esta com tudo, ecomenda c. = preparado de chocolate quente, mix panquecas, sal aromatizado, gomásio, trufas de amêndoa e alfarroba, bolachas variadas
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
domingo, 5 de dezembro de 2010
a 1ª encomenda
duas adoráveis colegas fizeram umas encomendas: umas caixas de natal. São das pessoas mais amorosas que possam imaginar, e eu gosto mesmo muito delas:)
Esta primeira caixa tem o preparado do chocolate quente e uma caixa de bolachinhas. Aqui ficam as fotos:
Esta primeira caixa tem o preparado do chocolate quente e uma caixa de bolachinhas. Aqui ficam as fotos:
sábado, 4 de dezembro de 2010
faltam 20 dias para a véspera de Natal: entramos em contagem decrescente
é o mesmo que mais gosto não só porque faço anos em Dezembro mas, porque apesar do frio, as ruas estão todas enfeitadas, há luzes e anjos por todo lado. E eu vibro com a realização dos presentes, pacientemente vou juntando isto ou aquilo e com carinho decido como forrar as caixas e imagino a cara de quem recebe quando abrir: irá gostar?
A minha adorada S. veio passar a tarde do feriado comigo a fazer bolachas, ontem passou a tarde comigo a fazer bolachas. Fizemos imensas bolachas de vários sabores: chá verde e baunilha; jasmim e baunilha; amêndoa e limão; laranja e sementes de papoila; alfarroba e côco. Fizemos ainda massa para ela levar e congelar! Foram duas tardes tão bem passadas, gosto muito dela e da companhia dela.
Esta semana também já procedi à entrega de 3 cabazes: à L., à C. e à A. 3 pessoas que trabalham no mesmo sítio que eu e por quem nutro muito carinho e consideração. Hoje não deixo recitas apenas as fotos das caixas prontas para entrega, das bolachas e das trufas de alfarroba. Mais tarde irei tirar dos conteúdo das caixas.
Quanto às bolachas é delicioso ver as massas diferentes, experimentar sabores e ver os formatos que vão adquirindo.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
almôndegas com grão, penne e molho de tomate
Uma receita muito simples mas, deliciosa!
Precisamos de:
- 500g de carne de vaca
- 1 pão seco (de véspera)
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- grão
- molho de tomate (200ml - usei caseiro)
- massa penne cozida em água fervente até ficar quase al dente
- sal e pimenta q.b.
Triturar a carne, o pão, a cebola e os alhos, sal e pimenta muito bem e moldar bolas.
Deitar o molho de tomate num tacho, acrescentar as almôndegas e o grão e deixar cozinhar em lume brando.
Acrescente o grão e deixe cozinhar até a carne estar tenra, se vir que está sem molho acrescente um pouco de água.
Escorrer a massa que entretanto cozeu, acrescentar à carne e ao grão e deixar acabar de cozinhar.
| Reacções: |
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
bacalhau com natas de soja sem báchamel e queijo - versão light e aprovado pelo Bi
Esta receita surgiu da vontade de fazer bacalhau com natas que o Bi pudesse comer! O béchamel é imediatamente posto de parte (leva leite de vaca e manteiga), o queijo com que costumo polvilhar tem de ser eliminado... A receita foi concretizada, alterada, modificada, e saiu magnífica, uma versão bem mais light (para ser totalmente light, poderíamos usar em vez da batata palha, batata cozida aos cubinhos) e do agrado de todos:) A necessidade realmente aguça-nos o instinto e faz de nós melhores, em tudo!
Precisamos de:
- 200g de batata palha
- 500g de bacalhau desfiado
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 fio de azeite
- 1 cenoura
- natas de soja
- 1 colher de sopa de farinha
- sal, pimenta e noz-moscada
- 2 fatias de pão caseiro
- 2 dentes de alho
- salsa picada
Levar a refogar a cebola e os alhos bem picadinhos no azeite, Acrescentar o bacalhau desfiado e a cenoura picada e deixar cozinhar por 15mn em lume médio. Triturar um pouco. Reservar.
Passar as batatas palha por água quente (um truque que aprendi algures na net).
Envolver muito bem as batatas com o bacalhau.
Levar as natas com a farinha ao lume, brando, e deixar cozinhar até engrossar, temperar com sal, pimenta e noz-moscada.
Envolver muito bem o molho nas batatas e no bacalhau.
