terça-feira, 31 de agosto de 2010

esparguete integral com queijo feta, salmão fumado e espinafres = miscelânea saudável:)

Hoje fui ao IKEA e reparei que havia francesinha no restaurante. Será que somos nós que a temos de montar? ROFL
Enfim, piadinhas à parte, aqui fica mais uma receita saudável que integra a nossa actual dieta!
Usei pela primeira vez esparguete integral e fiquei francamente surpreendida. O esparguete foi apenas cozido em água e sal, refoguei uns espinafres frescos, adicionei salmão fumado e acrescentei um terço de um queijo feta. Estava muito bom, simples e delicioso!

Precisamos de:
- 100g de salmão fumado
- esparguete integral (cozi pouca massa porque estamos de dieta!)
- 2 alhos picadinhos
- um fio de azeite
- 1/3 de queijo feta cortado em cubinhos
- sementes de sésamo
- sal e pimenta
- 200g de espinafres frescos

Cozi o esparguete em água e sal e escorri.
Levei a refogar o alho no azeite e acrescentei os espinafres frescos.
Temperei com sal e pimento e não deixei cozinhar muito.
Cortei o salmão em pedaços toscos e irregulares, usando as mãos.
Passei os cubinhos de queijo feta pelas sementes de sésamo.
No prato coloquei a massa, os espinafres salteados, o salmão e os cubinhos de feta.
Acompanhei com espargos cozidos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

C & C com cominhos e vinagre balsâmico

É um acompanhamento muito bom, muito simples e rápido.
É uma versão das cebolas com cominhos que já havia sido aqui postada.

Precisamos de:
- cenouras às rodelas
- cebolas às rodelas
- azeite
- cominhos
- 2 dentes de alho
- vinagre balsâmico
- sal


Cozer as cenouras e a cebola em água temperada com sal e cominhos.
Escorrer, levar o azeite ao lume com os alhos bem picadinhos e deixar cozinhar o alho sem queimar.
Acrescentar a cenoura e a cebola e umas gotas de vinagre balsâmico.

domingo, 29 de agosto de 2010

salada de grão com (uma espécie de) migas de bacalhau

Continuando na onda das receitas menos calóricas, umas vezes mais e outras menos, desta vez fiz uma salada de grão com migas de bacalhau, ou melhor, uma espécie de migas de bacalhau pois, não faço a mínima ideia de como se fazem. ROFL!
Até os "pequinis" gostaram e acreditem que eles são um público difícil: tudo o que tenha o aspecto esmigalhado, demasiado verde, confuso, eles simplesmente rejeitam sem sequer provarem.
Precisamos de:
Salada:
-espinafres
- alface
- pepino aos cubos
- azeitonas
- repolho em juliana
- cebola em meias luas
- molho vinagrete
- grão de bico

Usei grão de bico de lata e portanto passei muito bem por água, escorri muito bem e coloquei na saladeira.
Coloquei também alface aos pedacinhos, folhas frescas de espinafres, repolho em juliana muito fina e as cebolas em meias luas.
 Acrescentei também as azeitonas, verti o molho vinagrete e envolvi muito bem.

Migas de bacalhau:
- 1 cebola
- 1 pimento verde
- 500g de bacalhau desfiado
- azeite
- broa picada (usei broa picada com alho, salsa, oregãos e um pouco de chouriça, piquei em doses XL e congelei)

Refogar a cebola com o alho e o pimento no azeite.
Acrescentar o bacalhau e deixar cozinhar por 10mn.
Deitar fora metade do líquido libertado pelo bacalhau,
Acrescentar o miolo de pão e deixar cozinhar 6mn.
Colocar as migas de bacalhau no centro da salada.

OBS: Como fiz as migas na Bimby ficou tudo muito bem ligado. Realmente depois de a ter é dificil conceber o dia-a-dia sem a ajuda deste utensílio:)

sábado, 28 de agosto de 2010

salada de legumes e arroz com nuggets de frango estaladiços

Desta vez fiz uma salada em que inclui uma série de vegetais, aproveitei o arroz que havia sobrado da véspera e acrescentei uns nuggets deliciosos. 
Precisamos de:
- bifes de frango
- 1 pão
- 3 colheres de sopa de corn flakes
- sal
- oregãos
- azeite
- ovo
- 2 colheres de sopa de leite
- noz- moscada
- espinafres
- alface
- tomate
- cebola
- cenoura raspada
- pepino
- molho vinagrete

Cortei uns bifes de frangos em bifes finos. 
Ralei 1 pão e 3 colheres de sopa de corn flakes. Adicionei sal, sementes de sésamo e um pouco de oregãos e triturei mais um pouco, não em demasia, de forma a ficar granulado grosso.
Bati 1 ovo com duas colheres de leite e temperei com um pouco de sal fino e noz-moscada. Passei os bifes pelo ovo (com leite) e pela mistura do "pão ralado".
Coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal e coloquei os bifes de frango. Reguei com um fio de azeite e levei ao forno. A meio virei os bifes.
Deixei arrefecer e cortei em tiras.
A salada tinha: cebola em meias luas, espinafres frescos, cenoura raspada, alface, tomate em cubos, pepino em cubos.
Numa saladeira coloquei os legumes,coloquei molho vinagrete e adicionei arroz basmati que havia sobrado da refeição do dia anterior.
Coloquei por cima o frango.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

hamburgers mistos à la oriente

Uns hamburgers que serviram para aproveitar 2 bifes de frango e um mísero e minúsculo bife de perú. Aromatizei-os com cominhos, açafrão e colorau e ficaram muito bons. De uma refeição feita à pressa resultou uma receita para voltar a fazer e degustar lentamente. Fez as delícias de pequenos e graúdos.

