sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

gratinado de batata, espinafre e fiambre


um gratinado para aproveitar um pouco de fiambre e queijo que restavam no frigorífico. Nada se desperdiça e tudo se aproveita!

Precisamos de:
- batatas aos cubos
- 2 dentes de alho picadinhos
- espinafres (usei congelados)
- 1 fio de azeite
- meia chávena de leite
- sal e pimenta q.b.
- 2 fatias de fiambre
- 2 fatias de queijo

Levei os alhos a refogar no azeite, acrescentei as batatas aos cubos e os espinafres e deixei cozinhar lentamente. Se ficar muito seco, acrescente leite aos pouquinhos e tempere com sal e pimenta. 
Quando verificar que as batatas estão meio cozidas, unte um pirex com azeite, deite as batatas e os espinafres, cubra com o restante leite e deite o fimabre em lascas e o queijo aos pedaços e leve a gratinar.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

caldo de penne, penca e frango

um caldo que mistura a canja com um toque asiático. Aromático, reconfortante...

Precisamos de:
- peito de frango sem gordura
- massa penne
- sal
- penca aos pedacinhos
- molho de soja


Cozer o frango e a massa em água abundante temperada com sal. 
Quando a massa estiver meio cozida, acrescentar a couve em pedacinhos e temperar com molho de soja.
Deixar acabar de cozer.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

beringela, pimento e cogumelos e flor de sal: a combinação perfeita

Esta receita foi só para um. Ninguém mais aprecia beringela, ninguém mais come essas mixórdias. Saiu delicioso e da próxima vez será feito sem fiambre, totally veggie...

Precisamos de:
- beringela aos cubos
- pimento vermelho aos cubos
- cogumelos frescos laminados
- flor de sal
- azeite
- 1 fatia de queijo
- 1 fatia de fiambre

Colocar num pirex um fio de azeite, beringela, cogumelos e pimento vermelho.
Temperar com flor de sal, levar aos forno.
Quando estiver quase cozinhado, acrescentar o fiambre o e queijo partidos em cubinhos e deixar gratinar.
Servi com salada de alfcae com cenoura e couve roxa e maçaroca de milho cozida e temperada com sal fino e azeite.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

birthday cake 2


este foi o bolo da celebração, quer dizer mini, mini celebração porque o B. estava doente e foi só um bolo de sobremesa. Mas, este foi o J. que fez, seguindo a receita que foi escolhida por mim, enviada e ele reproduziu. Retirei a receita daqui que por sua vez, retirou daqui.
Este é sem dúvida o meu bolo favorito. Irá com certeza ser reproduzido sem qualquer alteração com a simplicidade da sua receita, e com a riqueza de um bolo escuro, pouco doce mas inesquecível. Thanx my love!

Ingredientes:
6 ovos grandes
380 g de açúcar
margarina e farinha para a forma
100 g de miolo de amêndoa sem casca ralada
200 g de chocolate para culinária
100g de cacau em pó
250 g de margarina ou manteiga
açúcar em pó para polvilhar


1. Ligar o forno a 200º C.

2. Separar as gemas das claras.

3. Colocar as gemas na taça da batedeira, juntar-lhes o açúcar e deixar a batedeira a funcionar enquanto está a preparar os outros ingredientes (aprox. 15 minutos).

4. Partir o chocolate em pedaços, adicionar-lhe o cacau e a manteiga e levar ao microondas 1 minuto na potência máxima ou derreter em banho-maria. Mexer com uma vara de arames até o chocolate ficar homogéneo.

5. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal.

6. Misturar o chocolate com a mistura de gemas, usando a batedeira eléctrica. De seguida, juntar a amêndoa ralada e mexer com uma colher de pau. Envolver suavemente as claras batidas em castelo.

7. Untar uma forma com margarina, forrar o fundo com papel vegetal, untá-lo com margarina e polvilhá-lo com farinha.

8. Verter o preparado na forma e levar ao forno durante aproximadamente 50 minutos.

9. Depois de cozido, deixar arrefecer um pouco. Desenformar e polvilhar com açúcar em pó.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

birthday cake 1


2ª feira passada foi o meu aniversário. No meu caso, não é de todo, o melhor dia para se fazer anos:)
É o dia mais ocupado da semana mas, ao invés de pensar em celebrar o meu aniversário, resolvi levar um bolo para o sitio onde trabalho para agradecer aos meus colegas o sorriso que têm sempre para mim, aos funcionários que são do mais querido que há e aos amigos, pois onde trabalho também tenho amigos!
O bolo foi um mix de receitas que fui vendo na net. É verdade que fiz uma reza para sair bem, eu não provei mas, quem comeu disse que era delicioso e pediram a receita, aqui fica para quem pediu!
A massa do bolo é bem simples: farinha ovo, manteiga e açúcar a única novidade foi o leite de coco (minha ultima obsessão) para dar uma certa humidade e mistério ao bolo:)

Preparação:
3 ovos
1 gema
230g de açúcar
gotas de essência de baunilha
4 colheres de sopa de leite de coco
200g farinha
1+1/2 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal
120g de manteiga derretida (utilizei manteiga magra)
60ml de leite de coco (á temperatura ambiente)

Preparação:
Pre-aquecer o forno 180º. 
Untar uma forma redonda  com manteiga. Forrar o fundo da forma com papel vegetal untado com manteiga e polvilhar com farinha.

 Bata os ovos, com a gema, o açúcar e a essência de baunilha. Juntar o leite de coco, misturar bem. Acrescentar a farinha aos poucos (previamente peneirada com o fermento e o sal). Bater bem até ficar tudo misturado. Envolver suavemente a manteiga derretida .