Colocar num pirex untado com azeite,
Triturar o pão com o alho e a salsa, de forma a ficar granulado e não em pó.
Cobrir o bacalhau com esta mistura, regar com azeite a 200ºC até o pão ficar estaladiço.
Etiquetas:
bacalhau
| Reacções: |
terça-feira, 23 de novembro de 2010
bolachinhas de laranja e sementes de papoila
Retirado do fórum da bimby, são deliciosas, perfumadas e estaladiças...
Espero que a S. e a C. tenham gostado da surpresa:)
Ingredientes:
280g de Farinha
1/2 colher de chã de Sal
1/2 colher chá de Fermento em Pó
140g de Manteiga sem Sal em temperatura ambiente
200g de Açúcar
1 ovo
1 colher chá de Essência de Baunilha (usei esta)
1 colheres sopa de Sementes de Papoila
casca de 1 Laranja grande
Preparação:
Coloque no copo da bimby a casca da laranja e pulverize na velocidade 9 durante alguns segundos. Acrescente o açúcar e repita a operação até ficar tudo bem pulverizado. Faça descer os resíduos da lateral do copo e deite o ovo, a manteiga, a essência de baunilha, o sal e envolva tudo na velocidade 2 durante 1 minutos. Acrescente farinha, o fermento em pó e as sementes de papoila e programe 2 minutos velocidade espiga. Caso tenha dispara biscoitos, transfira alguma da massa para um recipiente do mesmo e leve ao frigorífico no mínimo 2 horas, juntamente com a restante massa envolvida em papel de manteiga formando um rolo.
Pré-aqueça o forno a 180º. Num tabuleiro forrado de papel de manteiga forme os biscoitos com o dispara biscoitos ou caso não utilize corte o rolo em fatias de 5 mm e coloque no tabuleiro com um espaçamento de 3 cm. Leve ao forno durante 10 minutos. Repita este processo até terminar com a massa.
280g de Farinha
1/2 colher de chã de Sal
1/2 colher chá de Fermento em Pó
140g de Manteiga sem Sal em temperatura ambiente
200g de Açúcar
1 ovo
1 colher chá de Essência de Baunilha (usei esta)
1 colheres sopa de Sementes de Papoila
casca de 1 Laranja grande
Preparação:
Coloque no copo da bimby a casca da laranja e pulverize na velocidade 9 durante alguns segundos. Acrescente o açúcar e repita a operação até ficar tudo bem pulverizado. Faça descer os resíduos da lateral do copo e deite o ovo, a manteiga, a essência de baunilha, o sal e envolva tudo na velocidade 2 durante 1 minutos. Acrescente farinha, o fermento em pó e as sementes de papoila e programe 2 minutos velocidade espiga. Caso tenha dispara biscoitos, transfira alguma da massa para um recipiente do mesmo e leve ao frigorífico no mínimo 2 horas, juntamente com a restante massa envolvida em papel de manteiga formando um rolo.
Pré-aqueça o forno a 180º. Num tabuleiro forrado de papel de manteiga forme os biscoitos com o dispara biscoitos ou caso não utilize corte o rolo em fatias de 5 mm e coloque no tabuleiro com um espaçamento de 3 cm. Leve ao forno durante 10 minutos. Repita este processo até terminar com a massa.
A minha amiga S. ofereceu-me o dispara biscoitos, surpreendeu-me com uma prenda de Natal adiantada e mais do que isso, surpreendeu-me com o carinho e ternura com que decidiu o que me ia dar: algo que eu muito queria. Já usei e confesso que achei dificil, vi o vídeo da Luísa Alexandra e ela faz parecer tão fácil...Eu achei muito difícil e ficou a doer-me a mão. Alguém me ensina o truque para funcionar com esta maquineta? Será que se torna bem mais fácil de as bolachas estiverem no tapete de silicone (usei papel vegetal)? Será que para usar o dispara biscoitos devemos usar uma massa específica?
Etiquetas:
bolachas
| Reacções: |
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
tarte de requeijão, queijo flamengo, fiambre e cogumelos
não pensem que, por ter um blog de culinária me apetece todos os dias cozinhar, faço muitas vezes o básico, só que de cara lavada:)
Esta refeição surgiu num dia em que tinha o pequenote doente, estava cansada depois de um dia inteiro a trabalhar. Adaptei a receita que aqui mora no blog há muito tempo, retirada da criativa belinhagulosa e adpatada à circunstância também conhecida como: pressa.
