amor à primeira vista e continua igual ao dia em que nos conhecemos. 
Já se sabe que agora o beijinho de até logo é dado ao virar da esquina, longe da porta da escola, que agora o rapaz já não é um bebé. E eu dou, logo ao virar da esquina e todos os dias fico furiosa por ver o tempo a escapar por entre os dedos, ele a deixar se ser o meu bebé para ser um rapazito... 
Domingo será a sua festa de anos mas, já que hoje é o seu dia de aniversário, há que arregaçar as mangas  e fazer dois bolos: um de cenoura e outro de chocolate, um para os coleguinhas e para a sua maravilhosa professora, o outro é para a família. Qual deles escolhem? Cenoura ou chocolate? Eu ainda estou dividida, dois amores tão diferentes e tão bons...
A receita do bolo de cenoura já aqui está no blog a de chocolate fui buscá-la ao blog baunilha e caramelo que tem receitas fenomenais.


Aqui deixo a receita tal qual a encontrei no seu blog:


Brooklin Blackout

Pudim de Chocolate:½ litro de leite
200g de açúcar
70g de maisena (amido de milho)
25g de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga
25g de chocolate (com 70% de cacau)
1 pitadinha de essência de baunilha Bolo :110g de manteiga (à temperatura ambiente)
220g açúcar
1+ ½ colher de chá de açúcar baunilhado
2 ovos
170g de farinha
1 colher de chá de fermento
½ colher de chá bicabornato de sódio
40g de chocolate (com 70% de cacau)
100ml de leite
1+1/2 colher de sopa de água
30g de chocolate em pó

Preparação:
Pudim:
Num tachinho, levar ao lume o leite e metade do açúcar.

Misturar a seco, a maisena, o chocolate em pó e o açúcar restante.

Quando o leite ferver, retirar do lume e com uma vara de arames, adicionar a mistura anterior. Levar novamente ao lume (mexendo sempre) até engrossar.

Retirar do lume e adicionar o chocolate, a manteiga e a baunilha. Misturar bem, até o chocolate derreter completamente e obtermos um creme aveludado.

Colocar o pudim num recipiente e tapar com película aderente. (A película aderente deve ficar directamente sobre a superfície do pudim). Levar ao frigorífico.

Bolo :
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar 2 formas redondas de 20 cm, com manteiga. Forrar o fundo das formas com papel vegetar untado com manteiga. - Cozi numa só forma e cortei a meio.

Peneirar a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal.

Colocar o chocolate em pó num recipiente e aos poucos misturar o leite e a água.

Cortar o chocolate aos pedacinhos e derrete-lo no microondas (ou em banho maria). Deixar arrefecer.

Com a batedeira, bater a manteiga até ficar cremosa. Aos poucos adicionar o açúcar e o açúcar baunilhado e bater até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar o chocolate derretido e misturar. Adicionar os ovos um a um, batendo bem entre as adições. Reduzir a velocidade da batedeira e alternadamente juntar a mistura da farinha e a mistura do leite. Bater até ficar tudo bem misturado.

 Quando o bolo estiverem cozido (teste do palito no centro do bolo), retirar do forno. Desenformar e deixar arrefecer completamente.

No prato de servir, colocar uma parte do bolo e cobrir generosamente com o pudim. Colocar a segunda parte do bolo e cobrir com o pudim.

Levar ao frigorífico pelo menos 3 horas.