Precisamos de (rende 4 hamburgers):
- 1 bife de perú
- 2 bifes de frango
- cominhos, açafrão, colorau, salsa picada, sal, pimenta
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1 pão

Picar a carne com o pão, os temperos, a cebola, o alho. Moldar os hamburgers (eu uso um utensílio excelente de Tupperware). Pincelar com azeite e grelhar.
Ficam super saborosos e nada secos. Experimentem!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

tarte de atum light



Vi esta receita na Saberes & Sabores (pág. 33 do nº 180) e adaptei-a um pouco à nossa dieta (LOL), sim que cá em casa acabaram-se os bolinhos e os docinhos, cortamos substancialmente na quantidade de farináceos e estamos assim... um pouco desconsolados:)
Brincadeirinha! Esta receita ficou deliciosa e com ou sem dieta aconselho a toda a gente. Servimos com a salada de melancia.

Precisamos de:
- 75g de farinha integral
- 100g farinha normal sem fermento
- 2 colheres de leite
- sal
- oregãos
- 50g de margarina
- 3 latas de atum
- 1/2 cebola
- molho de tomate
- um fio de azeite
- azeitonas descaroçadas

Fazer a massa juntando as farinhas, a margarina, o sal e os oregãos. Primeiro até ficar uma massa que se assemelhe a areia. Junte o leite, bata mais um pouco até ficar maleável.
Estenda a massa e use 1/3. Unte e polvilhe uma forma e use essa parte da massa para forrar a forma.
Entretanto leve o atum desfeito com um garfo a ferver durante 5mn no molho do tomate.
Deixe arrefecer.
Coloque o atum e as azeitonas por cima da massa.
Cubra com a massa e feche bem os rebordos.
Leve ao forno por 40mn a 180ºC.

P.S. Claro que quem não está a fazer dieta pode incluir queijinho ralado:(

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

salada de melancia, feta e cebola (nigella recipe)

Vi esta receita no Nigella Bites e claro que não descansei enquanto não obriguei o meu marido a experimentar. É leve, deliciosa e é uma forma de ingerimos fruta de época, neste caso a melancia.
Não segui bem a receita da Nigella pois, não anotei e não sei qual foi o tempero que ela usou sei que usou salsa e isso eu não tinha. LOL

Precisamos de:
- melancia
- feta
- cebola
- croutouns
- azeite e vinagre de cidra

Cortar a melancia aos cubinhos.
A cebola, corte-a em meias luas finas.
O queijo feta em cubos.
Coloque na saladeira a melancia, o queijo a cebola e os croutouns,
Deite um pouco de azeite e vinagre (pouco) e envolva bem com as mãos.

sábado, 21 de agosto de 2010

penne com atum, ovo, legumes e feta

massas são sempre uma boa opção, versáteis, saborosas, nutritivas e são boas quentes ou frias. Quanto a mim, devo dizer que nem preciso de acompanhar com carne ou peixe pois, adoro massa só com queijo e vegetais. Desta vez fiz uma salada leve de massa com legumes, ovo cozido, atum e queijo feta. Adicionei um simples molho vinagrete com alho e ficou deliciosa.

Precisamos de:
- massa (usei penne)
- legumes: feijão verde, ervilhas
- tomate
- ovo cozido
- 1 lata de atum
- meia embalagem de queijo feta
-molho: alho, vinagre cidra, azeite, sal fino e raspa e sumo de limão

Cozi a massa e os legumes e escorri bem.
Coloquei a massa, os legumes, o tomate cortado aos cubinhos, o ovo aos cubinhos numa saladeira.
Num frasquinho coloquei o alho ralado, uma parte de vinagre de cidra para 3 de azeite, sal, fino, raspa e sumo de limão. Abanei muito bem até ficar bem emulsionado e verti por cima da salada de massa, envolvi muito bem e servi.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ovos mexidos com alheira

um petisco super delicioso que muitas vezes é feito cá em casa quando não há muito tempo ou pouca vontade. Acompanho com uma salada bem apetitosa e umas fatias de pão.


Precisamos de:
- ovos
- salsa picada
- 1 alheira
- meia cebola
- pimento verde
- 1 dente de alho
- noz moscada, sal e pimenta
- queijo ralado
- 1 fio de azeite

Levo a cebola, o pimento e o alho bem picadinhos a refogar em lume brando no azeite até estarem cozinhados sem queimarem.
Retire a pele à alheira e leve a alheira a cozinhar até estar douradinha.
Bata os ovos com a salsa, a noz-moscada, o sal e a pimenta e acrescente aos restantes ingredientes e vá mexendo com a colher de pau.
Polvilhe com queijo ralado e acompanhe com uma bela salada.