Colocar a massa na forma previamente preparada. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se for necessário durante a cozedura, tapar com uma folha de papel de alumínio.

Desenformar o bolo para o prato de servir e com cuidado retirar o papel vegetal. Com o bolo ainda quente, pincelar com 60ml de leite de coco. 
Deixar arrefecer completamente.

Cobertura e recheio:
150ml de leite
30g de açúcar
1 colher de sopa de maisena
1 gema
1 colher de chá de essência de baunilha
100ml de natas*
1 colher de sumo de limão
3 colheres de sopa de nozes trituradas grosseiramente
2 colheres de sopa de açúcar amarelo 

Levar ao lume apenas 100ml de leite e metade do açúcar até ficar quente.
Numa tacinha juntar o resto do açúcar, a gema, a maisena e a essência de baunilha. Juntar os 50ml de leite aos poucos e mexer bem.
Junte a mistura da gema de ovo com o leite que havia aquecido, mexa muito bem e leve de novo ao lume até engrossar.
Retirar, colocar numa taça deixar arrefecer por 5mn. Colocar película aderente mesmo por cima do doce e levar um pouco ao frigorífico.
Entretanto bater as natas com o sumo de limão e reservar.
Retirar a pelicula do creme amarelo e bater bem com a vara de arames, até ficar um creme menos "pesado". Envolver as natas batidas muito bem mas não batendo, envolvendo apenas.

Cortar o bolo  a meio, rechear com 1/2 deste creme. Cobrir com a outra metade do bolo.
Misturar numa taças as nozes partidas em pedaços com o açúcar amarelo e polvilhar por cima do bolo.



sábado, 11 de dezembro de 2010

projecto reciclar: migas de pão e brócolos

Havia descongelado um pedaço de pão demasiado grande que com certeza não iria usar. E eu detesto deitar comida fora. Cá em casa o lema é tudo aproveitar e reciclar, nada  desperdiçar!:)
Se pensarmos tudo pode ser reciclado, tudo o que é velho vira novo, na cozinha em moldes diferentes mas a verdade é que para reciclar é só preciso ter alguma criatividade...
Também tinha uns brócolos moribundos e meia chouriça corrente. Decidi usar e fazer desta estranha combinação de ingredientes uma versão de migas. Revelou-se um acompanhamento muito bom, para um bife de vitela que havia sobrado do dia anterior mas, se não houvesse carne ou peixe também seria uma excelente refeição principal acompanhada de uma boa salada.
Precisamos de:
- pão de véspera
- brócolos
- 2 dentes de alho 
- 1/2 cebola
- meia chouriça
- 1 fio de azeite
- leite q.b.
- sal, pimenta e colorau

Pique a cebola, os alhos, os brócolos em raminhos e a chouriça e aloure esta mistura por 5mn em lume médio no fio de azeite (temp100, vel, colher, 5.30mn).
Findo este tempo, acrescente o pão bem partido em pedaços e um pouco de leite para embeber o pão.
(temp 100, vel. colher, 4.30mn), tempere com sal, pimenta e colorau.
Verifique se não está demasiado seco, se estiver regue com um pouco mais de leite.
Notará que começa a formar-se uma pasta, com a ajuda das costas da colher ajude a homogeneizar todos os ingredientes (Este processo confesso que é facilitado pela bimby mas, não é impossível de fazer sem bimby pois já fazia migas antes de a ter).
Regue com um fio de azeite.



As participações deste projecto estão no blog  e são mais uma forma de vos inspirar a reciclar também na cozinha.







sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

mais umas caixas prontas para entrega:)

esta com tudo, ecomenda c. = preparado de chocolate quente, mix panquecas, sal aromatizado, gomásio, trufas de amêndoa e alfarroba, bolachas variadas

domingo, 5 de dezembro de 2010

a 1ª encomenda

duas adoráveis colegas fizeram umas encomendas: umas caixas de natal. São das pessoas mais amorosas que possam imaginar, e eu gosto mesmo muito delas:)
Esta primeira caixa tem o preparado  do chocolate quente e uma caixa de bolachinhas. Aqui ficam as fotos:




sábado, 4 de dezembro de 2010

faltam 20 dias para a véspera de Natal: entramos em contagem decrescente

é o mesmo que mais gosto não só porque faço anos em Dezembro mas, porque apesar do frio, as ruas estão todas enfeitadas, há luzes e anjos por todo lado. E eu vibro com a realização dos presentes, pacientemente vou juntando isto ou aquilo e com carinho decido como forrar as caixas e imagino a cara de quem recebe quando abrir: irá gostar? 
A minha adorada S. veio passar a tarde do feriado comigo a fazer bolachas, ontem passou a tarde comigo a fazer bolachas. Fizemos imensas bolachas de vários sabores: chá verde e baunilha; jasmim e baunilha; amêndoa e limão; laranja e sementes de papoila; alfarroba e côco. Fizemos ainda massa para ela levar e congelar! Foram duas tardes tão bem passadas, gosto muito dela e da companhia dela.
Esta semana também já procedi à entrega de 3 cabazes: à L., à C. e à A. 3 pessoas que trabalham no mesmo sítio que eu e por quem nutro muito carinho e consideração. Hoje não deixo recitas apenas as fotos das caixas prontas para entrega, das bolachas e das trufas de alfarroba. Mais tarde irei tirar dos conteúdo das caixas.
Quanto às bolachas é delicioso ver as massas diferentes, experimentar sabores e ver os formatos que vão adquirindo.