Precisamos de:
- 4 ovos
- 4 colheres de farinha sem fermento
- 4 colheres de água
- 1 colher de café de fermento em pó
- 1/3 de um requeijão
- 4 fatias de queijo flamengo de barra raladas
- 2 fatias de fiambre
- 4 cogumelos frescos laminados
- 1 fio de azeite
- sal, pimenta e noz-moscada
- salsa picada
Bati os ovos, juntei a farinha e a água e envolvi muito bem. Temperei com um pouco de sal, pimenta, noz-moscada e salsa.
Deitei um fio de azeite numa frigideira, deixei cozinhar um pouco e coloquei metade da massa, cogumelos, fiambre, requeijão aos pedaços e queijo ralado.
Coloquei a restante massa.
Com a ajuda de um prato virei a tarte e deixei cozinhar mais um pouco.
Servi com arroz de açafrão.
Etiquetas:
ovos
| Reacções: |
domingo, 21 de novembro de 2010
courgete recheada com legumes e fiambre
uma forma de usar uma courgete esquecida no frigorífico, um resto de fiambre e uns legumes.
Tinha visto umas courgetes recheadas de legumes na casa da amexinha e fique logo inspirada, pois tinham um aspecto divinal.
Precisamos de:
- 1 courgete
- 4 cogumelos frescos
- 3 colheres de molho de tomate (usei caseiro)
- repolho em juliana
- 1/2 cebola em meias luas finas
- 2 dentes de alho picadinhos
- sal, pimenta e oregãos q.b.
- 1 fio de azeite
- 1/2 cenoura ralada
- queijo ralado
- sementes de girassol
Cortei a courgete a meio, polvilhei a courgete com um pouco de sal, esfreguei com um pouco de azeite e levei ao lume por 10mn a 180ºC.
Levei a cebola e o alho a refogar no azeite, em lume brando, acrescentei os cogumelos laminados, o repolho e a cenoura ralada.
Deixei cozinhar um pouco.
Acrescentei o molho de tomate, envolvi e deixar cozinhar mais um pouco.
Verifiquei os temperos e retirei do fogão.
Recheei as metades da courgete com os legumes em molho de tomate, coloquei lascas de fiambre e polvilhei com queijo ralado, espetei umas sementes de girassol e levei ao forno a gratinar.
Coloquei as courgetes sobre uma cama de legumes salteadas.
Estava delicioso.
sábado, 20 de novembro de 2010
prenda de natal IV - mix de panquecas da nigella
já os fiz o ano passado, voltei a repetir, o uso da colher de pau fui buscá-lo à colher-de-pau. LOL
Que tal?
Aqui fica o link para a receita:
Que tal?
Aqui fica o link para a receita:
Hoje a Moira vem jantar - arroz de pescada e camarão
Hoje a Moira vem jantar, prepara-se a mesa com carinho, a toalha às bolinha vermelhas, pequenas jarras com margaridas.
Acendem-se velas com cheiro a maçã...
Ligamos a lareira que já apetece, e vamos para a cozinha tratar do jantar: arroz de pescada e camarão.
O jantar é de gala, a refeição é simples como se quer, não se vestiu de gala, não leva enfeites ou ingredientes exóticos. É uma refeição simples para não superar a beleza das mesas e da convidada. Um arroz malandro, polvilhado com salsa picadinha trazida dos lados da Régua, o camarão espreita por entre os bagos de arroz e os pedaços de pescada aparecem aqui e ali.
Esperemos que ela aprove e se delicies tanto quanto eu com as suas receitas!
Precisamos de (receita para 2)
- arroz carolino
- miolo de camarão
- 2 lombos de pescada
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- meia cebola
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta q.b.
- salsa picada
Cozi os lombos de pescada em água a ferver por 4mn, e retirei-lhes a pele. Desfiz em lascas.
Levei a cebola a refogar no azeite e quando estava cozida, acrescentei o arroz e o molho de tomate dissolvido em 500ml de água, verti no arroz.
Temperei com sal e pimenta e deixei o lume brando para cozinhar lentamente e apurar todos os sabores.
Deixei cozer por 6mn e acrescentei o camarão e a pescada e rectifiquei os temperos, deixei cozer o arroz...
| Reacções: |
Subscrever:
Mensagens (Atom)
